Peugeot 208: preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 1ª geração do hatch

Com inúmeras versões, modelo chegou a ser o carro mais econômico do Brasil e tinha opções de quase 180 cv O lançamento do Peugeot 208 representou uma evolução significativa na linha de hatches compactos da marca francesa. Substituindo o 207, o 208 trouxe um design moderno, tecnologias avançadas e uma proposta “premium” para o segmento que sempre ofereceu modelos mais básicos e econômicos. E Autoesporte traz os preços da Tabela Fipe e pontos fortes da primeira geração do modelo, que durou de 2013 até 2020 no Brasil.
Lançado na Europa em 2012, chegou ao Brasil em 2013 com produção na fábrica de Porto Real (Rio de Janeiro). Em 2016, o modelo passou por uma reestilização que trouxe novidades estéticas e mecânicas, levadas até 2019, preparando o terreno para a chegada da nova geração em 2020.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
O design foi bem recebido de primeira, com linhas fluídas e ousadas, marcado principalmente pela grade dianteira e as lanternas que buscam simular a forma de uma garra de leão, segundo a montadora. As dimensões compactas facilitavam a condução urbana, enquanto o interior oferecia um ambiente moderno e confortável.
Dimensões do Peugeot 208
Como dissemos, o Peugeot 208 trouxe uma evolução significativa em relação ao seu antecessor, o 207, tanto em dimensões quanto em arquitetura. Medindo 3,96 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e com um entre-eixos de 2,54 m, o hatch adotou proporções mais equilibradas, resultando em um espaço interno mais bem aproveitado. O porta-malas com capacidade de 285 litros era razoável para a categoria.
Peugeot 208 tinha 2,54 m de entre-eixos
Auto Esporte
Já na comparação com o Ford New Fiesta, que era um rival direto na época, o comprimento era praticamente o mesmo, com 3,97 m. O entre-eixos de 2,49 m, porém, é bem menor que o do rival. Por outro lado, o Chevrolet Sonic, importado da Coreia do Sul, tinha medidas bem próximas, com 4, 36 m de comprimento e entre-eixos de 2,52 m.
Ainda assim, o 208 compensava graças ao interior bem projetado e ao acabamento acima da média para os compactos, trazendo materiais de boa qualidade e uma ergonomia diferenciada com o conceito i-Cockpit, que posicionava o quadro de instrumentos acima do pequeno volante multifuncional.
Além das dimensões, a estrutura do Peugeot 208 também marcou um avanço técnico em relação ao 207. O modelo utilizava a plataforma PF1 da PSA, que apesar de derivada da mesma base do antecessor, recebeu reforços estruturais e melhorias no isolamento acústico e na rigidez torcional. Isso se traduziu em uma dinâmica ainda melhor para os já ótimos padrões da Peugeot.
Motor
A evolução seguiu debaixo do capô, com novas opções de motor e câmbio, passando por importantes atualizações mecânicas no seu facelift de meia-vida, incorporando novos propulsores e transmissões para melhorar o desempenho e a eficiência.
No lançamento, em 2013, as versões de entrada como Active e Active Pack vinham equipadas com o motor 1.5 flex de até 95 cv e 13 kgfm, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. Esse conjunto mecânico oferecia um bom equilíbrio entre desempenho e consumo, mas foi descontinuado em 2016 para dar lugar a uma motorização mais moderna e eficiente: a 1.2 de três cilindros que falaremos mais adiante. As versões intermediárias e topo de linha, como Allure e Griffe, eram equipadas com o motor 1.6 flex, que inicialmente gerava até 122 cv e 15,4 kgfm.
Peugeot 208 se destacava pelo espaço interno, que era bom para um hatch
Fabio Aro
Até 2017, essas configurações podiam ser combinadas tanto ao câmbio manual de cinco marchas quanto à transmissão automática de quatro marchas. No entanto, esse câmbio automático já estava antigo em relação aos concorrentes, o que levou a Peugeot a substituí-lo em 2017 por uma transmissão automática de seis marchas, mais moderna e eficiente, trazendo trocas mais suaves e melhorando o consumo de combustível.
Uma das mudanças mais significativas ocorreu em 2016, quando a Peugeot introduziu o motor 1.2 PureTech de três cilindros para as versões de entrada, substituindo o antigo 1.5. Com foco na economia de combustível, essa motorização passou a equipar as configurações mais acessíveis do hatch, como Active e Active Pack, tornando o modelo mais competitivo entre os compactos.
Chevrolet Corsa: preços na Tabela Fipe e pontos fortes do hatch
Hyundai HB20: preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 1ª geração do hatch
Ford Fiesta: preços na Tabela Fipe e pontos fortes da 6ª geração do hatch
Segundo a Peugeot, este motor tinha médias de consumo de 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Com nota A no programa de etiquetagem do Inmetro, foi o carro mais econômico do Brasil até 2018, quando foi destronado pelo Renault Kwid.
No topo da gama esportiva, o 208 GT foi a opção mais voltada à performance. Lançado em 2016, trazia o motor 1.6 THP turboflex, capaz de gerar até 173 cv e 24,5 kgfm. Diferente das demais versões automáticas, o GT era oferecido exclusivamente com transmissão manual de seis marchas, garantindo uma condução mais esportiva e dinâmica, aliada a um acerto de suspensão mais firme.
Equipamentos e versões do Peugeot 208
Com um projeto mais bem resolvido e equilibrado, o 208 conseguiu se posicionar como uma opção atraente entre os hatches compactos premium, superando seu antecessor em praticamente todos os aspectos e enfrentando de igual para igual modelos mais modernos e estabelecidos no segmento.
Durante sua primeira geração no Brasil, o Peugeot 208 foi comercializado em diversas versões que atendiam a diferentes perfis de consumidores, desde opções de entrada até modelos mais equipados e edições especiais.
A versão Active era a configuração básica do hatch, oferecendo um conjunto simples, porém funcional. Com motor 1.5 flex até 2016 e posteriormente substituído pelo 1.2 PureTech, essa versão trazia itens como direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros, além de sistema de som básico com rádio e entrada USB.
Para quem buscava um pouco mais de conforto sem sair da base da linha, surgiu a variante Active Pack, que adicionava itens como ar-condicionado digital, volante multifuncional revestido em couro, sensores de estacionamento traseiros e uma central multimídia com tela de 7 polegadas compatível com Bluetooth e USB.
Peugeot 208 GT era a versão mais potente com motor 1.6 THP de 173 cv
Marcos Camargo/Autoesporte
Acima dela estava a Allure, que trazia um acabamento mais refinado e equipamentos adicionais, incluindo faróis de neblina e bancos com melhor revestimento. A versão Griffe representava o topo de linha da gama convencional, com motor 1.6 flex, câmbio automático de quatro marchas até 2016, e de seis marchas posteriormente, além de um pacote mais completo de tecnologia e conforto.
Entre os destaques estavam o teto panorâmico de vidro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, piloto automático com limitador de velocidade, central multimídia com tela sensível ao toque e rodas de liga leve maiores.
No lançamento do Peugeot 208 no Brasil, em 2013, a marca apresentou a edição especial Premier, baseada na versão topo de linha Griffe e limitada a 208 unidades. Exibida no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012, essa série exclusiva trazia motor 1.6 flex, combinado ao câmbio manual de cinco marchas, além de um pacote de equipamentos completo, incluindo teto panorâmico de vidro, central multimídia com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital e acabamento interno diferenciado.
Peugeot 208 GT tinha acabamentos exclusivos
Foto: Marcos Camargo / Autoesporte
Com detalhes exclusivos e emblemas numerados, a versão Premier foi uma estratégia da Peugeot para marcar a chegada do modelo ao país, reforçando seu posicionamento sofisticado e tecnológico no segmento de hatches compactos.
Já a série especial InConcert, lançada em 2018 com apenas 250 unidades, foi pensada para os amantes de música. Baseada na versão Active Pack Auto, essa edição trazia um sistema de som premium desenvolvido com um subwoofer slim de 8 polegadas e 250 Watts RMS de potência, além de quatro alto-falantes e dois tweeters da marca italiana ASK. A central multimídia era a mesma da versão Griffe, de 7 polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Para complementar o conjunto, a versão trazia volante revestido em couro, faróis de neblina, retrovisores na cor preto brilhante, câmera de ré, alarme e fixações Isofix, tudo isso mantendo o motor 1.6 16V FlexStart de 118 cv e o câmbio automático sequencial de seis marchas.
Initial plugin text
Além das versões regulares, a Peugeot lançou algumas edições especiais que valem mencionar. O 208 Sport apostava em um visual mais agressivo, com saias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, rodas de liga leve com design exclusivo e detalhes internos diferenciados, como costuras contrastantes nos bancos e acabamentos vermelhos no painel. Apesar do visual esportivo, não havia mudanças mecânicas em relação às versões convencionais.
A versão esportiva de verdade era a GT, com motor 1.6 THP e câmbio manual de seis marchas. O visual diferenciado incluía para-choques exclusivos, rodas de 17 polegadas e um interior com acabamentos mais refinados e bancos esportivos. Além da performance superior, o GT trazia ajustes específicos na suspensão para um comportamento mais dinâmico. O pacote de equipamentos incluía tudo que estava disponível na Griffe, incluindo central multimídia com espelhamento e teto panorâmico.
Com essa variedade de versões e edições especiais, o Peugeot 208 conseguiu atender a diferentes perfis de consumidores, desde aqueles que buscavam um hatch econômico e funcional até os que queriam um modelo mais equipado ou com um apelo esportivo.
Preços do Peugeot 208 na Tabela Fipe
Linha 2013
Peugeot 208 Active/Active Pack 1.5 Flex 8V 5p: R$ 32.447,00
Peugeot 208 Allure 1.5 Flex 8V 5p: R$ 36.841,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Mecânico: R$ 36.035,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Automático: R$ 40.023,00
Linha 2014:
Peugeot 208 Active/Active Pack 1.5 Flex 8V 5p: R$ 36.213,00
Peugeot 208 Allure 1.5 Flex 8V 5p: R$ 37.986,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Mecânico: R$ 41.056,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Automático: R$ 43.146,00
Peugeot 208 Premier 1.6 Flex 16V 5p: R$ 39.649,00
Linha 2015:
Peugeot 208 Active Pack 1.6 Flex 16V 5p Aut.: R$ 40.460,00
Peugeot 208 Active/Active Pack 1.5 Flex 8V 5p: R$ 38.297,00
Peugeot 208 Allure 1.5 Flex 8V 5p: R$ 40.324,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Aut.: R$ 46.813,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Mec.: R$ 45.716,00
Linha 2016:
Peugeot 208 Active 1.2 Flex 12V 5p Mec.: R$ 39.187,00
Peugeot 208 Active Pack 1.5 Flex 8V 5p: R$ 40.771,00
Peugeot 208 Allure 1.5 Flex 8V 5p: R$ 44.347,00
Peugeot 208 Allure InConcert 1.5 Flex 8V 5p Mec.: R$ 40.213,00
Peugeot 208 Allure 1.6 Flex 16V 5p Aut.: R$ 50.502,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Aut.: R$ 51.490,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Mec.: R$ 51.792,00
Peugeot 208 GT 1.6 THP Flex 16V 5p Mec.: R$ 61.734,00
Linha 2017:
Peugeot 208 Active 1.2 Flex 12V 5p Mec.: R$ 41.138,00
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Flex 12V 5p Mec.: R$ 41.545,00
Peugeot 208 Allure 1.2 Flex 12V 5p Mec.: R$ 47.878,00
Peugeot 208 Allure 1.6 Flex 16V 5p Aut.: R$ 52.414,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Mec.: R$ 56.891,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Aut.: R$ 57.072,00
Peugeot 208 Sport 1.6 Flex 16V 5p Mec.: R$ 45.388,00
Peugeot 208 GT 1.6 THP Flex 16V 5p Mec.: R$ 65.972,00
Linha 2018:
Peugeot 208 Active 1.2 Flex 12V 5p Mec.: R$ 41.956,00
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Flex 12V 5p Mec.: R$ 43.086,00
Peugeot 208 Allure 1.2 Flex 12V 5p Mec.: R$ 48.811,00
Peugeot 208 Allure 1.6 Flex 16V 5p Aut.: R$ 58.169,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 5p Aut.: R$ 62.107,00
Peugeot 208 Urban Tech 1.6 Flex 16V 5p Aut.: R$ 63.273,00
Peugeot 208 Sport 1.6 Flex 16V 5p Mec.: R$ 55.563,00
Peugeot 208 GT 1.6 THP Flex 16V 5p Mec.: R$ 69.988,00
Linha 2019:
Peugeot 208 Active 1.2 12V (Flex) 4p Mec.: R$ 44.335,00
Peugeot 208 Active Pack 1.2 12V (Flex) 4p Mec.: R$ 47.091,00
Peugeot 208 Allure 1.2 12V (Flex) 4p Mec.: R$ 55.543,00
Peugeot 208 Active Pack 1.6 16V (Flex) 4p Aut.: R$ 55.082,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 16V (Flex) 4p Aut.: R$ 63.878,00
Peugeot 208 Inconcert 1.6 16V (Flex) 4p Aut.: R$ 57.793,00
Peugeot 208 GT 1.6 THP (Flex) 4p Mec.: R$ 70.952,00
Linha 2020:
Peugeot 208 Active 1.2 Flex 12V 4p Mec.: R$ 48.695,00
Peugeot 208 Allure 1.2 Flex 12V 4p Mec.: R$ 56.957,00
Peugeot 208 Active Pack 1.6 Flex 16V 4p Aut.: R$ 58.528,00
Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex 16V 4p Aut.: R$ 69.191,00
Peugeot 208 GT 1.6 THP Flex 16V 4p Mec.: R$ 79.408,0
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



