Mais da metade dos carros novos vendidos em junho tiveram desconto do governo
Indústria emplacou quase 100 mil unidades graças ao incentivo A indústria brasileira emplacou 178.856 automóveis e comerciais leves em junho, sendo que 93.519 destes veículos receberam o incentivo do governo para a redução dos preços. Segundo a consultoria Jato do Brasil, carros e comerciais leves com descontos já correspondem a 52,2% de todos os emplacamentos no país.
Os outros 85.335 veículos vendidos em maio não receberam descontos do governo, de acordo com a consultoria. As fabricantes já solicitaram R$ 560 milhões em créditos, sendo que ainda restam R$ 240 milhões para serem usados. Quando todo o valor for consumido, o plano de incentivo à indústria será encerrado.
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A Fiat foi a marca que mais vendeu carros com desconto, totalizando 30.887 unidades em um mês. A Volkswagen, segunda colocada no ranking, emplacou 18.452 veículos com o incentivo.
A Chevrolet emplacou 15.831 unidades, seguida pela Renault, com 8.498 unidades, e a Hyundai, com 7.371.
Programa de incentivo à indústria perto do fim
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Oswaldo Luiz Palermo
No início de junho, o governo federal publicou a MP 1.175 que disponibilizou R$ 1,5 bilhão em créditos tributários. Deste montante, R$ 500 milhões seriam usados inicialmente para reduzir os preços dos carros mais acessíveis do país por meio de créditos às montadoras.
Com o aumento da procura por carros 0-km, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma nova Medida Provisória que acrescentou R$ 300 milhões aos créditos para as fabricantes de automóveis.
Com o ritmo atual de vendas, a tendência é que o aditivo se esgote nas próximas semanas. Por isso, marcas como Chevrolet e Volkswagen preparam layoffs, suspensões e férias coletivas em suas fábricas.
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