Novo Peugeot 308 indica próximos passos da marca, inclusive no Brasil


A Stellantis acaba de oficializar na Europa o lançamento da reestilização de meia vida Peugeot 308. Oferecido nas carrocerias hatch e perua, o modelo chega às lojas com atualizações importantes no design, pacote tecnológico revisado e portfólio composto por versões a gasolina, diesel, híbrida e elétrica. As vendas na região terão início no último trimestre, com preços a serem anunciados na ocasião.
Na comparação com o visual original lançado em 2021, o 308 adota linhas mais agressivas e dinâmicas. Na prática, é uma evolução natural da típica linguagem de design da marca. Embora o modelo não seja vendido no Brasil (saiu de linha em 2019, ainda na geração passada), as novidades indicam o que esperar dos futuros lançamentos da empresa por aqui, como os próximos 208 e 2008.
Na dianteira, os característicos LEDs em formato de presas, até então instalados no para-choque, foram deixados de lado em favor de garras posicionadas na parte superior do conjunto. Há, inclusive, uma continuidade de traços luminosos logo acima da grade. Os faróis principais agora ficam logo abaixo e contam com tecnologia Matrix LED e setas sequenciais nas versões GT e GT Premium.
Novo Peugeot 308 tem nova cor Azul Lagoa
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Peugeot 308 tem “leão iluminado”
Outro destaque é o logotipo do leão iluminado, que provavelmente será aplicado em todos os modelos futuros da marca. O para-choque foi modificado com entradas de ar redesenhadas, agora com melhor aerodinâmica e fluxo de ar direcionado para os arcos das rodas.
Clique aqui e faça a sua inscrição no Summit Futuro da Mobilidade 2025
De perfil, o novo 308 exibe rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas redesenhadas, além de novas cores Azul Lagoa para o hatchback e Azul Ingaro para a perua. A traseira também permanece inalterada, mas o para-choque perde as inserções cromadas e as lanternas agora apresentam as garras de LED mais sofisticadas em todas as versões (anteriormente limitadas ao GT).
Novo Peugeot 308 tem painel com gráficos 3D revisados e mais equipamentos
Divulgação
Na cabine, as mudanças incluem novos gráficos 3D para o painel de instrumentos digital e o revestimento em Alcantara nas versões GT e GT Premium. A lista de equipamentos pode incluir um sistema de som Focal Premium Hi-Fi com 10 alto-falantes, iluminação ambiente de oito cores e bancos com sistema de massagem.
Motores para todos os gostos
Na gama de motorizações, o 308 tem um dos catálogos mais variados do segmento. Começando pelo diesel, a Peugeot oferece o motor 1.5 quatro cilindros BlueHDi de 130 cv, sem qualquer tipo de eletrificação, sempre associado ao câmbio automático de oito velocidades.
Novo Peugeot 308 continua com a versão perua em oferta
Divulgação
A gasolina, o 1.2 turbo de três cilindros, neste caso híbrido leve, entrega 145 cv e tem sempre câmbio automático de dupla embreagem com seis marchas (e-DSC6). Subindo ainda mais na escada da eletrificação, a versão Plug-in Hybrid combina um único motor elétrico com um 1.6 turbo a gasolina, produzindo 195 cv de potência combinada. A caixa usada é automática de dupla embreagem e-DCS7 com sete marchas. Há ainda uma bateria de 17,2 kWh, permitindo uma autonomia de 85 km com emissão zero.
Initial plugin text
Novo Peugeot 308 agora tem faróis divididos e traços de LED acima da grade
Divulgação
Por fim, o E-308, totalmente elétrico, possui um motor dianteiro de 156 cv alimentado por uma bateria de 58,4 kWh. A autonomia no padrão WLTP é de 452 km, representando um aumento de 37 km em comparação com a versão anterior. Quando conectado a um carregador CC de 100 kW, o modelo pode carregar de 20% a 80% em 32 minutos. Além disso, é compatível com a função V2L usando um adaptador opcional.
Estruturalmente, o 308 toma como base a plataforma EMP2, compartilhada com o Opel Astra e o DS N° 4. Na próxima geração, tudo indica que o modelo migrará para a arquitetura STLA Medium, já utilizada pela 3008 e pela nova geração do Jeep Compass.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



