Hyundai Onix? Projeção mostra como ficaria o hatch inspirado no HB20


Este título não foi elaborado para te confundir. Você não leu errado: a próxima geração do Chevrolet Onix será desenvolvida a partir da mesma arquitetura do novo Hyundai HB20. O projeto será um dos frutos da parceria entre a General Motors e montadora sul-coreana — e irá render mais carros do que se imagina.
De acordo com as fabricantes, a Chevrolet ficará responsável pelo desenvolvimento de uma nova plataforma para picapes médias. Dessa costela sairão dois modelos. Por outro lado, os projetos que resultarão em veículos compactos serão de responsabilidade da Hyundai. É aí que entra a nova geração do Chevrolet Onix.
O hatch que outrora figurou no topo do ranking dos carros mais vendidos do Brasil tomará como base o futuro Hyundai HB20. O compacto sul-coreano já está praticamente pronto e, conforme Autoesporte vem noticiando há algum tempo, cresceu e melhorou nos qusitos ergonomia e espaço interno.
Dimensões do novo Chevrolet Onix
E o que o Chevrolet Onix pode extrair dessa receita? Podemos começar justamente pelas dimensões. Se tiver as mesmas medidas do irmão sul-coreano, o hatch da General Motors terá cerca de 4,10 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,58 m, 1,80 m de largura e 1,50 m de altura. O porta-malas, por sua vez, ficará com capacidade para 330 litros.
Initial plugin text
A título de comparação, o comprimento do Onix atual é de 4,17 metros, enquanto o entre-eixos é de 2,55 m. O hatch da Chevrolet tem ainda 1,75 m de largura e 1,47 m de altura. Ou seja, os números continuarão muito parecidos. Ganharia muito no porta-malas, já que seu bagageiro comporta, hoje, 303 litros.
Design do novo Chevrolet Onix
Chevroletl Onix poderá ter visual pouco mais retilíneo, como o futuro HB20
Kleber Silva/KDesign
Embora a General Motors garanta que o novo Chevrolet Onix, assim como seus vindouros projetos em parceria com a Hyundai, terão identidade própria, é provável que o modelo herde algumas das principais características do HB20. Justamente por isso, teremos um compacto com visual que deverá fugir do atual facelift de meia-vida com alguma vontade.
Teste: Chevrolet Onix 2026 faz 15,8 km/l e melhora muito, mas não em tudo
União de Chevrolet e Hyundai é má notícia para Onix Plus e HB20S; entenda
As projeções que ilustram este texto, de autoria de Kleber Silva, evidenciam tal transformação. Aqui temos um Onix com linhas distintas. Na dianteira o compacto apresenta faróis afilados, interligados por uma faixa de LED contínua que confere assinatura luminosa futurista. O capô, por sua vez, é mais longilíneo e agressivo, remetendo de certo modo ao próximo HB20.
A grade frontal assume posição discreta, com desenho mais limpo (ainda em formato de colmeia), enfatizando aerodinâmica e caráter tecnológico. O para-choque é mais esculpido, com entradas de ar pronunciadas que reforçam esportividade.
Novo Hyundai HB20 chega ao mercado em 2026 com visual
Reprodução/Placa Verde
A lateral mantém a silhueta de hatch compacto, mas com proporções mais generosas: colunas retas, teto alto e plano, linha de cintura ascendente e vincos suaves garantem ao novo Onix um ar de sofisticação. As rodas, de grande diâmetro, e o desenho das molduras conferem presença e dinamismo ao conjunto.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Na traseira, o novo Chevrolet Onix tem lanternas interligadas por uma barra de LED contínua, reforçando a identidade visual moderna. O para-choque traseiro integra difusor discreto e escape duplo, uma sugestão do designer para uma possível versão RS. Vale dizer ainda que a carroceria é biton, com teto em preto.
Não há maiores detalhes sobre o interior, mas o veículo deve seguir na cabine o estilo dos veículos da General Motors. Detalhes estruturais, contudo, serão herdados do HB20.
Motorização
Se a arquitetura é Hyundai, há a possibilidade de também termos motorização da fabricante sul-coreana. Desse modo, se o novo Onix seguir os passos do irmão, poderemos ter o hatch da Chevrolet equipado com o atual conjunto mecânico do HB20.
Motor do atual Onix pode dar lugar à conjunto mecânico Hyundai na nova geração
Divulgação
O GM poderá vir, então, com o motor 1.0 aspirado flex da Hyundai nas versões de entrada e 1.0 turbo flex também da sul-coreana nas configurações topo de linha. No primeiro caso teríamos câmbio manual de cinco marchas e no segundo automático de seis velocidades. Além disso, podemos esperar opções eletrificadas, já que a nova plataforma deverá contemplar sistema híbrido leve ou pleno.
A nova geração do Chevrolet Onix está prevista para 2028 ou 2029. Vale lembrar que, apesar de compartilhar base e componentes com o HB20 (e também do nosso exercício), o Onix poderá ter design interno e externo exclusivos, sem semelhanças estéticas com o Hyundai — que chega em 2026 ao nosso mercado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



