Omoda 5 HEV e Omoda 7 PHEV chegam em novembro ao Brasil; veja o que sabemos

Novos SUVs chegarão para ampliar portfólio e reforçar posição da marca contra BYD e GWM O portfólio da Omoda Jaecoo no Brasil será ampliado nos próximos meses com o lançamento dos modelos Omoda 5 HEV e Omoda 7 PHEV. A dupla está sendo apresentada no Festival Interlagos e chegará ao mercado no final do ano para atuar no concorrido segmento de SUVs eletrificados.
O primeiro modelo aposta em um conjunto híbrido do tipo tradicional, como o Toyota Corolla Cross, enquanto o segundo adota um sistema plug-in, como o BYD Song Pro. A estreia oficial nas lojas acontecerá entre novembro, com preços e demais detalhes a serem divulgados em data próxima.
Desde já, a marca chinesa cria expectativa ao estimar que o Omoda 5 HEV será um dos híbridos mais acessíveis do mercado. O Omoda 7 PHEV, por sua vez, será posicionado um degrau acima e custará mais caro. Nesse sentido, tudo indica que ficará acima do primo Jaecoo 7, que já é vendido no Brasil a partir de R$ 229.990.
Omoda 5 HEV tem traseira com estilo cupê
Cauê Lira/Autoesporte
A Omoda Jaecoo está em processo de expansão no país e quer seguir o caminho de sucesso das rivais BYD e GWM. Além da abertura de novas lojas, a empresa aposta em uma boa estratégia de pós-venda, oferecendo garantia de 7 anos para os carros e 8 anos para as baterias. A meta é vender 30 mil carros por ano no Brasil, concentrando apostas principalmente no segmento de SUVs.
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Como é o Omoda 5 HEV
O Omoda 5 não é totalmente inédito por aqui, pois já é vendido na versão elétrica E5 (R$ 209.990). O modelo confirmado para novembro é da variante híbrida, que Autoesporte já testou durante visita ao Salão de Xangai (China). O modelo, aliás, conserva as mesmas medidas do elétrico: 4,42 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.
Teste: Omoda 5 faz 21 km/l e será rival mais barato que o Jeep Compass
No Brasil, o Omoda 5 HEV chegará para brigar no segmento de SUVs médios, atuando principalmente contra Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Além disso, disputará espaço com as configurações mais caras dos SUVs compactos, como Volkswagen T-Cross, Honda HR-V e Hyundai Creta.
Omoda 5 HEV tem painel com telas digitais integradas
Cauê Lira/Autoesporte
O conjunto híbrido tem como motor principal o 1.5 TCi turbo a gasolina emprestado do Caoa Chery Tiggo 5X. O bloco tem injeção indireta de combustível e trabalha em ciclo Otto — algo incomum para um modelo híbrido —, entregando 143 cv de potência e 21,9 kgfm de torque. Há ainda um motor elétrico dianteiro de tração, acionado pelo câmbio automático CVT, mas os dados combinados de potência e torque serão divulgados em outro momento.
A bateria de íons de lítio que alimenta o sistema elétrico tem 1,83 kWh — como comparação, a do Corolla Cross tem 1,3 kWh e é de níquel, um composto com menor densidade energética. O consumo fica ao redor dos 21,3 km/l.
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Omoda 7 é SUV híbrido plug-in
Omoda 7 é maior e usa sistema híbrido plug-in
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Enquanto o Omoda 5 é um híbrido pleno, o Omoda 7 usa um sistema plug-in que precisa de recarga externa. Sob o capô, tem motor 1.5 turbo a gasolina combinado a um propulsor elétrico dianteiro, alimentado pela bateria de íons de lítio de 18,5 kWh. Desenvolve 339 cv de potência e 52 kgfm de torque combinados. Já o câmbio é do tipo DHT (“Dedicated Hybrid Transmission”), com uma marcha e múltiplas variações.
Omoda 7 é novo rival do BYD Song Pro que chega ao Brasil em 2025
Na traseira, Omoda 7 tem lanternas interligadas e com assinatura luminosa chamativa
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Na prática, é o mesmo conjunto já usado no Brasil pelo Jaecoo 7 PHEV. O primo tem consumo na faixa dos 28,5 km/l na cidade e a expectativa é de que o Omoda 7 tenha médias aproximadas.
Ao todo, o SUV tem 4,62 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,67 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas tem 550 litros de capacidade considerando o padrão chinês de medida, que vai do assoalho até o teto.
Painel com tela deslizante é destaque tecnológico do carro
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O apelo tecnológico do Omoda 7 fica evidente pelo formato do painel, principalmente por conta da central multimídia deslizante de 15 polegadas. Passando os quatro dedos sobre a tela, é possível “enviá-la” na direção do passageiro dianteiro. Da mesma forma, ao acionar a marcha à ré, a tela retornará à sua posição original para auxiliar o motorista com as câmeras.
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