Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Nissan irá fechar escritório em Curitiba; engenheiros vão para RJ e SP

18/07/2025
Nissan irá fechar escritório em Curitiba; engenheiros vão para RJ e SP

A Nissan do Brasil revelou aos seus 200 funcionários sediados em Curitiba que irá fechar as portas do escritório da capital paranaense. A fabricante japonesa garante que a decisão já vinha sendo discutida antes da crise global que a acometeu, e tem como objetivo unificar os times a fim de tornar a operação mais eficiente e ágil.
Procurada por Autoesporte, a Nissan confirmou a informação (veja íntegra da nota mais abaixo). Segundo a companhia, o fechamento definitivo da unidade irá ocorrer em março de 2026. Todos os 200 trabalhadores do escritório, com foco em engenharia (desenvolvimento) e compras, foram convidados a se realocar para São Paulo e Resende (RJ).
De acordo com fontes ouvidas por Autoesporte, havia rumores de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), rechaçado pela Nissan. No entanto, caso o funcionário opte por não se mudar terá seu desligamento devidamente realizado.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Conforme já mencionamos, a fabricante de origem nipônica diz querer promover maior “integração de suas equipes no país”. Por isso, os times de Curitiba receberam a opção de remanejamento para a fábrica localizada no Rio de Janeiro e para o escritório de São Paulo, próximo à instalação.
Antiga linha de montagem da Nissan na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR)
Divulgação
Antiga herança da Renault
O encerramento do escritório de Curitiba não apenas faz sentido do ponto de vista financeiro, como também logístico. A marca japonesa mantém a operação no Paraná por causa da aliança com a Renault. Até alguns anos atrás, a Nissan produzia veículos no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Com a fábrica de Resende e a importação de alguns outros produtos, passou a fazer menos sentido manter uma estrutura longe dos outros escritórios. Autoesporte apurou que a decisão não foi recebida de modo tão efusivo pelos funcionários. Três das equipes de engenharia serão realocadas para São Paulo, e o restante vai para Resende.
No entanto, funcionários que quiserem ficar no Paraná terão que buscar uma recolocação profissional. Nesse cenário, surge a Geely, que firmou parceria com a Renault. Um dos objetivos da chinesa é o de produzir seus veículos em São José dos Pinhais (PR).
Investimentos no Brasil
É importante ressaltar que o movimento não afeta os planos da marca japonesa no Brasil. A marca investiu por aqui R$ 2,8 bilhões e contratou 400 novos funcionários para a unidade de Resende.
Inclusive, bom frisar, a companhia deverá revelar o SUV derivado do antigo Kicks ainda este ano. A data limite de lançamento, de acordo com as apurações de Autoesporte, é março de 2026 — que marca o fim do ano fiscal japonês.
Nissan trabalha em novo SUV para o Brasil e para a América Latina
Reprodução/@placaverde
O SUV de entrada e outros modelos da marca são flagrados com certa constância em Curitiba e arredores. Isso porque a Nissan segue testando seus veículos no Paraná. Isso, claro, até, pelo menos, março de 2026.
Confira abaixo, na íntegra, a nota da Nissan:
A Nissan está investindo R$ 2,8 bilhões no Brasil, acaba de contratar 400 novos funcionários para o seu Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, e, agora, como parte dessa nova fase, visando dar mais agilidade à operação e promover a maior integração de suas equipes no país decidiu unificar as atividades no Brasil em sua unidade industrial no Sul Fluminense e em seus escritórios perto dessa instalação, como o de São Paulo. Com isso, as suas equipes de Curitiba serão realocadas para essas unidades.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
pode ter um corte de custo adiante
200 – todas convidadas a se mudar

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.