Novo Porsche Taycan de 1.108 cv é o mais potente da marca e vem ao Brasil

Configuração Turbo GT acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos; preço não foi revelado A Porsche acaba de revelar o novo Taycan Turbo GT. O esportivo elétrico, segundo a marca alemã, “é o Taycan mais dinâmico dos últimos tempos” e ainda traz uma versão com pacote Weissach, exclusiva para pistas. Ambas entregam até 1.108 cv de potência máxima graças ao novo motor elétrico no eixo traseiro. Dessa forma, também é o Porsche mais potente da história.
Até o momento, a fabricante não revelou os preços do esportivo. No entanto, já é certo que o novo Taycan Turbo GT vai chegar no Brasil. A previsão de lançamento é para meados de 2025.
Saiba-mais taboola
Para melhorar os números de desempenho do esportivo, a Porsche fez alguns ajustes pontuais no Taycan. Um deles foi a melhora na relação de transmissão. Dessa forma, segundo a montadora, a versão Turbo GT acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos. Já o modelo com pacote especial para pistas (Weisscah) leva 2,2 segundos para chegar aos 100 km/h.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
O torque de ambas as versões é de 136,7 kgfm. Por fim, há também um modo especial Attack que oferece cerca de 163 cv de potência extra por 10 segundos.
Porsche Taycan Turbo GT tem modo especial Attack
Porsche
Muita fibra de carbono
Esse resultado foi possível (também) graças a algumas alterações nos componentes. Afinal, o Taycan Turbo GT é revestido por muitas peças em fibra de carbono nos retrovisores, spoiler, rodas e até mesmo em alguns pontos da cabine. Assim, a Porsche afirma que reduziu o peso em até 75 kg em comparação com o Taycan Turbo S, por exemplo.
De fábrica, a configuração Turbo GT é equipada com a suspensão Porsche Active Ride com ajustes exclusivos, bem como rodas de 21 polegadas com raios vazados (que economizam peso). Além disso, os freios são de cerâmica, há um novo spoiler dianteiro e asa traseira. O Taycan Turbo GT ainda traz o pacote Sport Chrono do Taycan Turbo S.
Acabamento em fibra de carbono prevalece no Taycan Turbo GT
Porsche
Por outro lado, o Porsche Taycan Turbo GT com pacote Weissach oferta ainda mais desempenho. Afinal, perde alguns equipamentos para auxiliar na aerodinâmica. Por exemplo, abandona os bancos traseiros. No local, há um revestimento de carbono leve sob medida para a cabine. Com isso, melhora até na velocidade máxima. Ao todo, alcança 305 km/h, contra os 290 km/h do Turbo GT sem o pacote especial.
Na traseira, o suporte da asa também é revestido em fibra de carbono. O logotipo do pacote Weissach, aliás, está presente em ambos os lados. O relógio analógico, geralmente presente no painel de instrumentos, ficou de fora nessa configuração. Com isso, o corte de equipamentos reduziu cerca de 70 kg em relação a configuração Turbo GT. Por fim, há também um vidro especial que auxilia no isolamento acústico e na redução de peso.
Recorde em Nürburgring
Cabe lembrar que o Porsche Taycan Turbo GT com pacote Weissach conquistou um novo recorde no teste de Weathertech Raceway Laguna Seca, na Califórnia. Com o piloto Lars Ken ao volante, o esportivo bateu 1:27,87 minuto na volta rápida.
Porsche Taycan Turbo GT pode ser personalizado
Porsche
O modelo em questão também já passou por testes na pista de Nürburgring, onde registrou um recorde quando marcou 7:07,55 minutos em um trajeto de 20,8 km. Ou seja, superou em 26 segundos o Taycan Tubo S. Além disso, também supera em 18 segundos o tempo do rival Tesla Model S, que registrou 7:35,6 segundos. Este, aliás, é tempo recorde atual para carros elétricos de produção em série.
Novas cores
Seja como for, o esportivo da Porsche oferta faróis Matrix em LEDs, bem como rodas de liga leve. O logotipo “Turbo GT” está presente na tampa traseira pintado em preto fosco. Os bancos esportivos têm ajuste elétrico de 18 posições, além de pacote de memória. O Taycan Turbo GT pode ser personalizado tanto na carroceria, quanto no interior, e há um total de seis cores disponíveis. Entre elas, as duas novas opções de pintura: Pale Blue Metallic e Purple Sky Metallic.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



