Pagani Huayra R Evo é conversível de 900 cv mais leve que carro popular

Superesportivo é exclusivo para andar nas pistas, chega aos 350 km/h e pesa apenas 1.060 kg Quando o carro é da Pagani, já esperamos números superlativos, como Zonda, Huayra e Utopia, por exemplo. Mas agora a fabricante italiana acaba de lançar o seu carro mais potente: o Huayra R Evo, que pode ter o teto removido da carroceria e tem nada menos do que 900 cv, 78,5 kgfm e pesa pouco mais de 1.000 kg. Só que o esportivo é exclusivo para andar nas pistas.
Saiba-mais taboola
O Huayra R Evo usa exatamente o mesmo motor do Huayra R: um V12 6.0, mas que foi aprimorado para entregar 50 cv e 3,5 kgfm a mais. Entre as modificações estão um novo coletor de admissão, novas válvulas e um novo sistema de escapamento — que tem quatro saídas. O câmbio é sequencial de seis marchas, feito pela HWA AG.
O motor pode trabalhar em até 9.200 rpm e o superesportivo atinge velocidade máxima de 350 km/h, entretanto, a marca de 0 a 100 m/h não é divulgada.
O carro também faz uso de novos amortecedores e suspensões de duplo braço, feitas de liga de alumínio, e várias partes da carrocerias são feitas de fibra de carbono, para diminuir peso e aumentar a resistência.
Initial plugin text
Um dado impressionante é que a redução de peso foi tão grande que, de acordo com sua ficha técnica, o Huayra R Evo pesa apenas 1.060 kg. É mais leve, por exemplo, do que hatches vendidos do Brasil, como o Fiat Argo que tem 1.150 kg.
Pagani Huayra R Evo pesa pouco mais de uma tonelada
Divulgação
O esportivo italiano tem 5,18 metros de comprimento, 2,07 m de largura, 1,16 m de altura e uma distância entre eixos de 2,80 m. De acordo com a Pagani, o modelo teve um aumento de 45% no downforce, que é a força que mantém o veículo no solo, e de 21% em melhorias de eficiência aerodinâmica.
Para chegar neste nível de melhoria, os engenheiros modificaram o para-choque dianteiro, que ficou 10 cm maior, bem como um generoso difusor e uma asa traseira gigante que passa a ter uma “barbatana” central. Todos esses elementos são de fibra de carbono.
Pagani Huayra R Evo não teve seu preço revelado
Divulgação
Imagens do interior não foram divulgadas, mas a marca diz que os bancos esportivos dos dois ocupantes também são feitos de fibra de carbonos e os cintos são de seis pontos.
A Pagani não diz quantas unidades do Huayra R Evo serão fabricadas e nem o preço. Porém, certamente deve ser mais do que 2,5 milhões euros, ou mais do que R$ 13 milhões em conversão direta.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



