Lotus Emira tem edição especial que faz homenagem a Ayrton Senna

Esportivo terá duas pinturas inspiradas e monopostos pilotados por Senna; apenas 12 unidades de cada serão fabricadas Não é segredo que Ayrton Senna se tornou uma lenda da Fórmula 1. O tricampeão mundial fez história ao ganhar seu primeiro título pela McLaren, mas antes disso registrou diversas vitórias pela Lotus, entre 1985 e 1987. Agora, em homenagem ao piloto brasileiro, a marca britânica lançou uma edição especial do esportivo Emira com duas pinturas que remetem ao tempo em que Senna corria pela fabricante.
A série especial também estará disponível em mais três opções de cores, que contam um pouco da história da Lotus no automobilismo. De acordo com a marca, serão apenas 12 unidades de cada veículo à venda na Europa. Cada uma delas terá o preço de 111 mil euros, cerca de R$ 708 mil na conversão direta.
Lotus Emira foi pintado na icônica combinação de amarelo e azul, com o número 12 estampado
Divulgação
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
A Lotus já confirmou que, em conjunto, o supercarro virá com um certificado de autenticidade. Além disso, cada unidade sairá da linha de produção com uma placa numerada e com o nome “Emira Limited”. Vale dizer que a campanha marca o início do programa de personalização da Lotus chamado “Chapman Bespoke”.
Como é o Lotus Emira com as cores do Senna
A edição especial do Lotus Emira tem detalhes exclusivos pintados à mão. O primeiro modelo que homenageia Ayrton Senna é uma versão inspirada no Type 99T, usado pelo piloto durante as vitórias dos GPs de Mônaco e Detroit em 1987. Portanto, a carroceria tem a cor amarela como predominante, além dos detalhes em azul. Nas laterais, está estampado o número 12, utilizado por Senna quando competia pela Lotus.
Outro modelo feito em homenagem ao tricampeão é inspirado no Type 97T, usado por Senna nas vitórias em Portugal e Bélgica. O modelo era pintado na cor preta com detalhes em dourado, mesmos tons da fabricante de cigarros John Player Special. No Lotus Emirate, os detalhes em dourado estão presentes em diversos pontos, como nas rodas e capô, por exemplo.
Ayrton Senna: veja a coleção de carros do tricampeão mundial de Fórmula 1
Um dos modelos do Lotus Emira é inspirado no Type 97T utilizado por Ayrton Senna
Divulgação
Sob o capô, o Emira é equipado por um motor 2.0 turbo quatro cilindros que rende 365 cv de potência e 43,8 kgfm de torque, atrelado ao câmbio de dupla embreagem e oitro marchas. Com esse conjunto, o esportivo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 283 km/h.
Initial plugin text
Outras pinturas exclusivas
Como dissemos, há ainda mais três opções de pinturas na edição especial do Emira. Uma delas homenageia o Type 86, de 1980, que serviu de base para a criação do Lotus 88. A cor que prevalece na carroceria é um azul intenso, com detalhes em vermelho e prata. Além disso, há o número 11 nas laterais, utilizado na época.
Ayrton Senna deu Fiat Uno 1993 para Adriane Galisteu que ela tem até hoje
Edição especial do Lotus Emira traz cinco opções de pintura
Divulgação
O próximo remete ao Type 78, de 1977. Este foi o primeiro carro da história a utilizar o “efeito solo”, com o uso da aerodinâmica a favor da estabilidade e do aumento de potência. O modelo foi pilotado por Mario Andretti, portanto, o número cinco foi escolhido para estampar as laterais. A carroceria é preta com detalhes em dourado e vermelho.
Por último, mas não menos importante, a Lotus usou como base o Type 25, monoposto usado por Jim Clark na vitória mundial em 1963. O clássico do automobilismo tinha a cor verde escura com detalhes em amarelo, que agora está presente no Emira. O principal chamariz é uma faixa que cruza o capô do esportivo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



