Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Kia PV5 é a Besta do futuro: elétrica, modular e cheia de truques

27/02/2025
Kia PV5 é a Besta do futuro: elétrica, modular e cheia de truques

Conectada, nova van elétrica da marca sul-coreana permite o uso como Uber ou mesmo a gestão da frota sem nenhum equipamento extra Você deve se lembrar da Kia Besta, icônica van da marca sul-coreana que foi vendida no Brasil entre boa parte da década de 1990 e começo dos anos 2000. Ela tem uma sucessora do futuro: trata-se da PV5, nova van elétrica lançada pela fabricante nesta quinta-feira (27) na Europa, em evento do qual Autoesporte participou.
A Kia PV5 será o primeiro produto de uma nova família de vans e utilitários que a marca sul-coreana promete vender em diversos mercados a partir deste ano. Depois dela, virão as irmãs maiores PV7 e PV9. Todas elétricas, modulares e cheias de truques de tecnologia voltadas ao uso em frotas individuais ou empresariais.
Kia Besta fez sucesso no Brasil na década de 1990 e pode retornar elétrica e renovada entre 2026 e 2027
Initial plugin text
Segundo a Kia, a PV5 terá sua produção em série iniciada na Coreia do Sul e na Europa em julho. Sua plataforma se chama E-GMP.S, dedicada a veículos de serviço elétricos. O conjunto motriz é formado por apenas um motor elétrico dianteiro de 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
As baterias de íons de lítio têm 43,3 kWh de capacidade na versão Cargo, mas podem ser de 51,5 kWh ou 71,2 kWh nas configurações de passageiro, formando uma autonomia de até 400 km no ciclo WLTP. Com uma arquitetura de 400 Volts, a PV5 permitirá a recarga rápida (DC) das baterias entre 10% e 80% em apenas 30 minutos.
Kia PV5 Passenger 2025 tem até cooler na cabine
Leonardo Felix/Autoesporte
Exclusivo: Kia Carnival vai virar híbrida para fazer 14,5 km/l no Brasil
Fiat Doblò voltará a ser vendido no Brasil com plataforma de Peugeot
E, em uma parceria com a Samsung, a van terá um serviço ativo de IoT (Internet das coisas) que permite transmitir dados em tempo real para gestão da frota sem a necessidade de instalar rastreadores ou outros instrumentos externos. Uma das possibilidades é acompanhar a localização e o consumo das baterias enquanto o veículo se desloca.
Ao mesmo tempo, a carroceria da PV5 é dividida em quatro módulos. As únicas partes fixas são a cabine do motorista e o assoalho, onde ficam localizados o motor e as baterias. Da coluna B para trás, os três módulos centrais e traseiros são customizáveis de acordo com o uso. Assim, a van pode servir para o transporte de passageiros (em configurações de cinco, sete ou oito lugares), carga (chegando a 4.900 litros de volume no compartimento) ou um misto dos dois.
Kia PV5 Cargo 2025 é configuração da van elétrica para transporte exclusivo de carga
Leonardo Felix/Autoesporte
No futuro, a Kia também lançará uma configuração chassi-cabine, para aplicação de baú ou caçamba, e outra com teto mais alto. Há ainda uma adaptação de fábrica criada para facilitar o transporte de cadeirantes.
Outra parceria feita pela Kia para lançar a PV5, com a Uber, prevê que motoristas vinculados ao aplicativo gerenciem suas corridas e usem o navegador GPS de modo nativo na enorme central multimídia de 12,9 polegadas. O mesmo poderá ser feito por taxistas que queiram ter no sistema de infoentretenimento um taxímetro digital, por exemplo.
Kia PV5 oferece central multimídia de 12,9 polegadas, e motoristas da Uber poderão geranciar corridas diretamente pela tela
Leonardo Felix/Autoesporte
E, claro, a PV5 é conectada à Internet e permite atualizações por nuvem. Além disso, sua bateria é dotada do sistema V2L, que pode ser usado para recarregar aparelhos eletrônicos, inclusive com o veículo em movimento.
Na Europa, a Kia PV5 terá preços começando em 35 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 210 mil. Para o Brasil, a importadora da marca iniciará estudos em breve para definir se há espaço para a “Besta do futuro” em nosso mercado, o que significa que um possível lançamento não ocorreria antes de 2026 ou até 2027.
Kia PV5: nova Besta também oferece configuração mista, para transportar pessoas e objetos
Leonardo Felix/Autoesporte
Kia Tasman já está a caminho do Brasil e pode ser lançada ainda em 2025
Kia EV9 chega por R$ 750 mil como SUV elétrico com retrovisor virtual
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.