Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Novo Golf GTI será elétrico e “monstruoso”, diz CEO da Volkswagen

16/05/2025
Novo Golf GTI será elétrico e “monstruoso”, diz CEO da Volkswagen

Baseado na plataforma SSP, compartilhada com Audi e Porsche, hatch esportivo de nova geração será lançado em 2029 e promete design arrebatador Considerado um dos veículos mais icônicos do portfólio da Volkswagen, o Golf GTI deverá passar pela maior transformação de sua história até o final da década. O modelo trocará de geração, estreará plataforma inédita e, pela primeira vez, passará a ser totalmente elétrico. O projeto está em pleno desenvolvimento e vem sendo aguardado com bastante expectativa, tendo em vista a completa disrupção na comparação com as gerações anteriores.
Não à toa, a própria marca começa a dar detalhes da novidade para atiçar a curiosidade do público. Foi o caso do CEO Thomas Schäfer, que afirmou em entrevista recente à revista Auto Express que “o Golf GTI será um carro monstruoso”. Ainda de acordo com o executivo, o esportivo será lançado até o final da década (provavelmente em 2029) e chegará ao mercado combinando evoluções tecnológicas inéditas com a tradição de mais de 50 anos da sigla.
Golf com plataforma de Porsche
Além da motorização elétrica, o próximo Golf GTI terá a plataforma como um dos grandes destaques da nova geração. Trata-se da sofisticada arquitetura Scalable Systems Platform (SSP), que está sendo projetada pela Volkswagen em parceria com a norte-americana Rivian. A matriz estreará nos próximos lançamentos da Porsche e da Audi, a partir de 2027, e será usada dentro do grupo em diversas aplicações. No caso da VW, a arquitetura será inaugurada justamente pelo novo GTI.
Golf GTE Sport Concept chamava atenção pelas linhas ousadas e agressivas
Volkswagen/Divulgação
O próprio Schäfer já disse que a base será “realmente escalável” e terá tamanhos específicos de acordo com cada veículo. Além disso, manterá os mesmos módulos e componentes principais, de modo a tornar máximo o efeito de escala. Gradualmente, substituirá as atuais bases MEB e EPP, sendo usada por todos os carros elétricos do grupo, desde Skoda e VW até Lamborghini e Bentley.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Design em fase digital
Golf GTE Sport Concept tinha carroceria com apenas duas portas
Volkswagen/Divulgação
O visual ainda é guardado a sete chaves e, segundo Schäfer, está atualmente em fase digital. Nessa etapa, todo o trabalho é realizado virtualmente e, só depois, serão construídos os primeiros protótipos físicos. “Já conhecemos o desenho do carro e podemos sentar virtualmente nele”, disse. “As dimensões da plataforma e do veículo são claras, embora não estejam ajustadas até o último detalhe do design. Temos muitas etapas de iteração para concluir”, completou o executivo.
Initial plugin text
Enquanto o design segue em sigilo, o Golf GTE Sport Concept, apresentado em 2015, fornece um possível caminho a ser seguido. O protótipo chamou atenção pela agressividade do design na época e tem a mesma pegada “monstruosa” que a Volkswagen já confirmou que será seguida. A conferir.
Golf GTI atual será vendido no Brasil
Volkswagen Golf GTI voltará ao Brasil ainda em 2025
Renato Durães/Autoesporte
Enquanto a nova geração não chega, a Volkswagen segue com o GTI atual à venda. No Brasil, a marca já confirmou que lançará o modelo em 2025, trazendo-o de volta ao catálogo nacional após quase seis anos. Sob o capô, terá o conhecido motor 2.0 turbo, quatro-cilindros, gasolina, com injeção direta, da família EA888. É o mesmo que está presente no Jetta GLI, porém em uma calibração mais agressiva, entregando 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque.
O câmbio é também famoso, o DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas banhado a óleo. Com esse conjunto, o 0 a 100 km/h ocorre em 5,9 segundos. Em dimensões, o Golf GTI 2025 mede 4,28 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Nesse retorno ao país, o hatch médio brigará com Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, custando algo em torno de R$ 300 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.