Novo Audi Q3 Sportback reforça pegada cupê e chega ao Brasil em 2026


Poucos meses após a estreia do Q3 em carroceria convencional, a Audi apresenta a nova geração do Q3 Sportback e expande sua família de SUVs-cupê já formada pelas variantes equivalentes de Q5, Q6 e-tron e Q8 e-tron. O novo modelo aposta forte no pacote tecnológico embarcado e na ampla gama de motorizações disponíveis (gasolina, diesel e um conjunto híbrido plug-in). Curiosamente, não há versões elétricas como nos rivais da Mercedes-Benz, Volvo e BMW.
Como esperado, o Q3 Sportback compartilha a maioria dos painéis da carroceria com o Q3. Na dianteira, o destaque fica por conta do conjunto de faróis divididos, com LEDs diurnos do tipo pixel na parte superior e luzes principais Matrix (opcionais) logo abaixo. Além disso, a grade está bem mais ampla, abrigando o tradicional logotipo das quatro argolas no centro, enquanto o para-choque recebe nova abertura inferior com pintura contrastante.
Novo Audi Q3 Sportback tem lanternas separadas na parte superior e faixa de LED logo abaixo
Divulgação
Na traseira, as lanternas são separadas na parte superior e, logo abaixo, acompanhadas por uma faixa horizontal contínua em LED. Na comparação com o irmão, a linha do teto e a área envidraçada foram redesenhadas, resultando em um vidro traseiro mais inclinado. Além disso, os designers omitiram os racks de teto da versão padrão para uma postura mais esportiva.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Novo interior
Na cabine, o Sportback segue o mesmo padrão do Q3 convencional. Ou seja, quadro de instrumentos de 11,9 polegadas e central multimídia de 12,8 polegadas posicionados lado a lado. A diferença é que não há tela para o passageiro, como em outros SUVs da marca.
Novo Audi Q3 Sportback tem seletor de marchas posicionado junto ao lado direito da direção
Divulgação
Outra novidade é o seletor de marchas posicionado junto ao lado direito da direção e não mais no console central. A mudança, explica a Audi, liberou espaço entre os bancos dianteiros para dois grandes porta-copos, uma bandeja de carregamento por indução refrigerada e duas portas USB.
Por conta disso, há uma nova alavanca esquerda multifuncional que incorpora controles para os limpadores de para-brisa, funções de iluminação e indicadores de seta.
No porta-malas, o Sportback leva 488 litros com o banco traseiro em posição de uso e cerca de 1.289 litros após rebatimento. A capacidade de reboque é de até 2.100 kg.
Audi Q3 Sportbackt tem a cor “Castanho Madeira” como novidade na paleta
Divulgação
Initial plugin text
Gama de motores
O portfólio de motorizações é amplo, mas nenhuma versão é movida unicamente por baterias. A gama começa com o motor 1.5 TFSI a gasolina associado a um sistema híbrido leve, entregando 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O propulsor promete números animadores de consumo e emissões, contando também com tecnologia de desativação de cilindros. O câmbio é sempre automático de dupla embreagem e sete marchas.
Logo acima, as versões com tração integral quattro têm motor 2.0 TFSI com 265 cv de potência e 40,8 kgfm de força. Para amantes do diesel, o motor 2.0 TDI entrega 150 cv e 36,7 kgfm de torque, também com caixa de sete marchas.
Novo Audi Q3 Sportback chegará às lojas em outubro, começando pela Europa
Divulgação
Em vez de uma versão elétrica, o Q3 Sportback aposta em uma variante híbrida plug-in (PHEV). A configuração combina o motor 1.5 a gasolina com um propulsor elétrico, totalizando 272 cv e 40,8 kgfm. A bateria tem capacidade de 19,7 kWh, permitindo uma autonomia elétrica de 118 km no ciclo WLTP. Em aparelhos rápidos de corrente contínua de até 50 kW, pode carregar a bateria de 10% a 80% em menos de 30 minutos.
Ao contrário das versões a combustão, o Q3 Sportback híbrido adota câmbio automático de seis marchas. A tração é somente dianteira.
Novo Audi Q3 Sportback tem rodas de até 20 polegadas
Divulgação
Chegada às lojas
Na Europa, as vendas do novo Q3 Sportback serão iniciadas em novembro com preços a partir de 46.450 euros (R$ 295 mil em conversão direta). No Brasil, a expectativa é de que a nova geração seja lançada em meados de 2026.
Importante lembrar que o Q3 e o Q3 Sportback atuais são montados na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Porém, ainda não há qualquer definição sobre a continuidade da produção local da nova geração.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



