O Chevrolet Celta voltou? Entenda a polêmica que toma conta da internet

Vídeos usando imagens do Aveo comercializado no México tentam enganar consumidores brasileiros Se você for ao seu buscador favorito na internet (ou a qualquer rede social) agora e digitar “Chevrolet Celta 2025” vai ver uma série de vídeos e supostas notícias com um compacto moderno da GM. Ele tem linhas esportivas, linha de janelas ascendentes e traseira com lanternas horizontais que lembram um pouco o Honda City. Mas não se engane, pois não se trata de um novo Celta.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
O carro usado para tentar enganar os brasileiros e gerar engajamento nas redes sociais é o Chevrolet Aveo, compacto lançado em sua segunda geração no México ao fim de 2022. Ele é fabricado na China, onde é vendido como SAIC-Wuling 310C e também tem uma variante sedã.
Chevrolet Aveo vendido no México desde 2023
Divulgação
Motor do “novo Chevrolet Celta”
No lugar de um motor 1.0 que um suposto novo Celta teria no Brasil, o Aveo é vendido com um 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático do tipo CVT. Ele é vendido em duas versões, sendo a hatchback básica e a Black Edition, com visual esportivo.
O Aveo dificilmente seria vendido no Brasil. Todas as imagens usadas nesses vídeos que viralizam na internet foram gravadas no México ou na China. Por aqui a marca tem o Onix nesta mesma categoria, o que não justificaria a fabricação ou importação de mais um hatch compacto.
Chevrolet Aveo vendido no México desde 2023
Divulgação
O modelo será até a estrela do centenário da General Motors no Brasil em 2025, como parte do projeto de investimento de R$ 7 bilhões até 2028 no país. Além de um novo visual, o novo Onix terá atualizações mecânicas para atender às normas do Proconve que entram em vigor em janeiro.
Uma das novidades esperadas é um sistema híbrido leve ligado ao motor 1.0 turbo, que passará a ter injeção direta. A tecnologia já usada nos Fiat Pulse e Fastback usa um pequeno gerador elétrico com tensão de 48V (12V nos Fiat) que substitui o alternador e é responsável por algumas funções auxiliares ao motor a combustão.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



