Nissan Frontier sai de linha na Argentina; como fica a picape no Brasil?


A Nissan acaba de oficializar o fim da produção da picape média Frontier na Argentina. A caminhonete era fabricada em Córdoba desde 2018 e abastecia a demanda de diversos países da região, especialmente o Brasil. O encerramento das operações já era esperado desde o início do ano e acontece no âmbito do processo de reestruturação da marca diante da grave crise financeira que enfrenta.
Com a mudança, os mercados até então abastecidos pela fábrica argentina passarão a ser atendidos pela unidade de Aguascalientes (México). O país já produzia a Frontier para a demanda local e destinos de exportação, porém na planta de Morelos, que será fechada. A picape, então, será transferida para a nova fábrica e, sem a Argentina, terá toda produção para a América Latina concentrada em solo mexicano.
Nissan Frontier para mercados da América Latina terá produção concentrada no México
Divulgação
A expectativa é que Aguascalientes assuma a montagem da Frontier a partir de janeiro de 2026, quando a picape receberá importantes novidades no visual. A Nissan já confirmou o facelift por meio de teasers e adiantou que a reestilização acompanhará a identidade adotada por lançamentos recentes, como a nova geração do Kicks.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Como fica a situação do Brasil?
A previsão é de que o lançamento no Brasil com essas mudanças aconteça no ano que vem, seguido por outras estreias importantes (e também importadas do México). É o caso do renovado Versa, já flagrado em testes, e da nova geração do Sentra, recentemente apresentada lá fora. Autoesporte entrou em contato com a Nissan do Brasil para entender melhor a situação de como fica o cenário da Frontier aqui no país. Confira abaixo a resposta:
“Sendo uma das ações do plano de transformação global da Nissan, a produção da picape Nissan Frontier foi encerrada na Fábrica de Santa Isabel, na Argentina. A partir de agora, toda a produção de picapes para a América Latina será concentrada no México. Há estoques e os clientes seguirão sendo atendidos normalmente”.
Renault Alaskan dá adeus ao mercado
Divulgação
Renault Alaskan também sai de linha
Junto com o fim da Frontier, também sai de linha na Argentina a picape-irmã Alaskan, da Renault. A caminhonete era produzida na mesma fábrica e adotava igual plataforma, mudando apenas elementos do visual. Ao contrário do modelo da Nissan, não haverá reestilização ou transferência para outra unidade produtiva. A picape, portanto, dá adeus ao mercado em definitivo.
Renault Niagara já foi antecipada por meio de conceito
Divulgação
A Alaskan chegou a ser prometida para o Brasil, mas o lançamento por aqui acabou nunca sendo concretizado. Dentro do segmento nacional de picapes, a Renault continua apostando apenas na Oroch e, logo mais, lançará a inédita Niagara — que, curiosamente, será produzida na mesma fábrica argentina que hoje se despede da Alaskan.
A Nissan chegou a iniciar o desenvolvimento de uma versão própria da Niagara (seguindo a mesma estratégia da Alaskan com a Frontier), mas os planos foram posteriormente cancelados.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



