Inmetro exige que marcas divulguem carros elétricos com autonomia até 30% menor
Alcance de eletrificados vai seguir o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) até nos sites e materiais publicitários O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) divulgou nesta quinta-feira (25) a nova portaria com atualizações para a avaliação de consumo e emissões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Entre as principais mudanças, o órgão prevê que os valores de autonomia e eficiência divulgados pelas montadoras em sites, redes sociais e propagandas de carros eletrificados sejam os mesmos de sua tabela. Os fabricantes têm até o dia 30 de setembro para se adequarem às novas regras.
Até o ano passado, cada fabricante divulgava a autonomia dos veículos de acordo com um determinado padrão. A grande maioria adotava o WLTP, o mais usado na Europa, que mescla testes de laboratório de de rodagem nas ruas. Algumas ainda optavam pelo ciclo chinês – o mais otimista de todos, com alcances maiores.
BYD anunciava autonomia de 458 km para o Yuan. No PBEV, o SUV elétrico roda 294 km
Murilo Góes
A nova metodologia do Inmetro passou a valer em fevereiro de 2023, com a divulgação da primeira tabela atualizada. Os números são cerca de 30% mais baixos do que os fabricantes costumam anunciar.
De acordo com o Inmetro, o objetivo da medida é aproximar a autonomia anunciada com a que o motorista pode conseguir na vida real.
Porsche Taycan GTS tem 504 km de autonomia no padrão europeu. Pelo Inmetro, o alcance cai para 318 km
Divulgação
Consultado por Autoesporte, o Inmetro diz que não cabe a ele fiscalizar sites, propagandas e postagens nas redes sociais com autonomia em outros padrões, mas afirma que o fabricante deve seguir a tabela correta para não lesar o cliente, principalmente em seus pontos de venda.
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A portaria do Inmetro vai impor mudanças significativas na divulgação da autonomia. O novo Porsche Taycan GTS, por exemplo, é anunciado com 504 km de autonomia em ciclo WLTP. Com a nova etiquetagem brasileira, o alcance do carro de luxo cai para 318 km. Confira a tabela do PBEV para carros elétricos abaixo.
Autonomia dos carros elétricos vendidos no Brasil
Outras atualizações da portaria do Inmetro dizem respeito aos novos parâmetros para calcular os índices de poluentes, à utilização de métodos específicos da ABNT nos testes de veículos híbridos e elétricos e à redução da tolerância de desvio dos testes de consumo energético para 6% (antes, a margem de erro era de 8%).
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