Papa troca Mercedes-Benz por frota de carros elétricos da Volkswagen

Cidade-estado do Vaticano receberá 40 carros elétricos da marca alemã a partir de 2024 A Volkswagen iniciou uma parceria com o Vaticano para a eletrificação da frota da pequena cidade-estado. A partir de 2024, 40 unidades dos modelos ID.3, ID.4 e ID.5 serão entregues para o uso das lideranças da Igreja Católica.
Saiba-mais taboola
A parceria faz parte do plano de descarbonização do Vaticano. A cidade-estado pretende ser totalmente neutra em emissões de poluentes até 2030.
Portanto, a atual frota de veículos será substituída aos poucos por novos carros elétricos. O Vaticano tem recebido veículos por meio de parcerias com montadoras, como Toyota, Mercedes-Benz e BMW.
Volkswagen ID.3 foi cotado para o Brasil, mas não será vendido no país
Divulgação
As duas primeiras unidades do ID.3 Pro Performance foram entregues pessoalmente por executivos da Volkswagen ao Papa Francisco.
Essa versão tem bateria de 58 kWh e motor elétrico traseiro capaz de desenvolver 204 cv de potência. Sua autonomia é de 424 km em ciclo WLTP, de acordo com a marca.
Os carros do Vaticano
Papa Pio XI recebe um Mercedes-Benz Nurburg 460
Reprodução
As duas primeiras unidades do ID.3 entregues ao Vaticano são cinzas, o que significa que não serão utilizadas para o transporte oficial do Papa. Há uma orientação para que o pontífice ande apenas em veículos brancos nas aparições públicas.
Nem sempre foi assim. Imagens da década de 30 mostram o Papa Pio XI a bordo de um Mercedes-Benz Nurburg 460 com a carroceria preta. Este foi um dos primeiros veículos oficiais utilizados pelo Vaticano.
Initial plugin text
Papa Francisco em um Hyundai New Tucson adaptado
Reprodução
Anos depois, o Papa João Paulo II era constantemente visto a bordo de um Fiat Campagnola, um jipinho com porte de Toyota Bandeirante. Nos dias atuais, o Papa Francisco pega carona em Hyundai New Tucson e Mercedes-Benz Classe G.
Papa Francisco desfila de Mercedes-Benz Classe G
Reprodução
Outro ponto comum em todos os carros do Papa no Vaticano é a placa de identificação: SCV 1. A sigla quer dizer “Stato della Città del Vaticano” (Estado da Cidade do Vaticano), enquanto o numeral aponta que se trata do veículo oficial de maior patente.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



