Jeep Compass com motor diesel sai de linha no Brasil

SUV médio não terá motor turbodiesel da Rampage como o Jeep Commander e Fiat Toro; entenda o porquê Desde a linha 2022 que o Jeep Renegade não é mais oferecido com motor diesel no Brasil. E agora o irmão maior vai seguir o mesmo caminho. Isso porque o Jeep Compass acaba de sair de linha na versão Limited TD350, com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e tração 4×4, que custava R$ 251.990. Mas o SUV médio não ficará sem opção 4×4 na linha 2025.
O motor sai de linha porque não será mais fabricado globalmente. No Brasil, a decisão também tem relação com os parâmetros de emissões do Proconve L8, que ficaram mais rigorosos em 2025.
Jeep Compass Limited TD350 sai de linha no Brasil
André Paixão
No entanto, é importante lembrar que o motor 2.0 Multijet de 170 cv e 35,5 kgfm também equipava as versões a diesel de Jeep Commander e Fiat Toro. O verbo está no passado porque, nos dois casos, a fabricante também fez mudanças. A diferença é que o propulsor foi substituído pelo 2.2 Multijet II turbodiesel de quatro cilindros com 200 cv e 45,9 kgfm de torque. É o mesmo da Ram Rampage.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Essa opção não foi cogitada no Jeep Compass porque apenas 2% das vendas do SUV médio eram destinadas à versão a diesel. Aliás, o carro era um dos poucos — ou o único da categoria — que ainda trazia essa motorização. Portanto, a Jeep preferiu deixar de fabricar o modelo.
Como fica o Jeep Compass 2025?
Agora, o Jeep Compass 2025 sai da fábrica de Goiana (PE) com apenas duas opções de motorização. Na maioria das versões, traz o motor 1.3 turboflex de quatro cilindros em linha, também conhecido como T270. Nesse caso, são 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. A queda na potência na linha 2025 também acontece para atender o Proconve L8. A tração é dianteira e o câmbio é automático de seis marchas.
Já as configurações topo de linha Overland e Blackhawk são equipadas com o 2.0 turbo a gasolina Hurricane com 272 cv, 40,8 kgfm e tração 4×4. Com o propulsor, o SUV médio acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. O câmbio é automático de nove marchas.
Initial plugin text
Vale lembrar que até o segundo semestre deste ano o Jeep Compass ainda será lançado com motorização híbrida flex um pouco mais sofisticada que a dos Fiat Pulse e Fastback Hybrid, embora ainda considerada do tipo leve (MHEV).
Estamos falando de um conjunto que deve ficar conhecido como T270 Hybrid e-DCT. Ele alia o motor 1.3 GSE turbo de quatro cilindros e 16 válvulas, com injeção direta e sistema MultiAir III de variação de fases, a um conjunto elétrico de 48 Volts, e não de 12 Volts, como a dupla de SUVs.
Veja abaixo as versões e preços do Jeep Compass 2025:
Jeep Compass Sport T270 – R$ 186.990
Jeep Compass Longitude T270 – R$ 208.990
Jeep Compass Limited T270 – R$ 227.990
Jeep Compass Serie S T270 – R$ 247.990
Jeep Compass Overland Hurricane – R$ 272.990
Jeep Compass Blackhawk Hurricane – R$ 291.990
Jeep Compass 4xe PHEV – R$ 347.300
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



