Novo Fiat Doblò é registrado no Brasil; será que o utilitário vai voltar?

Nova geração do Fiat Doblò aparece no Inpi brasileiro ao lado dos “irmãos” Citroën Berlingo e Peugeot Partner O Fiat Doblò nunca foi um carro conhecido pela beleza, mas sua praticidade o fez ser bem vendido no Brasil por 20 anos. Ele foi lançado em 2001 e permaneceu na mesma geração — embora tenha passado por mudanças estéticas — até sair de linha em 2021. E esse sucesso pode voltar em nova geração que foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Fiat Doblò, Citroën Berlingo e Peugeot Partner: trio da Stellantis foi registrado no Inpi
Reprodução
E não está sozinho. Na patente que aparece no órgão brasileiro, o utilitário aparece ao lado dos “irmãos” Citroën Berlingo e Peugeot Partner, todos feitos sobre a mesma carroceria e sob o guarda-chuvas da Stellantis. Os três carros dividem basicamente o mesmo desenho interno e externo, mudando apenas algumas características de cada marca. Os registros foram feitos com desenhos de versões de passageiro e furgão dos utilitários.
No Brasil as três marcas da Stellantis já usam essa tática em outros produtos. No segmento das vans médias, Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert fazem esse papel, enquanto Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper representam as grandes. Há ainda Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid no segmento de entrada.
Citroën Berlingo em versão furgão
Divulgação
Na Europa, os três utilitários têm versões elétricas com autonomia de até 330 km no padrão europeu. Têm velocidade máxima de 135 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. Há ainda opções 1.2 a gasolina com 110 cv e duas 1.5 a diesel com 100 cv e 130 cv, sendo essa última com opção de câmbio automático.
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Quanto ao Doblò de nova geração, este tem as seguintes dimensões: 4,40 metros de comprimento, 2,10 m de largura e 1,81 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,75 m e a área de carga leva até 3.000 litros. A capacidade de carga pode chegar a 1.005 kg, dependendo da versão.
Peugeot Partner
Divulgação
O registro no Inpi não significa que o modelo será vendido no Brasil. Muitas marcas fazem patentes para proteger os direitos de um produto contra a pirataria. Oficialmente, a Stellantis não sinaliza planos de trazer uma nova geração do Doblò ao nosso mercado. Se chegar ao país, o modelo brigaria com o Renault Kangoo, que custa R$ 122.400.
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