Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Motor Fire que equipou Palio, Uno e outros Fiat sai de linha após 40 anos

19/01/2025
Motor Fire que equipou Palio, Uno e outros Fiat sai de linha após 40 anos

Após quatro décadas, motor Fire deixa de ser produzido em Betim (MG); unidade foi lançada na Europa em 1985 A indústria brasileira se despede de um dos motores mais longevos de sua história: o Fire, desenvolvido pela Fiat. Há exatamente quatro décadas, em 1985, o primeiro carro deixou a fábrica na Itália com a mecânica que equiparia milhões de veículos globalmente nos anos seguintes. Agora, em decorrência das novas regras de emissões do Brasil, sua produção foi encerrada em Betim (MG).
O início da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L8) forçou atualizações até para motores modernos. No caso da Stellantis, a dona da Fiat, foi declarado o fim da linha de propulsores aspirados que equipou Uno, Palio, Siena e Mobi. Nesse tempo, existiram unidades 1.0 e 1.4. Ambas deixaram de serem produzidas.
A história do motor Fire
Fato interessante é que “Fire” é uma sigla, e não um nome genérico para batizá-lo. A palavra significa Fully Integrated Robotised Engine (“Motor de Integração Totalmente Robotizado”). O primeiro modelo a equipá-lo na Europa foi o Lancia Y10, em 1985.
Ele demorou para chegar ao Brasil. Por aqui, a Fiat utilizava o antigo motor da família Fiasa que também durou muito tempo em nosso mercado. Até o moderno Palio, lançado em 1997, chegou a equipá-lo. Mas a necessidade de adotar uma unidade mais tecnológica era iminente.
Fiat Palio foi lançado com motores Fiasa, mas Fire chegou anos depois
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Foi então que, em fevereiro de 2000, o primeiro Palio deixou a linha de produção de Betim com o motor Fire 1.3 de 16 válvulas. No ano seguinte, chegou a versão 1.0 que durou tanto tempo no mercado — mais especificamente 24 anos, entre 2001 e 2025. Este último tinha configurações de 8 e 16 válvulas.
A década de 2000 foi determinante para a evolução do motor Fire: passou a ser flex em 2003; abandonou o cabeçote com 16 válvulas e a antiga versão 1.3 passou a ser considerada 1.4. Indo além, passou a ter variação de fases para ajustar o sincronismo entre o virabrequim e as válvulas.
O motor Fire caiu nas graças de quem procurava um carro prático, econômico e barato. Tanto que, a partir da metade de seu ciclo, esteve no cofre de modelos voltados ao trabalho, como compacto Uno — preferencialmente com uma escada no teto— e o furgão Fiorino.
Fiat Fiorino foi o último modelo a sair de fábrica com a versão 1.4 do motor Fire
Divulgação
Com o estreitamento das regras de emissões, a Stellantis precisou “espremer” ao máximo o longevo motor Fire. Em 2021, foram feitas mudanças no sistema de injeção eletrônica, catalisador, recirculação de gases de escape e a troca de componentes internos. Com a chegada da oitava fase do Proconve, ele não resistiu. Foram 25 anos em linha no Brasil e 40 sendo produzido globalmente.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.