Peugeot 2008 deixará de ser feito no Brasil em dezembro; nova geração virá importada

Novo SUV compacto deve ser lançado no segundo trimestre de 2024 A nova geração do Peugeot 2008 já tem data para começar a ser produzida na América do Sul. Segundo o jornal argentino Ámbito Financiero, o SUV começará a ser feito na fábrica de Palomar, nas proximidades de Buenos Aires em janeiro de 2024. E como já era esperado, a nova geração do 2008 vai “matar” o modelo atual, produzido em Porto Real (RJ).
Citroën C3 Aircross terá o mesmo motor 1.0 turbo do Fiat Pulse; veja os dados
Peugeot e-2008 muda na Europa poucos meses após chegar ao Brasil
O volume no primeiro mês do ano que vem ainda será pequeno: apenas 30 unidades. Isso pode ser explicado pelo que é conhecido na indústria como ramp up, movimento de aumento gradativo na produção. Ainda de acordo com o jornal, um volume expressivo só seria alcançado em maio, com quase 2.500 exemplares.
Isso indica que o lançamento do modelo deve acontecer no segundo trimestre, já com algum estoque para abastecer a rede de lojas. Até o final de 2024, de acordo com o documento, devem ser produzidas pouco mais de 25 mil unidades.
A chegada de um novo produto em Palomar também provocou um ajuste no cronograma do 208. O hatch terá os maiores volumes mensais de produção entre fevereiro e abril. Mais de 20 mil das 70 mil previstas para o ano deverão ser feitas nesses meses. Depois desse período, o calendário segue mais linear.
Peugeot 2008 foi lançado no Brasil em 2015
Divulgação
A publicação estrangeira ainda teve acesso ao cronograma da fábrica fluminense, que também produz os Citroën C3 e C4 Cactus. De acordo com a planilha, as últimas unidades do 2008 brasileiro devem ser produzidas em novembro: exatamente 605 exemplares.
Não há produção prevista para o mês de dezembro. Por outro lado, o C3 Aircross, que teve a motorização confirmada nesta segunda-feira (30), terá as linhas de montagem ativadas em outubro. No cronograma da fábrica, o SUV ainda é tratado pelo código de produto, CC24. Procurada, a Peugeot disse que não comentaria o assunto.
Como é o novo 2008?
Nova geração do Peugeot 2008 teve visual atualizado
Divulgação
A nova geração do 2008 chegará ao Brasil já com visual atualizado. O facelift foi mostrado na Europa em maio, pouco tempo após a versão elétrica (e importada da Europa) ser lançada por aqui. De todo modo, será um considerável salto em relação ao SUV lançado no Brasil em 2015 e que, desde então, passou por pouquíssimas mudanças.
Peugeot 2008 de nova geração chegará já com facelift: nova identidade visual e novo logotipo
Divulgação
Usando a mesma plataforma CMP de 208, C3 e C3 Aircross, o SUV também terá dimensões mais compatíveis com os modelos atuais. São 4,30 metros de comprimento e 2,60 m de distância entre-eixos — 6 cm extras. O porta-malas também cresce exponencialmente — de 355 litros para 434 L.
A motorização ainda é um mistério, mas a opção mais provável é que o 2008 adote o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm disponível em outros modelos da Stellantis. O próprio 208 já usa essa opção. O câmbio deve ser automático do tipo CVT.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



