Mudança na Uber revolta motoristas: ‘Acabei de comprar o carro e saí do Black’


O motorista de aplicativo Ronaldo Lopes, de Barueri (SP), realizou uma conquista ao adquirir um Citroën Basalt zero-quilômetro para trabalhar para a Uber. Três parcelas depois, foi surpreendido com o anúncio de que o SUV compacto será excluído da categoria Black a partir de 2026.
“Fiz meu planejamento e assumi dívida alta — tudo porque meu modelo estava na lista do Black. E agora? Do nada a Uber retira o carro da lista, como se eu não tivesse feito um investimento pesado, com base nas regras que a própria empresa criou”, revoltou-se Ronaldo, que mostra sua rotina trabalhando no app para mais de 35 mil seguidores no Instagram.
Edmilson Marques dirige um Renault Kardian no aplicativo; SUV compacto não é mais Black
Acervo pessoal
Edmilson Marques, dono de um Renault Kardian, vive a mesma situação. É o seu primeiro carro automático para encarar o trânsito da capital paulista, o que proporciona maior conforto — tanto a ele quanto aos passageiros. O motorista pagou apenas uma parcela do veículo, comprado por financiamento. No mês seguinte, recebeu a notícia de que o SUV estará fora do Black em 2026.
“É complicado. O carro foi lançado no ano passado e, mesmo assim, a Uber decidiu retirá-lo do Black. A gente fica chateado pra caramba”, contou para a Autoesporte.
Motorista há 15 anos, Edmilson virou “influencer” ao lançar sua página no TikTok: a Uber Doctor. É nesta plataforma que vários outros “motoristas parceiros” — como a empresa chama os profissionais — expressam indignação.
Entenda as categorias disponíveis no aplicativo:
Uber X: opção econômica para até quatro passageiros;
Uber Comfort: carros mais novos e espaçosos, com critérios de avaliação e histórico de viagens;
Uber Black: viagens premium em carros de luxo.
Todos os anos, a Uber promove mudanças para a seleção dos carros dos motoristas com base nos feedbacks dos usuários. Alguns veículos são excluídos; outros são reposicionados onde as corridas pagam menos.
Na atualização mais recente, anunciada no início deste mês, além de Kardian e Basalt terem perdido o status da categoria Black, o Renault Logan deixou de ser oferecido na modalidade Comfort para ficar restrito à categoria X. Motoristas chegaram a organizar paralisações como forma de protesto, mas o movimento não avançou.
Motoristas se reinventam diante da mudança
Categoria Comfort e até o aplicativo da concorrêcia surgem como opção
Getty Images
Apesar da mudança, existe uma luz ao fim do túnel. A alternativa é ser criativo, como revelaram os motoristas Ronaldo e Edmilson à nossa reportagem: “Como não terei o Black no ano que vem, nem estou me empenhando em fazer essas corridas. Estou me adaptando para trabalhar nas categorias que realmente poderei usufruir”, disse o dono do Kardian.
Embora seu Renault tenha deixado a categoria, Marques não pensa em trocar de carro tão cedo. “O Black é mais vantajoso em viagens médias e longas. Meu método de trabalho, porém, é de viagens supercurtas ou curtas”.
Dessa forma, Edmilson projeta que poderá realizar os mesmos ganhos do Uber Black explorando o Comfort e até o 99 Plus, do aplicativo concorrente. “Creio que não serei afetado por enquanto”, afirmou.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Ronaldo Lopes tampouco pensa em vender seu Basalt. “Vou ficar com o carro, pois não compensa devolver para o banco. Pretendo ficar com ele durante o ano que vem, trabalhando no Comfort, 99 Pop e 99 Plus”, revela.
“Ganho R$ 500 gastando R$ 75”
Duas características levaram Edmilson a adquirir o Kardian: consumo de combustível e altura livre do solo. “O consumo é excepcional. Meu carro anterior era um Fiat Mobi — e o Kardian gasta somente 20% a mais”, afirmou. “No meu jeito de trabalhar, faço R$ 500 reais gastando R$ 75 com combustível. Há quem não acredite. A boa altura evita que raspe nas valetas e lombadas”.
Já Ronaldo Lopes comprou o Basalt pensando no conforto dos passageiros. “O carro é muito espaçoso, econômico e confortável. O porta-malas é gigante”, relatou.
Motoristas exigem previsibilidade
Profissionais do app usam as redes sociais para criar uma mobilização e exigir maior previsibilidade quanto às mudanças. “A Uber não tem o direito de fazer isso. Não pode mudar as regras sem dar a menor satisfação ou aviso […]. Vamos mostrar que não somos invisíveis”, defendeu Ronaldo.
“Existem discussões para que o app não mude os carros de categoria sem aviso prévio. Faltando dois meses para o ano acabar é um período muito curto”, concorda Edmilson.
O que diz a Uber?
Uber diz que mudanças vão melhorar a experiência do usuário em 2026
Unsplash
Em nota oficial, a Uber afirma que “os veículos da nova lista foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes para a decisão na hora de pedir viagens nas categorias Comfort e Black”.
“A indústria automotiva está em constante evolução e, por isso, a Uber está sempre atualizando os modelos de veículos das categorias premium, em busca de manter essas modalidades atrativas, e proporcionar para motoristas parceiros e usuários a melhor experiência na plataforma. A Uber revisa os critérios de modelos incluídos no Comfort e Black periodicamente, a partir de pesquisas nas quais os usuários apontam os motivos mais importantes para a decisão de pedir viagens premium” — argumenta a empresa.
O comunicado do aplicativo prossegue: “A partir de 2026, os critérios priorizados serão espaço interno, ano e modelo dos veículos, e não mais o porta-malas”.
Clique aqui para conferir o posicionamento na íntegra, incluindo a lista de todos os carros disponiveis em cada categoria.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



