Picape brasileira da Peugeot vira xodó de inglês: “Única na Europa”

Peugeot Hoggar chega ao Reino Unido para coleção de carros franceses de entusiasta Você já leu na Autoesporte sobre um holandês que levou uma Volkswagen Saveiro brasileira para a Europa. Bem, ele se arrependeu e colocou a picape à venda pelo equivalente a R$ 170 mil. Fato curioso é que outra caminhonete nacional acaba de desembarcar no velho continente. Desta vez, é uma Peugeot Hoggar com placas de São Paulo.
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A picape compacta produzida em Porto Real (RJ), entre 2010 e 2014, chegou na última semana ao Reino Unido. Seu novo dono, o britânico Mat Tuck, é entusiasta de carros franceses e dono de uma coleção de dar inveja. Em seu canal no YouTube, posta atualizações sobre alguns deles.
Até ser regularizada, Peugeot Hoggar Escapade só pode andar de guincho
Acervo pessoal/Mat Tuck
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No X, antigo Twitter, Tuck contou que se apaixonou pela Peugeot Hoggar desde que viu as primeiras imagens de lançamento, em 2010. Passados dez anos desde que a picape deixou de ser produzida no Brasil, o entusiasta decidiu que era a hora de realizar seu sonho.
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Peugeot Hoggar em sua nova casa, em Wiltshire, a 130 km da capital Londres
Acervo pessoal/Mat Tuck
Os trâmites começaram em setembro do ano passado, quando Tuck contratou uma empresa brasileira para cuidar da importação. Sete meses depois, a picape enfim desembarcou na Inglaterra, mas ainda não pode circular por lá por não ter sido licenciada.
Mat Tuck não divulgou maiores detalhes sobre a compra, como o preço e as taxas. A picape agora está em Wiltshire, a 130 km de Londres, enquanto aguarda a documentação para rodar livremente (mesmo com o volante do lado esquerdo). Um dos planos de seu novo dono é levá-la para encontros de fãs de carros franceses.
A polêmica Peugeot Hoggar
Peugeot Hoggar foi um fiasco de vendas no Brasil
Divulgação
De olho no mercado dominado por Volkswagen Saveiro, Fiat Strada, Chevrolet Montana e Ford Courier, a Peugeot decidiu produzir uma picape baseada no hatch 207. Em 2010, surgiu a Hoggar, mantendo a receita consagrada nas caminhonetes rivais.
A Hoggar foi vendida com motor 1.4 de 82 cv e 12 kgfm nas versões mais em conta e 1.6 de 113 cv e 15,5 kgfm nas mais equipadas. O câmbio era sempre manual de cinco marchas.
Painel da Hoggar era o mesmo da linha 207
Divulgação
Ainda que tenha conquistado o coração de um britânico, a Hoggar foi um fiasco de vendas no Brasil. A picape chegou a vender menos que a própria Ford Courier, um projeto ultrapassado dos anos 1990, baseado na primeira geração do Fiesta. Em 2014, a Peugeot optou por tirá-la de linha.
O fato da picape nunca ter sido vendida na Europa causou revolta em Tuck. “Fico feliz quando concordam que a Hoggar é um carro bacana. Me espanta que a Peugeot nunca tenha pensado em produzi-la em Sochaux, na França”, lamentou. “Sei que chegaram a testar uma mula, mas a picape foi desmontada e não existe mais”.
E quando perguntado por um seguidor sobre a possibilidade de inverter o lado do volante, Tuck foi categórico. “Originalidade é tudo para mim. Já estou acostumado a dirigir com o volante do lado esquerdo. Tenho outros carros assim”, finaliza.
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