Peugeot e-208 GTi: elétrico de 280 cv faz inveja a Nivus GTS e Pulse Abarth

Compacto esportivo estreia nova geração com design cheio de referências ao passado; 0 a 100 km/h é feito em apenas 5,7 segundos A Peugeot apresentou oficialmente nesta sexta-feira (13), durante a abertura das 24 Horas de Le Mans, na França, o aguardado e-208 GTi. O hatchback esportivo volta ao mercado totalmente reformulado, com design cheio de referências ao passado e, pela primeira, equipado com conjunto mecânico elétrico. Ao todo, são 280 cv de potência, mais de 35 kgfm de torque e desempenho de fazer inveja a Nivus GTS e Pulse Abarth.
A sigla GTi é quase tão tradicional para a Peugeot quanto é para a Volkswagen e, pela primeira vez, passa a ser usada em um veículo elétrico . No caso do e-208 GTi, a marca explica que implementou modificações dignas de carro de pista e fez do modelo seu GTi mais rápido produzido até hoje. Os números indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e velocidade máxima de 180 km/h com limitação eletrônica.
Na prática, o e-208 GTi acelera mais rápido que todos os Mini Cooper elétricos disponíveis atualmente e, puxando a comparação para o Brasil, supera facilmente o Nivus GTS (0 a 100 km/h em 8,4 segundos) e o Pulse Abarth (7,6 segundos). Dentro da Stellantis, o modelo anda mais que modelos equipados com o mesmo conjunto mecânico, como o Abarth 600e Scorpionissima e o Alfa Romeo Junior Veloce (ambos com 5,9 segundos).
Fiat Pulse Abarth 2026 muda visual e tem teto solar contra Nivus GTS
Volkswagen Nivus GTS: valeu esperar pelo esportivo de R$ 175 mil?
Detalhes do design, como as rodas, foram inspirados no clássico 205 GTi 1.9
Peugeot/Divulgação
208 GTi elétrico tem preparação especial
Falando em conjunto mecânico, o motor elétrico rende 280 cv de potência, 35,1 kgfm de torque e envia todo o rendimento para as rodas dianteiras. A bateria tem 54 kWh de capacidade e garante autonomia de 350 km. A recarga de 20 a 80% leva “menos de 30 minutos”, segundo a Peugeot. A marca diz ainda que as células contam com gestão de energia otimizada para acompanhar a proposta do carro e sistema de refrigeração específico adaptado para uso de alto desempenho.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Interior conta com diversos elementos em vermelho
Peugeot/Divulgação
Outras modificações incluem suspensão rebaixada em 30 mm, bitolas alargadas (56 mm na dianteira e 27 mm na traseira), molas e amortecedores com batentes hidráulicos específicos, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e ESP com modo Sport exclusivo (suspende os sistemas de assistência ao condutor para maximizar a performance em determinadas situações, como em pistas).
Initial plugin text
Design inspirado no icônico 205 GTi
O visual acompanha a preparação mecânica e, segundo a Peugeot, foi inspirado no icônico 205 GTI 1.9. Nessa pegada, destaque para as rodas de 18 polegadas com design e logotipo central que lembram o emblema instalado na coluna C do modelo clássico. Completam o pacote detalhes em vermelho nos arcos de roda, detalhes externos da grade, parte interna faróis e nas pinças de freio.
Bancos são exclusivos e têmfaixa vermelha central
Peugeot/Divulgação
Por dentro, o tom vermelho continua na iluminação ambiente, mostradores digitais do quadro de instrumentos, tapetes e cintos de segurança. Os bancos contam com faixa vermelha central que, novamente, lembra o design dos bancos de couro do 205 1.9.
O e-208 GTi, por enquanto, é exclusivo de mercados da Europa e começará a ser vendido por lá em breve a partir de 42 mil euros (algo como R$ 270 mil em conversão direta). No Brasil, a Peugeot oferece o 208 apenas em versões tradicionais a combustão, com motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo. A variante elétrica foi oferecida até 2024 e tinha 136 cv.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



