Nova picape da BYD terá motor híbrido flex do Song Plus e tração 4×4


A BYD prepara para breve a estreia da aguardada picape intermediária que desenvolve especialmente para o Brasil. A caminhonete já apareceu em flagras, vazamentos online e caminha para se tornar finalmente conhecida no próximo mês de novembro. Autoesporte vem antecipando detalhes sobre o modelo desde o início do ano e revela agora novas informações, incluindo motorização e oferta de versões.
De acordo com fontes ouvidas por nossa reportagem, a nova picape será híbrida e adotará dois diferentes conjuntos mecânicos: um emprestado do Song Plus e outro compartilhado com o Song Plus Premium. O primeiro equipará as versões de entrada e renderá apenas tração 4×2, com as rodas motrizes na frente. Já o segundo, mais potente, será usado pelas variantes mais caras e, neste caso, equipadas com tração 4×4.
O primeiro conjunto será formado pelo motor 1.5 aspirado de 110 cv de potência e 13,2 kgfm de torque, aliado a um elétrico de 180 cv e 32,3 kgfm (este responsável por mover o veículo na maior parte do tempo). No SUV, a potência combinada é de 235 cv e o torque de 40,1 kgfm. Já na picape, o propulsor será flex e poderá entregar números ligeiramente melhores.
Nova picape da BYD será baseada na plataforma do Song Plus
Jonathan Machado
Hoje, o Song Plus tem bateria com 18,3 kWh de capacidade e autonomia, apenas no modo elétrico, de 63 km (Inmetro). Já o alcance combinado fica entre 1.100 km e 1.200 km. A expectativa é que a picape venha a herdar os mesmos predicados, sendo a primeira da categoria com motorização híbrida plug-in.
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Picape anti-Toro da BYD será 4×4
Já a versão mais potente, a nova picape terá conjunto mecânico herdado do Song Plus Premium. Ou seja, motor 1.5 turbo de 130 cv combinado com propulsores elétricos dianteiro (204 cv) e traseiro (163 cv), totalizando potência combinada de 324 cv. Assim como na versão de entrada, o motor a combustão será flex. A tração, neste caso, será 4×4 (integral).
Na dianteira, visual remeterá ao Song Plus pré-facelift
Reprodução/Jonathan Machado
Atualmente, o Song Plus Premium possui autonomia elétrica de 52 km e alcance combinado de 690 km, ambos segundo o Inmetro. A bateria de 26,6 kWh pode ser recarregada em aparelhos com corrente contínua (DC), com velocidade máxima de 18 kW, ou corrente alternada (AC), com pico de 6,6 kW.
Design da nova picape da BYD
Como será baseada na plataforma do Song Plus, a nova picape terá a mesma construção do tipo monobloco do SUV, ou seja, seguirá a receita das rivais Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage. Do ponto de vista do design, a ligação entre os dois modelos fica evidente principalmente pelos vincos das portas. Para gerar diferenciação, haverá para-choque próprio e grade formada por elementos exclusivos.
Na traseira, inspiração virá da irmã maior Shark
Reprodução/Jonathan Machado
Já a traseira, a inspiração virá da irmã maior Shark. Nesse aspecto, o formato da tampa da caçamba e o conjunto de lanternas será praticamente o mesmo nas duas picapes. Haverá interligação entre as peças por meio de barra horizontal de LED e abertura tradicional, conforme revelam as projeções de Jonathan Machado.
Data de estreia
Autoesporte havia publicado meses atrás que a picape seria apresentada por aqui em novembro, durante o Salão do Automóvel. No entanto, uma atualização do cronograma aponta que isso não deve acontecer.
A picape será mostrada posteriormente, com chance de a apresentação brasileira ter status de debute global, afinal a BYD não vende picapes em sua terra natal.
Nova picape da BYD vazou recentemente na China
Reprodução/Weibo
As vendas, no entanto, não serão iniciadas de pronto. A chegada às lojas, efetivamente, deve acontecer em um segundo momento, com previsão para 2026. Fontes ligadas à marca tratam o modelo como “o grande lançamento” da BYD para o ano que vem.
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Montagem nacional
Outra informação importante, também antecipada por nossa reportagem, diz respeito à montagem nacional da nova picape. A produção local é considerada essencial para o sucesso da “baby Shark” ou “picape Song” no mercado brasileiro e será concentrada na fábrica de Camaçari (BA), que começou a operar recentemente com os modelos Dolphin Mini, Song Pro e King.
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