Mercedes-Benz Vision Iconic é glamour retrô que revela novo design da marca
![]()
A Mercedes-Benz acaba de revelar os primeiros detalhes a respeito do glamuroso Vision Iconic Concept. Concebido na forma de um elegante cupê de duas portas, o estudo revela as tendências de uma nova linguagem de design e antecipa como serão os carros da marca daqui para frente. As linhas mesclam elementos inspirados em modelos clássicos com soluções de iluminação modernas, formando o que a empresa chama de filosofia retro-futurista.
O diretor de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, descreve o conceito como “uma escultura em movimento” e não há razão para discordar. Na dianteira, a grade tem formato inspirado em clássicos como o W108, o W111 e o 600 Pullman, adotando acabamento delineado em cromo brilhante e iluminação própria. Na prática, é o mesmo esquema já presente no GLC EV, recentemente apresentado. No SUV, em particular, a grade possui 942 pontos semelhantes à pixels.
Mercedes-Benz Vision Iconic chama atenção pelo capô alongado
Divulgação
No Vision Iconic Concept, a grade icônica é combinada com o capô alongado e os faróis de design agressivo, remetendo à “era de ouro do design automotivo da década de 1930”. A iluminação é parte central da estética do carro e tanto a grade quanto a clássica estrela do capô podem pulsar ou brilhar, gerando diversas opções de personalização — seja com o carro parado ou em movimento.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
De perfil, o modelo lembra os conceitos Vision Mercedes-Maybach 6 Coupé e Cabriolet de 2016 e 2017, embora os balanços sejam mais curtos. Já a linha inclinada do teto leva a uma traseira curva, com claras referências ao icônico 300 SL Gullwing.
Mercedes-Benz Vision Iconic tem interior com elementos retrô combinados com inteligência artificial
Divulgação
Painel com estética retrô e comandos IA
No interior, o Vision Iconic chama tanta atenção quanto no exterior. A Mercedes-Benz optou por seguir uma pegada Art Déco e diz que o modelo oferece “o conforto de um lounge e uma experiência totalmente nova de luxo hiperanalógico e digital”.
O volante de quatro raios fica na frente de um painel transparente em formato de Zeppelin, enquanto o painel de instrumentos apresenta mostradores animados em estilo analógico. No centro do painel, há quatro relógios de estilo tradicional, incluindo um que também funciona como assistente de IA. Já os bancos contam com acabamento em veludo azul-escuro, complementado por detalhes em madrepérola e um piso de palha marchetada artesanal.
Mercedes-Benz Vision Iconic tem até carroceria com revestimento solar
Divulgação
Initial plugin text
Direção autônoma e energia solar
Apesar dos toques nostálgicos, o Vision Iconic reúne tecnologia de ponta. Na lista, destaque para o sistema de direção autônoma de Nível 4, impulsionado por “computação neuromórfica” e um sistema modelado na função cerebral humana. A Mercedes-Benz afirma que o dispositivo é dez vezes mais eficiente do que as configurações atuais na interpretação do ambiente e pode reduzir o consumo de energia do processamento de IA em até 90%.
Outro destaque é o revestimento solar que cobre toda a carroceria, oferecendo até 12.000 km de autonomia anual apenas com a luz solar, dependendo do clima e da localização. Com 20% de eficiência, o revestimento é adaptável a qualquer cor e projetado para fácil reciclagem.
Mercedes-Benz Vision Iconic tem grade iluminada e com efeitos animados
Divulgação
Chegará às ruas?
A Mercedes-Benz ainda não confirmou se o conceito é apenas um estudo de design ou uma prévia genuína de um futuro carro de produção. De todo modo, é certo que influenciará o visual de todos os próximos lançamentos da marca, assim como já acontece com o GLC EV. A nova geração do sedã Classe S, inclusive, deverá herdar detalhes importantes dessa filosofia.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



