Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Passar no sinal amarelo dá multa?

23/05/2023

Sinalização que significa atenção tem o objetivo de melhorar a segurança de motoristas e pedestres Existe uma piadinha que diz: no sinal verde, passe; no vermelho, pare; e no amarelo, acelere como se sua vida dependesse disso! Mas será que atravessar o sinal amarelo é mesmo uma boa ideia?
Se você está apenas preocupado com a multa, saiba que dificilmente será punido por furar um farol amarelo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê penalidades apenas a quem passa no sinal vermelho, considerado uma infração gravíssima, que resulta em sete pontos na carteira de motorista e multa de R$ 293,47.
Veja também
Portanto, é quase impossível ser multado nessas situações. A exceção é se um agente de trânsito estiver presente no local e entender que, ao passar no sinal amarelo, o motorista provocou algum risco para outros condutores ou pedestres, que será a justificativa para a aplicação da infração.
Mas, de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, a definição para o sinal amarelo é indicar o término do direito de passagem. “O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”, diz o documento.
Furar o sinal amarelo em um cruzamento por causar acidentes com pedestres ou outros veículos
Getty Images
Ou seja, a indicação é usar o amarelo para iniciar o processo de frenagem, sinalizando também para os motoristas que vêm atrás que o farol está prestes a fechar. Com essa transição, o condutor não precisa frear de forma brusca como seria caso as luzes mudassem de verde para vermelho sem qualquer tipo de alerta.
E de madrugada?
Durante a madrugada, muitas cidades deixam os semáforos em amarelo piscante
Getty Images
Para melhorar a fluidez no trânsito e também por questões de segurança, muitas cidades deixam os semáforos com amarelo piscante durante a madrugada, o que significa advertência.
Por mais que seja permitido cruzar a interseção livremente nesses casos, já que não há preferência pela passagem de nenhum dos lados (direito ou esquerdo), ainda é preciso diminuir a velocidade e checar se outros carros podem atravessar no mesmo momento que você a fim de evitar acidentes.
Portanto, por mais que atravessar o sinal amarelo não afete o bolso do motorista por não ser passível de multa, a melhor alternativa é tirar o pé do acelerador quando o amarelo aparecer no semáforo à sua frente, e não o contrário. É uma medida simples e importante para a segurança de todos os envolvidos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.