Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Neta vende menos de 50 carros no Brasil e enfrenta processo de falência

15/05/2025
Neta vende menos de 50 carros no Brasil e enfrenta processo de falência

Crise de empresa chinesa piora e, após tentativas fracassadas de investimento, pedido de revisão de falência já está em curso A Neta Auto vive uma grave crise financeira na China desde o final de 2024 e começa a enfrentar consequências ainda mais graves agora, ao ver totalmente frustrados seus planos de recuperação. A marca esperava receber um aporte de US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões) até abril, para quitar dívidas e reativar suas fábricas chinesas, mas o investimento prometido não se materializou e a situação ficou ainda mais complicada.
Com vendas colapsadas e sem dinheiro, a empresa enfrenta um processo de falência aberto em seu país natal. De acordo com o site Car News China, documentos judiciais revelam que a Hozon Auto — controladora da Neta — está enfrentando um processo de revisão de falência nos tribunais chineses. O pedido foi realizado pela agência de publicidade Yuxing, com a qual a Neta acumula dívidas de US$ 730 mil (cerca de R$ 4,1 milhões) por serviços publicitários prestados em 2022 e 2023.
Segundo a lei chinesa, os credores podem iniciar revisões de falência se as dívidas não forem pagas, permitindo que os tribunais decidam sobre outras ações. O processo ainda não indica uma falência oficial, mas ressalta os sérios desafios financeiros enfrentados pela fabricante. Além da Yuxing, a Neta acumula dívidas com acionistas, fornecedores e até concessionários. Para piorar, também está envolvida em mais de 400 disputas judiciais e cerca de 90 processos de execução.
Neta emplacou apenas 46 carros no Brasil ao longo de sua operação
Renato Durães/Autoesporte
Toyota interessada em comprar a Neta?
No início da semana, fortes rumores surgiram indicando que a Toyota estaria interessada em adquirir a Neta, livrando-a da má fase financeira. A ideia seria recuperar a empresa e ter um ‘braço chinês’ competitivo dentro do concorrido mercado de elétricos do país.
No entanto, a Toyota negou veementemente as especulações e disse não ter qualquer interesse na fabricante. “Nunca ouvimos falar desse assunto e pedimos ajuda para esclarecer esse rumor”, disse Xu Yiming, chefe de comunicação da fabricante japonesa na China.
Initial plugin text
Origem da crise
A Neta entrou em crise na China no final de 2024 e precisou reduzir drasticamente sua produção após forte queda nas vendas. Desde então, contraiu dívidas da ordem de US$ 1,4 bilhão (quase R$ 8 bilhões) e vem enfrentando protestos até mesmo de concessionários, que em abril se reuniram em grupos e foram para a porta da fábrica da marca em Tongxiang, na província de Zhejiang, reivindicar providências diante de um suposto calote.
Cupê elétrico GT foi prometido para o Brasil, mas até agora não chegou às lojas
Divulgação
Em termos comerciais, as vendas no mercado chinês entraram em colapso, despencando impressionantes 98% em janeiro de 2025 na comparação com igual período do ano anterior. Em fevereiro não foi diferente, com cerca de 400 unidades comercializadas. Na prática, um número bem aquém das 18 mil unidades mensais que a Neta chegou a emplacar em seu melhor momento (meados de 2022).
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Neta Auto no Brasil
Neta Aya concorre com BYD Dolphin
Divulgação/Neta
A Neta chegou oficialmente ao Brasil em agosto de 2024 com foco na comercialização de veículos elétricos. O portfólio da marca é composto pelos modelos Aya e Neta X, anunciados atualmente a partir de R$ 133.900 e R$ 209.900, respectivamente.
No entanto, na concessionária Potenza, no Rio de Janeiro (RJ), ambos estão sendo vendidos com desconto de R$ 10 mil sobre o preço de tabela. Com baixa procura e veículos parados em estoque, a loja oferece financiamento com taxa zero, IPVA, Wallbox e emplacamento grátis. O valor total dos subsídios para compra chegaria a R$ 25 mil.
Site da Neta Auto no Brasil em manutenção
Reprodução
O mesmo grupo tinha a previsão de inaugurar outra revenda da marca em abril deste ano na cidade de Niterói (RJ), mas interrompeu o processo de abertura devido à situação delicada da marca. Oficialmente, afirma que a loja “ainda se encontra em processo de obras”.
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a Neta emplacou no mercado brasileiro apenas quatro carros no final de 2024 mais 42 ao longo de 2025, totalizando 46. Foram 19 em janeiro, oito em fevereiro, nove em março e somente seis unidades em abril. O site da marca no Brasil está atualmente fora do ar, com aviso de manutenção, e não informa dados sobre os veículos.
Initial plugin text
O que diz a Neta
Em resposta ao contato de Autoesporte, a assessoria da Neta Auto pediu que se replique um comunicado anterior da fabricante já enviado à nossa reportagem. Segue na íntegra:
“Nos últimos meses, a NETA AUTO está fazendo uma série de reformas e ajustes organizacionais para aumentar a eficiência operacional, focar no negócio principal e fortalecer ainda mais a competitividade da empresa.
A NETA AUTO prestará mais atenção em seus mercados estrangeiros. A Tailândia, por exemplo, após vários anos de operação naquele mercado, a NETA AUTO é profundamente amada pelos consumidores tailandeses com um número enorme de fãs. A NETA continuará o desenvolvimento sustentável com garantia total e fornecerá aos consumidores tailandeses um melhor serviço.
Recentemente, a NETA AUTO realizou uma conferência de revendedores na Tailândia e assinou 4 importantes acordos de cooperação com parceiros locais para obter mais suporte em produção, finanças, fornecimento de peças e baterias, o que garante o desenvolvimento contínuo e de longo prazo da NETA AUTO na Tailândia.
A NETA AUTO é uma das 3 principais marcas de veículos elétricos na Tailândia, e seu desenvolvimento na Tailândia ainda irá crescer muito.
Além do mercado tailandês, o mercado brasileiro será a máxima prioridade do mercado global da NETA AUTO. A NETA continuará a fazer negócios no mercado brasileiro. Atualmente, o varejo no mercado brasileiro está apenas começando. Há varias lojas em várias cidades prestes a abrir. Assim como o mercado tailandês, o mercado brasileiro também continuará a se desenvolver por um longo prazo, e essa direção não mudará. Em breve a NETA irá divulgar mais detalhes e planos para o mercado brasileiro, sempre seguindo o conceito de “Tecnologia para Todos”.
Estratégia Brasil
A operação no Brasil é uma das estratégias mais importantes para a NETA Auto no mundo. Com base no sucesso das operações da NETA Auto nos mercados fora da China, os planos para o mercado brasileiro seguem inalterados. O Brasil tem uma base muito forte na indústria automobilística e uma cadeia de suprimentos completa com alto controle de qualidade: mais de 90% do volume de vendas é produzido localmente.
A NETA se atenta a esse cenário e vai investir na localização de seus produtos. O objetivo é fornecer produtos de qualidade e alta tecnologia por um preço competitivo para os consumidores.
O plano é que a fábrica a ser instalada no Brasil atenda o mercado local e outros países do Mercosul.
A NETA tem três fábricas fora da China: Tailândia, Indonésia e Malásia. Com a experiência dessas três operações e considerando tempo necessário de construção de uma fábrica totalmente nova, a produção no Brasil da NETA Auto seguirá um projeto CKD. Inicialmente, a operação contará com processos de soldagem, pintura e montagem, compartilhando a capacidade (ociosa) com as montadoras locais já instaladas no Brasil.
O plano de lançamento no Brasil prevê a produção de dois modelos localmente, o AYA e o X, gerando centenas de empregos diretos. A empresa está concluindo os estudos de viabilidade e negociação para definir a localização dessa unidade. Obviamente, a localização de vários componentes relacionados será realizada paralelamente.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.