Jeep Renegade tem fim de linha decretado na Europa; e no Brasil?


Depois de mais de 10 anos como principal representante da Jeep no segmento global de SUVs compactos, o Renegade começa a ensaiar sua despedida. O modelo já foi descontinuado em países como Estados Unidos, Canadá, Rússia e China e, agora, acaba de ter seu fim de linha decretado em mercados da Europa. De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, a produção na fábrica de Melfi, na Itália, será encerrada no fim do ano e não há planos para um sucessor.
A despedida do modelo na região tem relação direta com as baixas vendas registradas ultimamente. No acumulado de janeiro a junho, por exemplo, o Renegade teve apenas 6.938 unidades comercializadas — queda de 51% em relação ao mesmo período de 2024. Na prática, são números bem aquém das 80 mil unidades anuais que o SUV chegou a emplacar em seu melhor momento na Europa.
Jeep Renegade já vendeu mais de 500 mil unidades na Europa
Divulgação
Desde 2014, a Jeep vendeu no continente mais de 500 mil unidades do Renegade e deve ao modelo boa parte de seu avanço comercial na região. No entanto, deixou o SUV de lado nos últimos anos e passou a priorizar outros lançamentos, como o compacto Avenger. Nos primeiros seis meses deste ano, o novato superou com folga o Renegade e vendeu 52.154 unidades (crescimento de 34%).
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
A nova abordagem para a região foi confirmada à revista alemã por uma porta-voz da marca. “Nossa estratégia de produtos atual para a Europa concentra-se em quatro modelos principais: o Avenger, o Compass e os novos Wagoneer S e Recon”, disse. Ou seja, sequer há planos para uma segunda geração do Renegade (ao menos no curto prazo).
Jeep Renegade para Europa tem multimídia diferente do Brasil
Divulgação
Como fica o Renegade no Brasil?
Confirmado o fim de linha na Itália, o Brasil será o único país do mundo a produzir o Renegade. Por aqui, o modelo seguirá firme no catálogo da Jeep e receberá importantes novidades estéticas e mecânicas. Em 2026, estreará sua terceira reestilização nacional e ganhará inédita versão híbrida. O facelift seguirá o típico padrão de mudanças de meia-vida, incluindo para-choques renovados, grade frontal redesenhada (mantendo o tradicional estilo de sete fendas) e rodas inéditas.
Jeep Renegade terá facelift e versão híbrida no Brasil
Renato Durães/Autoesporte
A versão eletrificada, já com novo visual, será do tipo híbrido-leve de 48 volts (MHEV) e terá conjunto formado pelo motor 1.3 turbo associado a dois propulsores elétricos, sendo um para substituir o alternador e outro ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem E-DCT.
No mercado brasileiro, o Renegade continua desempenhando papel importante para a Jeep, sendo rival direto de Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e companhia. De janeiro a julho deste ano, vendeu 24.381 unidades. Mesmo com a chegada do Avenger, aguardado para 2026, o veterano SUV continuará em oferta por aqui e não terá o mesmo destino da versão europeia.
Projeção da nova geração do Jeep Renegade
Reprodução/Maltese Design
Nova geração no radar
Apesar de não ter sucessor direto confirmado na Europa, o Renegade deverá ganhar uma segunda geração. A própria Jeep já deu pistas sobre o projeto, indicando que o modelo ficará maior, mais tecnológico e, pela primeira vez, com versão elétrica. O lançamento, porém, não será imediato, o que deve gerar um hiato na oferta do modelo em alguns mercados. A estreia, caso ocorra, está prevista para acontecer depois de 2027.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



