Kia EV9 vai ser o carro mais luxuoso e caro da marca no Brasil

SUV elétrico chega ao país até fevereiro, por R$ 800 mil, e deve ser a grande estrela do torneio Rio Open de tênis Em agosto de 2024, publicamos que o Kia EV9 chegaria ao Brasil em novembro do ano passado. O SUV atrasou um pouco, mas enfim estará no Brasil entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro de 2025, segundo apurações mais recentes de Autoesporte. E deve ser exibido no torneio Rio Open de tênis, que acontece na segunda quinzena do próximo mês. A marca é patrocinadora do evento.
O Kia EV9 é um SUV médio de sete lugares, sempre elétrico, com dimensões generosas. São 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,78 m de altura e 3,10 m de entre-eixos. Dentro do portfólio da da marca sul-coreana no Brasil, só não será maior que a minivan Carnival, que tem 5,10 m de comprimento e passará a ter motorização híbrida em 2025.
Traseira tem silhueta bojuda e lanternas que ficam “esparramadas” verticalmente
Divulgação
Apesar disso, o EV9 chegará para ser o carro mais luxuoso e caro do portfólio brasileiro da Kia. O SUV deve ser vendido em versão única de acabamento, com preço na faixa de R$ 800 mil. A motorização provavelmente será a mais forte de todas, com 247 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. No exterior há versões mais mansas, com potência e torque reduzidos a 203 cv e 25,5 kgfm.
Em todos os casos, o conjunto de baterias de íons de lítio do Kia EV9 tem sempre 99,8 kWh de capacidade. Sua autonomia oficial no Brasil, inclusive, já foi revelada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro: 434 km.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Initial plugin text
Além do porte, o EV9 se destaca pelo visual ousado, similar ao do recém-lançado EV5, também elétrico. Na dianteira, os faróis full-LED se “esparramam” pelo para-choque frontal e é a interligação deles que forma o desenho do “nariz de tigre” comum a todos os carros da Kia. Nas laterais, os vincos são angulosos e robustos. Na traseira, a silhueta é bojuda e as lanternas também ficam “esparramadas” verticalmente .
Kia EV9: cabine é equipada com quadro de instrumentos e central multimídia flutuantes e conectados
Cauê Lira/Autoesporte
Apesar de ter sempre três fileiras de assento, o Kia EV9 pode ter duas configurações diferentes de cabine. Uma com seis lugares, em disposição 2+2+2, e outra com sete assentos, 2+3+2. É esta segunda a que deve vir para o Brasil. O porta-malas tem 330 litros de volume com as três fileiras em uso e 828 litros com a última rebatida. Devido ao posicionamento das baterias, o assoalho é totalmente plano.
Porta-malas do Kia EV9 ultrapassa os 800 litros com o rebatimento da terceira fileira de bancos
Cauê Lira/Autoesporte
O SUV elétrico deve contar ainda com um pacote generoso de itens de tecnologia e segurança. Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa e sensor de ponto cego são alguns dos itens.
Initial plugin text
Assim como o novo BMW X3, o EV9 também pode sair de vagas apertadas sem que alguém esteja sentado no banco do motorista. Basta utilizar o aplicativo da Kia ou a própria chave. Veja no vídeo abaixo como um sistema do tipo funciona.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



