Neta tem dívida milionária no Brasil enquanto tenta se reerguer na China


A Neta segue em situação delicada no Brasil. A marca chinesa, segundo apurado por Autoesporte, deve pelo menos R$ 2 milhões para fornecedores e não honrou compromissos com seu concessionário: o Grupo Genial — atualmente dono da única loja da marca no país, localizada no Rio de Janeiro (RJ).
Por meio de documentos obtidos e depoimentos colhidos, a reportagem chegou ao cenário acima descrito. É provável, inclusive, que a dívida da marca chinesa no país seja ainda maior. A Neta não realizou pagamentos a fornecedores da área de marketing, enfrentou problemas com sua operadora logística em Cariacica (ES) e deixou de cumprir acordos comerciais com o Grupo Genial, dono da Potenza.
Ainda segundo apurado, até o momento não quitou integralmente, por exemplo, campanhas de incentivo realizadas pela concessionária. Questionada por Autoesporte, a Neta disse que “não comenta as especificidades de sua relação comercial com parceiros empresariais”. O Grupo Genial também foi procurado, mas não deu retorno até a publicação desta matéria.
Vale lembrar que relações entre montadora e concessionários no Brasil são regidas pela Lei Ferrari — que ainda vigora, embora em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta inconstitucionalidade. Segundo a disposição legal, qualquer obrigação financeira assumida pela montadora é exigível pelo concessionário. Este, se considerar necessário, pode levar o caso para a Justiça.
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No caso da área de marketing, o acúmulo de dívidas incapacitou a estratégia da marca em trabalhar com eventos físicos e investir em redes sociais. Não à toa, suas contas em Instagram e LinkedIn seguem desativadas, bem como o site oficial no país, conforme contamos neste outro artigo. Os perfis chegaram a ser reativados por algumas semanas, mas posteriormente foram novamente tirados do ar.
No entanto, o maior gargalo se encontrava em sua relação com a operadora logística. Os veículos se encontravam retidos em Cariacica, sem que a marca pudesse fazer algo. Segundo o Regulamento Aduaneiro, tal pode ser feito pelo administrador até que a dívida seja quitada.
Unidades à venda do Neta X ainda são 2024/2024
Renato Durães/Autoesporte
Neta vendeu parte da frota no Brasil para o exterior
Para mitigar parte desse problema, a Neta foi capaz de negociar cerca de 500 veículos para outros países. Na negociação, os compradores arcaram com dívidas. Em resposta, a empresa revelou que “os veículos recebidos no Brasil estão disponíveis para vendas nacionais e externas, atendendo à demanda de diferentes mercados”, mas que ainda tem como foco principal o nosso território.
No momento, a Neta tem cerca de 300 unidades em Cariacica. No total, a marca deve ter hoje, estima Autoesporte, estoque de 400 carros no país.
Neta Aya chegou ao país com o objetivo de combater a família Dolphin da BYD
Divulgação/Neta
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Bom dizer que o operador tem respaldo legal até mesmo para pedir à Justiça a leilão dos carros para cobrir dívidas. E, segundo interlocutores, a Neta chegou a correr risco de fato de sofrer perdas irreversíveis.
A reportagem também apurou que a Neta fechou contratos para vendas de veículos a frotistas. Tal movimento, aliado à comercialização de carros para o mercado externo, ajudará a reduzir o estoque da empresa no Brasil. Sobre isso, a marca afirma que “segue atendendo tanto vendas diretas quanto varejo, conforme sua política comercial, e mantém negociações em andamento para atender diferentes perfis de clientes”.
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A única loja da marca no país, a Neta Potenza, comercializa os dois veículos da companhia à por preços promocionais. Os modelos Aya e X têm preços atualmente a partir de R$ 123.900 e R$ 205 mil, respectivamente. As unidades ainda são de ano/modelo 24/24. Além da oferta, clientes podem levar wallbox e carregador portátil grátis.
Saiba mais sobre o Neta X
Saiba mais sobre o Neta Aya
Mesmo assim, a Neta teve apenas 64 veículos licenciados no Brasil no acumulado do ano até julho. No mês passado, vale ressaltar, somente cinco unidades (três do Aya e uma do X) foram emplacadas. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
A Neta continua no Brasil?
Este, contudo, é mais um capítulo na curta história da Neta no Brasil. E a marca, inclusive, faz questão de reforçar que segue no Brasil. À Autoesporte, a companhia “reafirma que as operações no país continuam regularmente, com o cumprimento integral dos contratos vigentes”.
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Bom frisar que, conforme apurado pela reportagem, embora a empresa conte atualmente com quadro de funcionários enxuto, não há (nem houve) atrasos salariais no Brasil. Ao contrário do que ocorreu, por exemplo, na China.
Fachada da única concessionária da Neta no Brasil, localizada no Rio de Janeiro
Divulgação
Todavia, segundo a imprensa internacional revelou, quase 50 investidores se demonstraram interessados em atuar na reestruturação da Hozon, controladora da Neta. As partes têm até 15 de setembro para depositar US$ 6,9 milhões de dólares (R$ 37,2 milhões em conversão direta) a fim de ajudar na recuperação da companhia.
“A Neta, em sua sede, está rapidamente concluindo o plano de reorganização, amplamente divulgado na mídia, e espera anunciar novidades em breve”, reforça a empresa, que também diz “avaliar novas oportunidades de expansão” no Brasil.
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