Novo Porsche Cayenne elétrico tem 1.156 cv e carrega sem fio como celular


Após a divulgação de teasers e informações preliminares, a Porsche finalmente oficializa a apresentação do aguardado Cayenne Electric. Totalmente reformulado, o SUV de luxo incorpora tecnologias criadas para carros da Fórmula E e chega com a missão de romper paradigmas dentro do segmento. Entre os pontos altos da nova geração, destaque para a potência de até 1.156 cv e inovador sistema de carregamento sem fio.
A plataforma adotada é a moderna base PPE (Premium Platform Electric), que permite arquitetura elétrica de 800 volts e está presente também no Macan Electric. Ao todo, o modelo mede 4,98 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,67 m de altura e 3,02 m de distância entre-eixos. Como comparação, o Cayenne a gasolina — que seguirá em linha convivendo com o elétrico — possui 4,93 m, 1,98 m, 1,69 m e possui 2,89 m, respectivamente.
Novo Porsche Cayenne Elétrico tem coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25
Divulgação
A altura livre do solo com a suspensão na posição padrão é de 190 mm, enquanto o peso em ordem de marcha é de 2.525 kg na versão de entrada e 2.645 kg na topo de linha. A capacidade de reboque, por sua vez, é de 3,5 toneladas (com freio) e 750 kg (sem freio). No porta-malas, o Cayenne elétrico tem capacidade para 781 litros, chegando a 1.588 litros com o banco traseiro rebatido. Há ainda um compartimento adicional de 90 litros sob o capô.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Dependendo da versão, a suspensão pode ser pneumática adaptativa PASM (Porsche Active Suspension Management) ou eletro-hidráulica ativa que praticamente elimina a inclinação da carroceria (Porsche Active Ride). A tração nas quatro rodas é opcional, enquanto os freios de carbono-cerâmica são exclusivos da versão Turbo. Outro opcional é o pacote Off-Road, que melhora ligeiramente a capacidade off-road do SUV.
Potência de 1.156 cv e autonomia de 623 km
Novo Porsche Cayenne Elétrico tem entre-eixos de mais de 3 metros
Divulgação
Segundo a Porsche, a versão de entrada do Cayenne Electric produz 442 cv de potência e 85,1 kgfm de torque, enquanto a configuração Turbo entrega 1.156 cv e generosos 152,9 kgfm. O primeiro acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, de 0 a 200 km/h em 18,4 segundos e tem uma velocidade máxima de 230 km/h. Já o Turbo chega aos 100 km/h em 2,5 segundos, aos 200 km/h em 7,6 segundos e tem máxima de 260 km/h.
Nas duas versões apresentadas, a bateria de 113 kWh, com potência máxima de carregamento de 400 kW, é a mesma. Na prática, permite recarga de 10% a 80% em apenas 16 minutos (via cabo). Além do método tradicional, será possível carregar o novo Cayenne a partir da tecnologia “One-Box”, ou seja, carregamento sem fio por meio da placa de carregamento Porsche Wireless Charging.
Novo Porsche Cayenne tem compartimento de 90 litros sob o capô
Divulgação
O equipamento mede 117 cm de comprimento, 78 cm de largura e 6 cm de altura, e pode ser instalada em garagens, vagas cobertas ou estacionamentos ao ar livre (sempre conectada à rede elétrica). De acordo com a marca, pesa cerca de 50 kg. Para o carregamento, basta estacionar o Cayenne sobre a placa. A transferência de energia acontece pelo ar através de um campo magnético. A eficiência do carregamento sem fio é de 90%.
Novo Porsche Cayenne Elétrico chegará às lojas a partir de 2026
Divulgação
Em termos de autonomia, o Cayenne Electric de entrada roda até 642 km com uma única carga (ciclo WLTP), enquanto a versão Turbo oferece alcance até 623 km. Ajuda nos números o coeficiente de arrasto de 0,25.
Painel tem ‘overdose’ de telas
No interior, o painel high tech e com massivo uso de telas gerou certa indignação entre os entusiastas da Porsche, especialmente por conta dos comandos concentrados na central. Por exemplo, a direção do fluxo de ar agora só pode ser ajustada pelo touchscreen e, com isso, as saídas de ar não podem ser movidas manualmente.
Novo Porsche Cayenne Elétrico tem painel com ‘overdose’ de telas
Divulgação
À frente do motorista, o quadro de instrumentos curvo, coberto por uma viseira flutuante, tem 14,25 polegadas e pode ser complementado por um head-up display de 8,7 polegadas. As dimensões da tela multimídia, que é angulada e desliza sobre o console central, não foram especificadas no comunicado de imprensa. Já a tela do carona, oferecida como opcional, mede 14,9 polegadas.
Comandos do Cayenne elétrico são concentrados na multimídia
Divulgação
O teto panorâmico é ajustável em termos de transparência e até o banco traseiro tem ajustes elétricos. O novo sistema de climatização aquece não apenas o ar, o volante e os bancos, mas também outras superfícies frequentemente tocadas pelas mãos, como os apoios de braço e os painéis das portas.
A produção do Cayenne Electric será concentrada na fábrica do grupo Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia. Na Alemanha, as entregas estão programadas para o início de 2026.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



