Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Novo Volkswagen T-Cross tem consumo pior sem mudar o motor; saiba por quê

17/05/2024
Novo Volkswagen T-Cross tem consumo pior sem mudar o motor; saiba por quê

Inmetro diz que SUV compacto está menos eficiente na linha 2025; veja o que está diferente O Volkswagen T-Cross passa por sua primeira grande transformação desde seu lançamento em 2019. O SUV compacto tenta manter a liderança do segmento no Brasil com o novo visual inspirado no modelo europeu e mais equipamentos — porém, ambos os mesmos motores turbo estão menos econômicos do que antes. O que acontece?
Volkswagen T-Cross 2025: veja preços, equipamentos e versões
O SUV produzido em São José dos Pinhais (PR) segue oferecendo duas motorizações turbo: 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, e o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Não há qualquer alteração ou ajuste mecânico em comparação a linha 2024. E o câmbio é sempre automático de seis marchas, pois a VW não oferece opções manuais para o T-Cross desde 2021.
Volkswagen T-Cross 2025 muda o design, mas mantém os motores 1.0 turbo e 1.4 turbo
Divulgação/Volkswagen
Versão 200 TSI
Começando pelas configurações com motor 1.0 turbo, o Inmetro divulga que o modelo 2024 era capaz de aferir 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. Com a renovação, os novos números revelam consumo de 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. O resultado que mostra que o T-Cross está menos eficiente com o combustível derivado de cana-de-açúcar.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Com gasolina, o T-Cross 1.0 2024 era capaz de marcar 11,9 km/l em circuito urbano e 14,3 km/l nas rodovias. Mas, os números da versão 2025 apontam 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Portanto, o consumo na cidade foi mantido, mas o rodoviário está levemente pior.
Além disso, a versão 1.0 TSI está 0,1 s mais ágil na aceleração de 0 a 100 km/h em comparação com o T-Cross 2024, segundo a fabricante, agora cumprindo a marca em 10 s cravados (antes 10,1 s).
Compativo de consumo do VW T-Cross 1.0 turbo
Versão 250 TSI
Partindo para a versão 1.4 turbo de 150 cv, o Inmetro demonstrou que o T-Cross 2024 anotava 8,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Agora, os novos números apontam 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada — ou seja, o VW manteve seu consumo urbano e piorou o rodoviário.
A situação não melhora com gasolina, pois o T-Cross 1.4 2024 era capaz de marcar 11,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Já a versão atualizada de 2025 faz 11,7 km/l em circuito urbano e 14 km/l em trajeto rodoviário, segundo o Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h da versão 1.4 não mudou, mantendo os 8,6 s de antes.
Comparativo de consumo do VW T-Cross 1.4 turbo
O que diz a VW?
Veja por que o Volkswagen T-Cross está gastando mais combustível
Divulgação
Autoesporte consultou a equipe de engenharia da Volkswagen, que afirmou que a variação de consumo se deve à resistência ao rolamento dos novos pneus Pirelli, que é responsável por até 20% do consumo de um carro. A explicação é do engenheiro André Drigo, gerente executivo de desenvolvimento de veículos da VW.
“Neste caso, [a mudança de consumo] não chegou a tanta, mas tiveram algumas alterações nos testes do dinamômetro. Então, o resultado pode ter algumas mudanças nas casas decimais”, afirmou Drigo.
Pneu do carro tem validade? Como saber se ele ainda está bom
Carro sofre com calor extremo? Veja 9 dicas para evitar problemas
“No caso da versão Highline, os pneus mudaram. Agora é o Pirelli Seal Inside, nas medidas 205/55 R17, que é um tipo de run flat que pode rodar por alguns quilômetros mesmo furado. O composto de vedação sela perfurações de até 4 mm de diâmetro e deixa o ar preso”, pontuou.
Interior do VW T-Cross é inspirado no modelo europeu e agora tem central multimídia flutuante e não mais cravada no painel
Divulgação/Volkswagen
Sobre a aceleração de 0 a 100 km/h que está 0,1 s mais ágil na versão 1.0, o engenheiro afirmou: “Melhorou porque o carro está 4 kg mais leve e passou por algumas mudanças de aerodinâmica com a modificação de componentes, principalmente o para-choque novo”.
O Volkswagen T-Cross 2025 chega às lojas em três versões: 200 TSI (R$ 142.990), Comfortline (R$ 160.990) e Highline (R$ 175.990). Unidades da versão 2024 ainda estão disponíveis com descontos para zerar os estoques.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.