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Novo Fiat Fastback estreia ainda em 2025 com base de Citroën Basalt

24/05/2025
Novo Fiat Fastback estreia ainda em 2025 com base de Citroën Basalt

CEO do grupo na Europa confirmou que a segunda geração do SUV cupê será revelada “nos próximos meses”; veja quando chega ao Brasil No ano passado, a Fiat apresentou quatro conceitos que servirão de base para sua nova família de produtos. Um deles é o SUV cupê que, como você já deve ter visto na Autoesporte, será a segunda geração do Fastback. Agora, o chefe da marca na Europa, Gaetano Thorel, confirmou que o modelo está próximo do lançamento. A previsão é de que a estreia aconteça ainda em 2025.
“Dois novos carros estão chegando para completar o ressurgimento da Fiat [na Europa]”, disse o empresário em entrevista à Auto Express. Esse outro modelo, no caso, é o projeto F2U, que dará origem a um inédito SUV de sete lugares derivado do Citroën Aircross . Este, como adiantado com exclusividade por Autoesporte, vai brigar com a Chevrolet Spin no Brasil. Na Europa, ele é conhecido como Giga Panda.
Fiat apresentou conceito do SUV Fastback em 2024
Fiat/Divulgação
No caso do novo Fastback, o nome do projeto é F2X. O plano, segundo o site, é que ele seja revelado já nos próximos meses, com o lançamento acontecendo até o final do ano fiscal no continente europeu. Por lá, o SUV vai preencher a lacuna deixada pelo Tipo, que ainda faz sucesso na versão sedã em países como Argélia e Turquia.
Fiat vai investir R$ 14 bilhões em híbridos e nova plataforma em Betim
Importante reforçar que todos os novos produtos da Fiat nascerão sobre a plataforma Smart Car (uma derivação da CMP), que tem como proposta de ser uma arquitetura de baixo custo. Com exceção da caminhonete compacta, prevista para 2027 e que está nos planos para ser a futura substituta da Strada brasileira, os demais derivam diretamente dos Citroën C3 (Grande Panda), Basalt (Fastback) e Aircross.
Fiat Grande Panda já estreou na Europa e chega ao Brasil em 2026 com mudanças no visual e novo nome
Divulgação
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O visual dos novos modelos da marca serão ditados pelo Grande Panda, que foi lançado recentemente na Europa e virá ao Brasil com outro nome. O modelo não foi feito “ao pé da letra” em relação ao conceito inicial, mas seguiu a linguagem mais atualizada e futurista da marca italiana. Ou seja, a mesma solução é esperada no Fastback e no Giga Panda.
Teste: Fiat Grande Panda é um bom sucessor para Argo e Mobi no Brasil?
Fiat Grande Panda básico é o Uno com escada no teto dos tempos modernos
“Quando desenvolvemos o Grande Panda, [criamos] uma série de veículos em uma espécie de sistema ‘Lego’, onde construímos diferentes veículos em diferentes tamanhos que realmente usam muitos componentes comuns para realmente reduzir seus custos”, disse François Leboine, chefe de design da Fiat, François Leboine.
Projeção do Fiat Fastback derivado Citroën Basalt na plataforma derivada da CMP
Kleber Silva/KDesignAG
Em resumo, tanto o SUV de sete lugares (Giga Panda) quanto o SUV Cupê (Fastback) devem chegar às lojas da Europa efetivamente até o final de 2026. No Brasil, entretanto, os lançamentos devem demorar mais. O Granda Panda, que tem a missão de substituir Argo e Mobi de uma só vez, está previsto para estrear por aqui na segunda metade do ano que vem. Portanto, é provável que a nova geração do Fastback e o SUV de sete lugares cheguem em terras tupiniquins apenas em 2027.
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Como será o novo Fiat Fastback
Aproveitando a carroceria do Basalt, a nova geração do Fiat Fastback manterá essa pegada mais esportiva e cupê, com um proeminente caimento no teto. Uma projeção, gentilmente cedida por Kleber Silva, do @kdesignag, reforça essa proposta. Neste caso, a distância entre os eixos deve ser mantida na faixa de 2,60 m, também com melhorias em termos de tecnologias e acabamento interno.
Fiat Fastback de segunda geração deve manter a linha de design mais esportivo
Kleber Silva/KDesignAG
A previsão é de que o Fastback da família Smart Car mantenha o motor 1.0 GSE T3 turbo flex híbrido leve de 12V, que foi lançado na linha 2026 do próprio Fastback brasileiro (e também no Pulse). O modelo, inclusive, será fabricado em Betim (MG), junto do projeto F1H (Grande Panda). Este usará o monobloco do C3, conforme descoberto em primeira mão por Autoesporte e confirmado pela própria Stellantis um dia depois.
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