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Novo Jeep Compass: veja como era e como ficou o SUV médio

07/05/2025
Novo Jeep Compass: veja como era e como ficou o SUV médio

Sem mudanças drásticas no visual, modelo já está à venda na Europa e passa a oferecer apenas conjunto mecânico híbrido ou elétrico Após a confirmação de que o Jeep Compass ganharia uma terceira geração na linha 2026, a Stellantis já disponibilizou o modelo para o mercado europeu, partindo de 41 mil euros, ou R$ 265 mil em conversão direta, na versão First Edition. Oferecendo motorização apenas híbrida ou elétrica, o SUV médio já pode ser encomendado, com previsão de entrega para o último trimestre deste ano.
Além das opções de conjunto mecânico, o modelo passa a adotar nova plataforma — STLA Medium, que equipa o Peugeot 3008 e se chamava EMP2 — e mudanças no visual. Estas, apesar de não tão drásticas, revelam a evolução na comunicação visual da marca. Autoesporte mostra como era e como ficou o SUV da Jeep. Confira:
Além da configuração First Edition, o Jeep Compass também está à venda na Europa na versão 4xe Overland, com tração 4×4
Jeep/Divulgação
Como era e o que mudou no Jeep Compass?
Como mencionado, a linha 2026 do Compass não apresenta mudanças tão significativas no design, como aconteceu com o Hyundai Creta, que chegou à linha 2025 com uma reestilização profunda, e outros modelos. Apesar de manter o DNA visual típico da Jeep, que parece agradar o consumidor, a nova geração do modelo trouxe novos detalhes que mantêm a identidade da marca e conversam com a proposta de eletrificação do veículo.
Assim, a grade dianteira ainda traz o padrão de sete fendas (assinatura da Jeep em seus modelos), mas desta vez fechadas, como um reflexo da nova motorização. O detalhe, inclusive, recebeu inédita iluminação de LED na parte superior. Além disso, o para-choque recebeu mais destaque e agora recebe uma peça maior com acabamento em plástico preto, o que deixa o visual mais robusto.
Grade dianteira do novo Jeep Compass traz detalhe das sete fendas, que são a marca registrada da fabricante
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Como houve a mudança na plataforma, o SUV médio ficou consideravelmente maior, e essa impressão é passada ao olhar para o capô, que tem acabamento mais retilíneo. Já o conjunto de faróis está mais afilado que o da geração atualmente vendida no Brasil, e adota um formato quadrado que fica rente à linha do capô e à grade dianteira.
Na traseira, o para-choque está mais destacado, assim como na dianteira. As curvas do conjunto de lanternas da atual geração também dão lugar a linhas mais retas e um formato que lembra o visual das lanternas do Renegade, SUV compacto da marca. Seguindo a tendência de mercado, o conjunto cresceu e é unido por uma barra iluminada. Inédito nesse caso é o fato de o nome da marca estar estampado na barra e também ser iluminado.
Conjunto de lanternas do novo Jeep Compass foi renovado e agora é unido por uma barra iluminada
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Por fim, o acabamento na lateral do SUV traz vincos, seguindo uma identidade visual mais geométrica, mas mantém o padrão das caixas de roda. Assim como na linha atual, as lanternas traseiras invadem a lateral, mas há uma peça preta que fica entre a o porta-malas e a coluna C — que entrega que o modelo aumentou de tamanho.
De fato, o Compass foi beneficiado com a nova matriz STLA Medium e ganhou alguns centímetros de dimensões. Assim, a terceira geração do SUV mede 4,55 metros de comprimento (15 cm maior) e tem distância de 2,79 m entre os eixos (+ 16 cm). Já a capacidade do porta-malas é de 550 litros, segundo o padrão europeu, contra 410 l da geração atual brasileira.
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Como é o interior do novo Jeep Compass?
Com o aumento nas medidas, a nova geração do Compass está mais espaçosa na cabine, que foi modernizada e prioriza a conectividade. Assim, o quadro de instrumentos segue sendo digital de 10 polegadas, mas a central multimídia cresceu e tem 16″.
Logo abaixo, há uma fileira de botões para comandos diversos. Detalhes do acabamento contam com diversos elementos em formato de “X”, no mesmo esquema visto nos LEDs das lanternas. Pelas imagens, dá para ver ainda que há detalhes macios ao toque no acabamento interno. Por fim, os bancos misturam revestimento em couro e tecido, com costuras em relevo.
Central multimídia do novo Jeep Compass foi modernizada e agora tem 16″
Jeep/Divulgação
Novas opções de motorização
Aderindo de vez à era de eletrificação na Europa, a Jeep disponibilizou o Compass apenas com conjunto motriz híbrido ou elétrico para os consumidores europeus. A versão de entrada oferece sistema híbrido leve de 48 volts, o mesmo que estará na Fiat Toro 2026 nacional, com câmbio e-DCT (automatizado de dupla embreagem) e capacidade de tracionar brevemente as rodas em modo elétrico.
Contudo, no caso do Compass europeu, em vez do motor 1.3 GSE turbo de origem Fiat, temos o 1.2 Puretech turbo de três cilindros, originário da Peugeot. Nesse caso, o modelo entrega 145 cv de potência. Logo acima, a configuração PHEV (híbrido plug-in) desenvolve 195 cv, com sistema elétrico aliado a um propulsor 1.6 turbo de quatro cilindros.
Há ainda três versões elétricas: as com tração dianteira têm potência de 213 ou 231 cv, enquanto a com tração integral rende 375 cv. Até agora, a Jeep só revelou a autonomia máxima, que chega a 650 km com base no ciclo WLTP. Os preços das variantes elétricas começam em 51.750 euros (R$ 334.300).
Nova geração do Jeep Compass usa nova plataforma e ficou maior
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Novo Jeep Compass no Brasil
No Brasil, a linha atual do Jeep Compass é vendida com duas opções de motorização sem qualquer tipo de eletrificação. Um dos conjuntos traz o motor 1.3 turboflex T270 de quatro cilindros em linha, que entrega até 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque após recalibrado para o Proconve L8, com tração dianteira e câmbio automático de seis marchas.
Já o segundo traz o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina da Ram Rampage, capaz de render 272 cv de potência e 40,8 kgfm, com tração 4×4 e câmbio automático de 9 marchas. Com esse trem de força, o SUV médio vai de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos.
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A nova geração do Jeep Compass, terceira global e segunda nacional, deve chegar ao Brasil entre 2026 e 27, com produção em Goiana (PE), marcando a estreia da matriz STLA Medium entre os modelos produzidos nacionalmente. Trata-se do projeto J4U, que incluirá versões híbridas leves de 48V e híbridas plug-in, sempre com o motor T270.
Versões do Jeep Compass 2026
Por enquanto, a Stellantis revelou apenas duas versões para o modelo na Europa: First Edition e 4xe Overland, com tração integral. A segunda, inclusive, traz algumas diferenças no design, como o para-choque com pintura contrastante à da carroceria.
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Não há mais informações sobre as cores disponíveis para a carroceria, mas as fotos oficiais trazem o Compass Overland com pintura branca e a configuração First Edition em dois tons: em azul, que recebeu o nome de Pacific, e verde-limão, que a marca chamou de Hawaii.
No mercado nacional, a linha 2025 do SUV, ainda com geração antiga, tem sete versões: Sport 1.3, Longitude 1.3, Limited 1.3, Série S 1.3, Limited 2.0 turbodiesel 4×4, Overland 2.0 gasolina 4×4 e Blackhawk 2.0 gasolina 4×4. Custando a partir de R$ 186.990 na configuração mais barata, os preços chegam a R$ 291.990 na opção topo de linha.
Novo Jeep Compass Overland – estática
Jeep/Divulgação
O novo Jeep Compass vai ser vendido no Brasil?
Apesar de ainda não ter anunciado a nova geração do SUV médio para o mercado nacional, a Stellantis confirmou que investirá R$ 13 bilhões na fábrica de Goiana (PE), onde o Compass é produzido. Assim, pode-se aguardar que o modelo também chegue às concessionárias brasileiras.
Hoje, o modelo é vice-líder do segmento e o principal produto nacional da Jeep, como te explicamos no vídeo abaixo. Aperte o play e confira!
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Fonte: Read More 

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