Novo Peugeot 3008 pode ser o misterioso novo carro nacional da Stellantis

Fabricante prometeu ter o carro de “uma nova marca” entre os seis novos produtos produzidos em Goiana (PE) Durante o anúncio de seis novos produtos que fabricará no complexo de Goiana (PE) a partir de 2026, em um plano de investimentos de R$ 13 bilhões que vai até 2030, a Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram, anunciou que terá um modelo de “uma nova marca” sendo fabricado em terras pernambucanas. Atualmente, o local é responsável por montar as picapes Fiat Toro e Ram Rampage, além dos Jeep Renegade, Compass e Commander.
Qual será esse novo produto? A principal aposta é em uma nova geração do Peugeot 3008, que já foi vendido no Brasil no passado, sempre importado, e voltaria à baila agora com produção nacional. Durante uma recente visita a outro complexo da fabricante, em Betim (MG), para conhecer o Fiat Pulse 2026, a reportagem de Autoesporte chegou a avistar protótipos do novo 3008 dentro da unidade.
Peugeot 3008 está em sua terceira geração
Divulgação
Entretanto, existe ainda uma difusão de informações distintas sobre esse novo projeto. O site Auto+, o primeiro a dar a notícia do novo 3008 nacional, afirma que o modelo aproveitará a velha plataforma Small Wide 4×4 dos atuais veículos feitos em PE. Seria uma tropicalização que ajudaria a esticar a vida útil dessa base em nosso país, justificando inclusive a manutenção dessa arquitetura no Compass brasileiro, em vez de uma migração para a matriz STLA Medium do novo Compass europeu.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Initial plugin text
Entretanto, questionado por nosso editor, Marcus Celestino, sobre se o investimento de R$ 13 bilhões prevê a aplicação de uma nova plataforma em Goiana, o atual presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, foi sucinto, porém categórico ao responder que “sim”. E completou que a planta nordestina está “preparada para passar mais de uma plataforma simultaneamente” nas linhas.
Autoesporte entende que o valor de R$ 13 bilhões é alto demais para não contemplar uma arquitetura nova, e que sua adoção é essencial para garantir o futuro da operação em Pernambuco. Sendo assim, nossa aposta é que, caso o produto da tal “nova marca” seja mesmo o Peugeot 3008, deve chegar sim com a plataforma STLA Medium do SUV homônimo europeu, marcando a estreia dessa matriz entre os veículos nacionais da Stellantis.
O interior do novo Peugeot 3008: SUV tem a plataforma STLA Medium
Divulgação
Contudo, isso deve acontecer somente no fim da década, possivelmente não antes de 2028, já contemplando a reestilização de meia vida da atual geração do 3008, lançada em 2024 na Europa. Seria uma estratégia similar à de outro SUV da Peugeot, o compacto 2008, cuja atual geração foi trazida para a América do Sul apenas junto do facelift europeu. Antes, é possível que o SUV médio da marca francesa seja trazido importado na versão elétrica e-3008.
Comparativo: Peugeot 2008 é um SUV 1.0 turbo melhor que Creta, T-Cross, Fastback e Tracker?
Teste: novo Peugeot 2008 consegue ser o melhor SUV compacto do Brasil?
Peugeot 3008 já foi vendido no Brasil em suas duas primeiras gerações
André Schaun
Quando nacionalizado, o Peugeot 3008 STLA Medium deve contar com motorização híbrida flex da família Bio-Hybrid, formada pelo motor 1.3 GSE turbo flex em configuração híbrida leve de 48 Volts, o chamado T270 Hybrid e-DCT – com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas – ou híbrido plug-in, com recarga externa.
Na Europa, o Peugeot 3008 de terceira geração (projeto P64) mede 4,54 metros de comprimento, 2,74 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



