O que a BYD aprendeu com a Shark para criar nova picape híbrida nacional?
A BYD enfrenta um impasse quanto à Shark enquanto desenvolve outras duas picapes nacionais. O modelo emplacou apenas 67 unidades em outubro de 2025, muito aquém do que a marca chinesa esperava atingir quando lançou a caminhonete média no ano passado. As promoções de Black Friday são uma forma de impulsionar as vendas. A partir daí, a montadora tirou lições do experimento enquanto traça as estratégias para o futuro.
Isso porque a BYD lançará uma nova picape no Brasil em 2026, desta vez uma intermediária para concorrer com a Fiat Toro. Depois, em meados de 2028, a marca planeja lançar uma caminhonete compacta no mesmo segmento da Strada. Ambas serão produzidas na recém-inaugurada fábrica de Camaçari (BA). Ter representantes fortes na seara de comerciais leves é visto como algo imprescindível para o sucesso da operação.
Autoesporte ouviu de fontes envolvidas nos novos projetos que a BYD não apenas reconheceu que a estratégia de lançamento da Shark foi equivocada como tentará não repetir os erros nos próximos modelos. Saiba o que a marca chinesa aprendeu com sua primeira aventura neste segmento no Brasil e o que esperar do futuro.
O cliente agro não quer uma picape híbrida plug-in
O objetivo da Shark era fisgar o cliente envolvido com o agronegócio — tanto que o lançamento da picape foi em Goiânia (GO), uma das principais matrizes deste setor. Contra modelos tradicionais, como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier e Mitsubishi Triton, a marca chinesa optou por apostar na tecnologia.
A Shark chegou ao Brasil com motor 1.5 turbo a gasolina e um sistema híbrido plug-in (PHEV) baseado em duas máquinas elétricas, dianteira e traseira, alimentadas por uma bateria de 29,6 kWh. A picape desenvolve 437 cv de potência e 65 kgfm de torque, sendo mais forte que todas as concorrentes citadas acima.
Apesar de seus atributos, a Shark não conquistou o cliente “picapeiro”
Murilo Góes/Autoesporte
Para completar, a picape chinesa oferece um pacote de equipamentos mais generoso e tecnológico que as rivais, como o painel de instrumentos digital de 10,2’’ e a central multimídia giratória de 12,8’’. Ainda existem várias tomadas espalhadas pela carroceria, o que poderia tornar a vida na roça mais prática.
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O problema é que o “picapeiro raiz” está acostumado a abastecer com diesel e não caiu nas graças do sistema híbrido — tampouco do motor a gasolina. Neste segmento, embalado por um cliente mais tradicionalista e até conservador, a Toyota Hilux reina soberana, mesmo sendo uma caminhonete sem o brilho de outrora. Embora outros modelos sejam mais tecnológicos e atrativos, a picape japonesa nunca perdeu o posto de “rainha do agro”.
O resultado? A veterana Hilux emplacou mais de 41 mil unidades no acumulado de 2025, enquanto a novata BYD Shark agoniza com 921 registros neste mesmo período, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Portanto, neste tanque de tubarões, quem virou almoço foi a Shark.
Foco deve ser o motorista urbano, e não o “picapeiro”
Nova picape da BYD terá disposição para encarar aventuras, mas será pensada para o uso na cidade
Reprodução/Jonathan Machado
Enquanto a picape média é rejeitada na roça, a BYD cresce na cidade. A marca chinesa ocupa a oitava colocação no ranking de vendas do Brasil, à frente de Honda, Nissan, Caoa Chery e Ford. O volume mensal passa das 10 mil unidades — isso comercializando apenas carros híbridos e elétricos.
Daí veio a segunda lição: o foco deve ser o motorista urbano, e não o cliente agro. O maior exemplo disso é a Fiat Toro, uma picape monobloco que tomou conta das grandes cidades e praticamente criou o segmento das caminhonetes intermediárias. Em outras palavras, ela é vista como um “SUV de caçamba” — e se a BYD já oferece os SUVs, falta… a caçamba.
Características da Shark devem surgir no novo modelo, como as lanternas interligadas
Reprodução/Jonathan Machado
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Eis que surge a picape intermediária baseada no Song Pro antecipada por Autoesporte desde o ano passado. Como a Toro, será um modelo monobloco de quatro portas para fisgar a atenção de um motorista urbano que curte viajar com a família ou que precisa de espaço para guardar a bike. Fontes ligadas à marca tratam o modelo como “o grande lançamento” da BYD para o ano que vem.
E como este cliente da cidade já abriu a cabeça para a eletrificação, o trunfo da nova picape da BYD contra a Fiat Toro será o motor 1.5 turbo flex aliado ao sistema híbrido plug-in. Deve entregar algo em torno de 235 cv e 40,8 kgfm combinados.
Um projeto tão importante precisa de uma equipe própria
BYD criou uma divisão de picapes para desenvolver os novos modelos nacionais
Autohome/Reprodução
Internamente, a BYD criou uma divisão de picapes focada em alavancar as vendas da Shark e desenvolver os dois próximos modelos nacionais. O projeto é conduzido majoritariamente por engenheiros brasileiros — por isso, os protótipos têm surgido com frequência em nossas ruas.
Autoesporte ouviu que a missão deste novo grupo é “aparar as arestas” para evitar possíveis problemas após o lançamento. Para refrescar a memória, um vídeo mostrando a Shark patinando ao enfrentar um atoleiro viralizou pouco tempo após sua apresentação, o que afetou a reputação do modelo.
Flagra: nova picape intermediária da BYD surge pela 1ª vez no Brasil
Os testes foram intensificados para garantir que a nova picape agrade desde o princípio e não passe pelas mesmas intercorrências da Shark.
O preço deve ser ainda mais agressivo
Desconton da Shark antecipa nova estratégia de preços para picapes da BYD
Murilo Góes/Autoesporte
Outra falha de avaliação quanto ao lançamento da Shark diz respeito ao preço. A caminhonete média chegou ao país por R$ 379.800, valor que supera até as versões mais equipadas de Hilux e Ranger. Após os resultados negativos, a BYD deu desconto de R$ 40 mil e reposicionou o modelo a R$ 339.800.
Nossa reportagem apurou que a marca chinesa será mais impetuosa quando a picape intermediária nacional chegar às lojas. Podemos esperar um “preção” de lançamento para impulsionar as vendas desde o início.
A nova picape da BYD será lançada no primeiro trimestre de 2026. Existe a expectativa de que sua primeira aparição pública aconteça no Salão do Automóvel, entre os dias 22 a 30 de novembro, em São Paulo (SP).
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