Nissan Kicks Platinum: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem


A nova geração do Nissan Kicks foi lançada em junho no Brasil e a versão Platinum, topo de linha, se tornou o carro 1.0 mais caro do Brasil, com preço de R$ 199.990. Mas o que o SUV oferece para custar tanto? Para você que está pensando em comprar a opção com o máximo que o modelo pode oferecer, Autoesporte selecionou cinco razões para comprar e cinco motivos para pensar bem.
Vale lembrar que a primeira geração, agora chamada de Kicks Play, continua à venda e, inclusive, está vendendo até mais do que o novo Kicks, como mostram os números de setembro.
5 razões para comprar o Nissan Kicks Platinum
1) Espaço interno
Há apoio de braço com porta-copos e entradas USB-C para ocupantes do banco traseiro
Divulgação
Não é exagero dizer que o novo Nissan Kicks tem porte de SUV médio. O modelo cresceu consideravelmente de uma geração para outra: são 4,37 metros de comprimento (+ 6 cm), entre-eixos de 2,66 m (+ 4 cm), largura de 1,80 m (+ 4 cm) e altura de 1,63 m (+ 2 cm). O porta-malas passou de 432 litros a 470 litros.
No assento traseiro, o espaço para as pernas é ótimo até para uma pessoa da minha altura, 1,87 m, e já com o banco do motorista ajustado para mim. Um Jeep Compass, por exemplo, tem 4,40 m de comprimento (+ 3 cm) e 2,64 m de entre-eixos (- 2 cm), enquanto o Toyota Corolla Cross oferece 4,46 m (+ 9 cm) de comprimento e os mesmos 2,64 m em distância entre os eixos.
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2) Teto solar
Novo Nissan Kicks Platinum tem teto solar de série
Divulgação
Essa versão topo de linha é muito bem equipada e traz itens de série como rodas grandes, de 19 polegadas, que são bem desejadas pelos brasileiros. Mas, sem dúvidas, a cereja do bolo é o teto solar panorâmico, que tem duas lâminas de vidro, estendendo-se até a parte traseira da cabine, além de abertura e fechamento com acionamento elétrico.
3) Itens tecnológicos
Novo Nissan Kicks Platinum 2026 tem ar-condicionado digital
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Nessa configuração, o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas é integrado com a central multimídia com a mesma medida, totalizando 24,6 polegadas de telas. A conexão de Apple CarPlay e Android Auto sem fio é feita de forma rápida e eficiente. Outro equipamento interessante é o ar-condicionado digital — que é de apenas uma zona.
Outro recurso interessante dessa nova geração do Kicks é que o freio de estacionamento é eletrônico em todas as versões e tem a função Auto Hold, que é um assistente de frenagem que mantém o carro parado sem a necessidade de o motorista segurar o pedal. Na prática, o sistema atua sobre os freios eletrônicos já presentes no veículo, em conjunto com sensores do ABS e do controle de estabilidade.
Por fim, a câmera de ré com projeção do veículo em 360 graus é uma das melhores do segmento, com ótima resolução de imagem.
Novo Nissan Kicks tem freio d e estacionamento eletrônico
Divulgação
4) Consumo
Em pista falta fôlego para o novo Kicks; em seu habitat natural a performance melhora
Divulgação
O novo Nissan Kicks agora tem o motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta de combustível, desenvolvido pela Horse, que já equipa o Renault Kardian. Assim como no SUV francês, são 120 cv e 20,4 kgfm com gasolina e 125 cv e 22,4 kgfm com etanol. Outra semelhança entre os modelos é o câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo.
Nos testes de consumo com gasolina feitos pela Autoesporte, sempre com o ar-condicionado ligado, os números foram bons: 12,1 km/l na cidade e 14,8 km/l. Assim, o novo Kicks preserva a tradição do antecessor, que já era reconhecidamente um dos SUVs compactos mais econômicos no Brasil.
5) Pacote de revisões
Lanternas são interligadas por barra em preto; rodas são de 19 polegadas desde a versão Exclusive
Murilo Góes/Autoesporte
Fechando a lista de coisas boas do Nissan Kicks Platinum 2026 está um índice importante no pós-venda: as revisões. As cinco primeiras do novo Kicks, até 50 mil km, custam R$ 3.871, enquanto alguns dos seus rivais cobram mais caro por isso: Volkswagen T-Cross (R$ 5.488), Jeep Renegade (R$ 5.020) e Fiat Fastback (R$ 4.413).
5 razões para pensar bem no Nissan Kicks Platinum
1) Desempenho
No Brasil, novo Kicks tem o mesmo motor do Renault Kardian
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Como já foi mencionado, o motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta de combustível rende até 125 cv e 22,4 kgfm com etanol. Mas como nosso teste foi com gasolina, esses números vão para 120 cv e 20,4 kgfm. Sim, você sente uma falta de fôlego pelo porte e o peso do Kicks, 1.366 kg em ordem de marcha na versão Platinum.
No Rota 127 Campo de Provas, o modelo levou 11,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h. O número é inferior ao de quase todos os SUVs compactos com motor 1.0 turbo conseguem. Ou seja, o motorista do Kicks vai precisar planejar melhor, por exemplo, as ultrapassagens em estrada. As retomadas tampouco empolgam e parece que, acima de 110 km/h, o ganho de velocidade é muito mais lento. Certamente o motor 1.3 TCe turbo flex de até 163 cv do Duster cairia bem melhor nele.
2) Banco manual
Novo Nissan Kicks 2026 – bancos e console
autoesporte
Outro ponto que também pode contrariar motoristas que exigem mais tecnologia pelo preço que o Kicks Platinum cobra é a ausência de ajustes elétricos no banco do motorista. Rivaiss que também estão na faixa dos R$ 200 mil, como Hyundai Creta Ultimate e Honda HR-V Touring, já oferecem como item de série.
3) Câmbio por botões e carregador sem ventilação
Botões do câmbio automatizado do novo Nissan Kicks
Divulgação
O câmbio, antes CVT, deu lugar a uma caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas — a mesmíssima usada no Kardian. A diferença é que, no modelo da marca francesa, os comandos são por uma alavanca convencional, enquanto no da Nissan são botões com as teclas P, R, N, D e M.
A disposição é bem semelhante ao dos finados Fiat com transmissão automatizada monoembreagem GSR. Vale lembrar que, na época em que a Fiat tentou emplacar os comandos de câmbio por botão, o público rejeitou.
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A questão visual incomoda algumas pessoas, mas o que realmente não é bom é que esses botões ocupam uma área muito grande do console central e acabam roubando um espaço que poderia ser usada de porta-objetos, por exemplo. Outro fator que chama atenção é que, logo à frente dos botões, fica o carregador de celular por indução, que não é ventilado. Ou seja, se você deixar o celular mais de 20 minutos carregando, o aparelho esquenta muito.
4) Sem saídas de ar na traseira
Nissan Kicks não tem saída de ar na traseira
Renato Durães/Autoesporte
Esse é um pênalti importante do novo Kicks Platinum. Para os passageiros de trás não há qualquer tipo de saída de ventilação. Existem apenas duas entradas USB-C. Rivais como Creta e T-Cross oferecem o equipamento até mesmo em versões intermediárias.
5) Abertura do porta-malas
Novo Nissan Kicks 2026 tem porta-malas com 470 litros de capacidade
Divulgação
O espaço do novo Kicks já foi elogiado e o porta-malas não pode passar batido: o compartimento, que já tinha bons 432 litros, foi a 470 l nessa nova geração. O erro é que nem na versão Platinum você consegue destravar a tampa pela chave. Você precisa destravar o carro para depois fazer a abertura com a própria mão por um botão na tampa.
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