Nissan Kicks e Chevrolet Tracker são os próximos SUVs 1.0 turbo do Brasil

Dois dos modelos mais vendidos do segmento terão importantes atualizações, incluindo uma inédita versão híbrida leve Depois de comparar os SUVs 1.0 turbo, nada mais justo do que falar do futuro. Como é de conhecimento geral, o segmento de SUVs está a todo vapor. E dois dos modelos mais vendidos da categoria terão novidades nos próximos meses, com direito a motorizações inéditas. Quais são eles? Chevrolet Tracker e Nissan Kicks.
Ambos estreiam neste ano como fortes apostas. No caso da Chevrolet, o Tracker terá um facelift, além de se tornar o primeiro carro híbrido flex da General Motors no Brasil. Já a Nissan apronta a segunda geração do Kicks, que muda até a alma para brigar com mais afinco na categoria. Então sente-se e se prepare para o que vem por aí!
Novo Chevrolet Tracker
Projeção do novo Tracker indica visual inspirado na picape Montana
Projeção: Kleber Silva
Representante de peso da Chevrolet e um dos SUVs mais vendidos no Brasil, o novo Tracker vai chegar ainda no primeiro semestre. O SUV compacto trará uma intensa atualização de design e ficará mais equipado, isso tudo antes de estrear com o conjunto híbrido flex.
As mudanças mais profundas estão na dianteira, com novos faróis de LED divididos, além de grade e para-choques modificados, com desenho próximo ao da Montana. Já a traseira do Tracker deve preservar o atual visual, mas com novo arranjo das lanternas.
Chevrolet Tracker LT 2025: a ‘verdadeira’ versão de entrada do SUV
Por dentro, o Tracker receberá o mesmo conjunto de telas aplicado em outros modelos da marca, como Spin e S10. Ou seja, multimídia de 11” integrada ao painel de instrumentos digital de 8”. A lista de equipamentos ficará mais completa, com mais recursos de segurança ativa, já que o SUV vendido hoje não tem pacote Adas.
Sob o capô, o SUV manterá a linha de motores turbo flex (1.0 e o 1.2 da família CSS), que foi aprimorada com o Proconve L8 e ficou mais potente em relação ao modelo anterior. O conjunto 1.0 agora desenvolve 121 cv de potência (antes eram 116 cv) e o torque subiu de 16,8 kgfm para 18,3 kgfm. Já o 1.2 oferta 141 cv e 22,9 kgfm.
Em seguida, a marca deve apresentar o Tracker híbrido flex. Segundo apuração de Autoesporte, as concessionárias já foram comunicadas de que a distribuição começará ainda no primeiro semestre.
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A aposta é de que o conjunto inédito, do tipo híbrido leve (MHEV), tenha o motor turboflex ligado a um pequeno gerador de 48V. É possível que os dados de desempenho mudem com o “empurrão elétrico”.
O sistema proporciona um auxílio momentâneo, aumentando potência e torque em condições específicas, como ultrapassagens e retomadas. Assim, reduz o esforço da unidade a combustão, o que ajuda no consumo de combustível.
Novo Nissan Kicks
Novo Kicks nacional vai ter motor 1.0 turbo flex
Jady Peroni/Autoesporte
Falando de novo Kicks, a produção do SUV já começou na fábrica de Resende (RJ). E não tem como não pensar: “esse é o Kicks?”, pois, sim, o SUV mudou demais.
A frente traz grade filetada cortando o farol e dividindo as luzes de LED do DRL. Já as lanternas em “L” de ponta-cabeça se encontram logo abaixo do vidro da tampa do porta-malas. Por dentro, o SUV tem painel e central multimídia de 12” cada integrados.
O modelo virá com o motor 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta de combustível da Horse, que já equipa o Renault Kardian. O que segue em sigilo são os números de desempenho na “versão Nissan”. Originalmente, o motor HR10DDT rende 110 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com gasolina. No Kardian, com a tecnologia flex e engenharia nacional, saltou para 120 cv e 20,4 kgfm com gasolina e 125 cv e 22,4 kgfm com etanol.
Visual do novo Kicks mudou radicalmente em relação ao modelo lançado nove anos atrás
Divulgação/Nissan
É pouco provável que a Nissan não realize um ajuste para que o Kicks tenha a cara da marca. Até porque o motor deve ser produzido na fábrica de Resende com os componentes da Horse. Inclusive, o propulsor deve receber novo nome e outros dados. Uma razão é que o câmbio usado no SUV compacto deve ser diferente da caixa automatizada de dupla embreagem do Kardian. Afinal, a Nissan é conhecida pelo bom acerto do câmbio CVT.
Painel digital e melhor acabamento são esperados no novo Nissan Kicks
Divulgação/Nissan
O novo Nissan Kicks será posicionado acima do atual, com preços na faixa de R$ 150 mil a R$ 180 mil. E ele cresceu! Agora são 4,37 metros de comprimento (6 cm a mais). Essa dimensão deixa o SUV próximo a modelos médios — o Jeep Compass (4,40 m), por exemplo. Além disso, tem entre-eixos de 2,66 m (+ 4 cm), largura de 1,80 m (+ 4 cm) e altura de 1,63 m (+ 2 cm).
Agora, resta esperar a chegada dos novos SUVs turbo para que possamos observar a reação do mercado. Fato é que o segmento se torna cada vez mais competitivo — e o que está por vir não chegará para brincadeira.
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