Novo Jeep Renegade estreia em 2027 com mesmo porte e versão elétrica


Depois de mais de uma década de atuação como principal SUV compacto da Jeep no mercado global, o Renegade finalmente caminha para trocar de geração. Especulações sobre a nova linhagem têm surgido com frequência na mídia e antecipado detalhes importantes sobre o que está por vir. As mais recentes informações foram reveladas pelo próprio chefe de planejamento de produto da Jeep na Europa, Marco Montepeloso.
Em entrevista à revista britânica Auto Express, o executivo afirmou que o novo Renegade não sofrerá grandes mudanças dimensionais e, na prática, manterá aproximadamente o mesmo porte do modelo atual. Hoje, o modelo tem 4,26 metros de comprimento, 2,57 m de entre-eixos e leva apenas 320 litros no porta-malas (espaço inferior ao dos rivais diretos).
Apesar disso, terá seu espaço interno melhor aproveitado graças à adoção de uma nova plataforma. A otimização será viabilizada a partir da arquitetura STLA Small (uma evolução da CMP da Peugeot), que entrará no lugar da velha Small Wide 4×4 usada desde 2016. Com isso, o SUV deverá acomodar com mais conforto os ocupantes do banco traseiro e oferecer espaço extra para levar bagagens.
Novo Jeep Renegade terá aproximadamente o mesmo porte do modelo atual
Reprodução/Maltese Design
Convivência com o Avenger
Montepeloso também comentou sobre a formação do novo catálogo da Jeep e garantiu que o Renegade de segunda geração conviverá pacificamente com o novato Avenger, posicionado logo abaixo. “Isso não é novidade. Vendemos o Avenger e o Renegade juntos nos últimos três anos [na Europa], e o ótimo desempenho do Avenger se deu com o Renegade ao lado”, disse.
Jeep Renegade e Avenger devem conviver em harmonia
Divulgação
O executivo afirmou que os modelos têm públicos diferentes, sendo o menor indicado para clientes que buscam um veículo compacto e o maior procurado por famílias recém-formadas. “Portanto, não vejo risco de canibalização. Para mim, existem diferenças claras entre os clientes”, completou.
O Avenger mede 4,08 metros de comprimento (quase 20 cm a menos que o Renegade) e também será vendido no Brasil. Aqui, será produzido no complexo fabril de Porto Real (RJ) e chegará às lojas em 2026 como o Jeep mais barato do país.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Novo design e versão elétrica
No visual, o novo Renegade fugirá da receita contemporânea do Compass e evidenciará ainda mais a pegada retrô que lhe é característica. Assim como o elétrico Recon, o modelo manterá o formato quadrado que o fez conhecido e atualizará as linhas com referências aos carros do passado da marca. Projeções publicadas recentemente pelo maltesedesign_concept nas redes sociais dão ideia geral de como será o novo SUV.
Novo Renegade conservará o design característico da geração atual
Renato Durães/Autoesporte
Com a nova plataforma, o futuro Renegade atualizará as opções de motorização e ganhará uma inédita variante elétrica. A nova configuração alinhará o modelo a outros SUVs da Stellantis e renderá algo em torno de 240 cv de potência. Já a autonomia ficará na casa dos 480 km, levando em conta o ciclo WLTP.
Além disso, o portfólio manterá motores tradicionais a combustão com sistemas híbridos associados. Segundo Montepeloso, haverá “liberdade de escolha” para o consumidor. A tradicional variante 4×4, imprescindível para qualquer veículo da Jeep, também terá seu lugar na gama.
Em todo o mundo, Renegade é produzido atualmente apenas no Brasil
Renato Durães/Autoesporte
A chegada de uma nova geração colocará o Renegade novamente em posição de destaque dentro do catálogo da marca, especialmente após a perda de competitividade amargada nos últimos anos. O modelo já saiu de linha na Europa, na China e nos Estados Unidos, tendo o Brasil como único país do mundo a produzi-lo atualmente. Por aqui, inclusive, já foi líder do segmento, mas perdeu o posto em 2020.
Initial plugin text
Facelift à brasileira
No Brasil, vale lembrar, o Renegade terá novidades antes de trocar de geração. Em 2026, o modelo receberá seu terceiro facelift por aqui e ganhará versão híbrida para seguir em oferta por mais alguns anos. O conjunto será do tipo híbrido leve de 48 volts (MHEV) e estará presente também na picape Fiat Toro, sempre associado ao motor 1.3 turbo e mais dois propulsores elétricos. O câmbio será automatizado de dupla embreagem E-DCT.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



