Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Motor elétrico revolucionário entrega 1.000 cv e tem tamanho de um prato

24/10/2025
Motor elétrico revolucionário entrega 1.000 cv e tem tamanho de um prato


O downsizing chegou com força ao segmento dos carros eletrificados. Comprovação disso é o protótipo de um novo motor axial que entrega mais de 1.000 cv e pesa somente 13 kg, desenvolvido pela empresa britânica Yasa, parceira da Mercedes-Benz. Trata-se de um novo recorde — e a marca alemã realmente considera colocá-lo em um automóvel de produção em breve.
A Yasa extraiu 1.013 cv de potência máxima deste motor elétrico no dinamômetro. Em comparação, o Tesla Model 3 Performance acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos com seu conjunto de propulsores elétricos que rendem 460 cv — ou seja, o protótipo da Yasa, sozinho, gera mais que o dobro desta potência, o que eleva seu resultado a um nível ainda inimaginável.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Evidentemente, é um resultado momentâneo, que depende de condições como temperatura, rigidez estrutural e carga da bateria. Suportar tal entrega de força por longos períodos ainda não é possível, dizem os engenheiros.
Desenvolvimento do motor elétrico de fluxo axial começou em 2020
Divulgação
Por isso, o número que a indústria automotiva considera é o da potência contínua — e nesta condição, o pequeno motor da Yasa entrega 617 cv sem superaquecer, o que continua sendo impressionante para a pequena máquina de meros 13 kg. De acordo com Simon Odling, chefe de tecnologia da Yasa, nem a própria equipe esperava tal resultado.
Impressionante é o fato dos números terem sido obtidos nos testes de um protótipo totalmente funcional, e não em simulações digitais. A Yasa diz que seu motor de fluxo axial é feito com materiais comuns, já disponíveis em escala industrial, o que o torna possível de ser produzido comercialmente.
Motor de fluxo axial
Saiba a diferença entre motores de fluxo axial e radial
Divulgação
A montagem da nova máquina elétrica da Yasa favoreceu o resultado. Motores de fluxo axial são menores e incorporam design em que o fluxo magnético corre paralelamente ao eixo de rotação. Já nos motores radiais, os mais comuns na indústria, o fluxo magnético percorre radialmente o motor.
De tal forma, o motor axial permite maior densidade de potência em comparação com os motores elétricos comuns, pois suas superfícies magnéticas são maiores. É o que impede que superaqueça por permitir boa dissipação de temperatura.
Conceito Mercedes-AMG GT XX tem motores elétricos desenvolvidos pela Yasa
Mercedes-Benz/Divulgação
O pai da invenção é o engenheiro Tim Woolmer, da Yasa. Enquanto cursava doutorado em Oxford, no Reino Unido, teve a ideia de desenvolver um motor elétrico leve e eficiente que pudesse extrair mais potência e torque. O projeto se tornou realidade e atraiu interesse da Mercedes, que adquiriu parte da empresa em 2021.
A Yasa projeta que os motores de carros elétricos ficarão mais leves, o que pode melhorar o desempenho além das “arrancadas”. “Se os motores forem mais leves, todo o carro ficará mais leve. Significa que a montadora poderá utilizar baterias menores e atingir a mesma autonomia que um concorrente mais pesado. Uma bateria menor não corta só os custos e o peso — também proporciona recarga mais veloz”, diz Simon Odling.
Motores elétricos da Yasa já equipam o Lamborghini Temerario, novo superesportivo híbrido da marca italiana
Divulgação
Os motores de fluxo axial da Yasa já equipam superesportivos híbridos como a Ferrari 296 GTB e o Lamborghini Temerario. No início deste ano, o Mercedes-AMG GT XX Concept foi apresentado com quatro motores desenvolvidos pela empresa, com capacidade para entregar 1.340 cv.
Resta saber como será a aplicação deste motor único de mais de 1.000 cv em um automóvel. Não é para qualquer motorista…
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.