Menor BYD do mundo, Racco é kei car elétrico feito para conquistar o Japão


Adentrar um mercado tradicional dominado por Honda, Toyota e Nissan é território hostil para a BYD — mas a gigante chinesa tem se esforçado para agradar o motorista japonês. Exemplo disso é o Racco, novo kei car que acaba de ser exibido no Salão de Tóquio 2025: trata-se do menor BYD no mundo.
Os kei cars são os carros populares no Japão. Por conta dos altos impostos federais para comprar e manter um veículo, o governo concede benefícios a automóveis com até 3,40 metros de comprimento, 1,48 m de largura e motores de até 64 cv. É o que torna a categoria acessível para as massas. Criar um carro tão segmentado mostra que a BYD está disposta a agradar o cliente japonês.
BYD Racco tem estilo de minivan, como quase todos os kei-cars japoneses
Cauê Lira/Autoesporte
Por conta das restrições, os kei car são muito parecidos entre si. Têm dimensões compactas e teto alto, o que lhes confere o estilo de uma minivan. É o que proporciona liberdade para circular nas vielas e ruas estreitas que são tão comuns nas grandes cidades japonesas. Nem todos os carros podem rodar nessas condições.
O BYD Racco se destaca pelos faróis e lanternas de LED, além da grande área envidraçada. Seu motor elétrico dianteiro é alimentado por uma bateria de 20 kWh, capaz de proporcionar 180 km de autonomia em ciclo WLTC.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Como todo kei car, BYD Racco parece uma minivan em miniatura
Cauê Lira/Autoesporte
Este resultado com uma bateria tão pequena só é possível por conta do baixo peso. Como comparação, há carros híbridos plug-in com pacotes bem maiores, de mais de 30 kWh. A BYD ainda não revelou informações como potência do motor ou desempenho.
O pacote de equipamentos tampouco foi detalhado, mas já se sabe que será simples: o Racco tem ar-condicionado, painel de instrumentos, computador de bordo e uma pequena central multimídia. Acomoda quatro ocupantes com muito aperto.
Como os kei cars são desenvolvidos a partir de uma legislação rigorosa e restritiva, dificilmente são vendidos em outros países. Regiões como Malásia, Tailândia e Indonésia oferecem algumas opções, mas com pouco alcance de vendas.
Initial plugin text
BYD cresce no Japão
O motorista japonês é “bairrista” e tem predileção por modelos de marcas locais. Por isso, o kei car mais vendido do país há alguns anos é o Nissan Sakura. Apesar disso, e de uma antiga rivalidade cultural entre japoneses e chineses, a BYD vem crescendo no país. No acumulado deste ano, a marca já emplacou 5 mil carros no Japão. O best-seller é o Atto 3, nome dado lá ao nosso Yuan Plus.
As fabricantes importadas preferidas dos japoneses são BMW e Mercedes-Benz. Porém, curiosamente, a maior importadora do país é a… Suzuki, uma marca japonesa. Isso porque muitos de seus carros são produzidos na Índia e transportados ao Japão, onde o governo isentou automóveis do imposto de importação desde os anos 1970.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



