Jeep Renegade sai de linha na Europa e Brasil é último país a produzir SUV


O Jeep Renegade teve o fim de sua produção confirmado em Melfi, na Itália, de onde saia o modelo que abastecia o mercado europeu. Nos anos anteriores, o SUV compacto também foi descontinuado em países como Estados Unidos, Rússia e China sem deixar um sucessor direto. Assim, o Brasil é o único mercado em que o Renegade ainda é produzido no mundo.
A despedida do Renegade europeu acompanha a queda de 51% nas vendas neste ano em comparação com os resultados de 2024. Em dez meses, a Jeep emplacou pouco mais de 7 mil unidades na região — resultado abruptamente inferior às 80 mil unidades anuais que chegou a registrar durante seu auge.
Jeep Renegade perdeu espaço no mercado europeu, mas segue firme no Brasil
Renato Durães/Autoesporte
A própria Stellantis admitiu que não faria investimentos para renovar o Renegade na Europa. Em entrevista para o site alemão Auto Motor und Sport, um porta-voz confirmou que a nova estratégia de produtos se concentraria em quatro modelos principais: Avenger, Compass, Wagoneer S e Recon.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
É neste ponto que as estratégias divergem entre Europa e América Latina. Se no velho continente a Jeep entendeu que o Avenger pode suprir a demanda por um SUV compacto nos próximos anos, por aqui existe o consenso de que os dois carros podem conviver.
Jeep Renegade sobrevive no Brasil
O Brasil é o único país do mundo a produzir o Renegade, na fábrica da Stellantis em Goiana (PE). Por aqui, o modelo seguirá no line-up da Jeep e receberá importantes novidades estéticas e mecânicas. Em 2026, estreará sua terceira reestilização nacional e ganhará inédita versão híbrida.
O facelift seguirá o típico padrão de mudanças de meia-vida, incluindo para-choques renovados, grade frontal redesenhada (mantendo o tradicional estilo de sete fendas) e rodas inéditas. Por se tratar de um SUV com pegada aventureira, quase “atemporal”, a Jeep promove poucas atualizações neste sentido.
Jeep Avenger chega ao Brasil em 2026; objetivo da Stellantis é que os SUVs sejam vendidos consecutivamente
Divulgação
A versão eletrificada, já com novo visual, será do tipo híbrido-leve de 48 volts (MHEV) e terá conjunto formado pelo motor 1.3 turbo associado a dois propulsores elétricos, sendo um para substituir o alternador e outro ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem E-DCT.
O Renegade continua desempenhando papel importante para a Stellantis no Brasil, sendo rival direto de Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e outros SUVs de sucesso. De janeiro a setembro deste ano, vendeu 32.151 unidades. Mesmo com a chegada do Avenger em 2026, o veterano continuará em oferta por aqui e não terá o mesmo destino da versão europeia.
Nova geração está em desenvolvimento
Projeção da nova geração do Jeep Renegade antecipa seu visual
Reprodução/Maltese Design
A próxima geração do Renegade está confirmada, mas ainda não tem data para estrear globalmente. Será um carro mais moderno, tecnológico e ainda terá uma versão elétrica inédita. O objetivo é afastá-lo do Avenger, o que também indica que crescerá em porte.
O lançamento, porém, não será imediato, o que deve gerar um hiato na oferta do modelo em alguns mercados. A estreia, caso ocorra, está prevista para acontecer depois de 2027.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



