Hyundai Kona Hybrid estreia como o mais econômico da categoria


O design futurista chama a atenção por onde passa. A luz do dia ressalta a silhueta arrojada, e as faixas contínuas de LED ganham destaque. Esses elementos compõem a primeira impressão do Kona Hybrid, recém-lançado SUV híbrido premium da Hyundai, que chega nas versões Ultimate e a topo de linha Signature.
“Além do design único, ele tem amplo espaço interno, o que proporciona muito conforto, tudo isso aliado ao display panorâmico e ao pacote de equipamentos mais completo da categoria”, destaca Cristiano Mineiro, gerente executivo de marketing da Hyundai. “Assim, ele se coloca em uma posição privilegiada frente aos principais concorrentes, sob qualquer aspecto analisado.”
Ao lado do Ioniq 5 (100% elétrico), o Kona compõe o portfólio de eletrificados da Hyundai no Brasil e marca um novo momento da montadora por aqui. “Trazer essa configuração híbrida, tão demandada pelo consumidor, é um primeiro passo nesse sentido”, afirma o executivo. “Sua motorização é muito bem calibrada e perfeitamente alinhada com as soluções de que dispomos para o país.”
Silhueta arrojada e faixas contínuas de LED ganham destaque
Felipe Rau/G.Lab
Potência e eficiência
O novo Kona é um híbrido pleno (HEV) — se recarrega sozinho e dispensa tomada. A experiência de uso é semelhante à de um carro a combustão, com a vantagem de reduzir significativamente o consumo de combustível. No teste do Inmetro, ele cravou 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, números que o colocam no topo da categoria em eficiência, com nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV)*.
Mérito do sistema híbrido de última geração. Quem coloca o Kona em movimento é o motor elétrico, alimentado pela bateria de 1,32 kWh. No plano, acelerando suavemente, ele pode atuar sozinho até cerca de 40 km/h — situação que se repete quando é preciso apenas manter a velocidade de cruzeiro.
Já o motor 1.6 Kappa a combustão entra em ação em velocidades mais elevadas ou quando se pisa com mais vigor no acelerador. Ele também recarrega a bateria na maioria das ocasiões, a não ser quando a demanda de potência é máxima — aí os dois trabalham juntos. Combinados, são 141 cv de potência e 27 kgfm de torque.
Dirigindo, mal dá para perceber a transição entre os dois. O sistema de regeneração recarrega a bateria nas desacelerações ou se o pedal do freio é acionado. Por meio das borboletas atrás do volante, dá para alterar o nível de regeneração.
A transmissão automatizada de seis velocidades (do tipo DCT, de dupla embreagem) é suave nas trocas e usa a tecnologia shift by wire, sem conexão por cabos. A alavanca de seleção na coluna de direção tem um charme especial — e ainda abre espaço para um porta-objetos no console central, ótimo para colocar tudo que se precisa ter mais à mão.
Por outro lado, é perceptível a eficiência da suspensão traseira, com o moderno sistema independente multilink, que tem vários braços de apoio. As irregularidades do piso são bem filtradas, e as oscilações laterais nas curvas, reduzidas. Isso representa conforto para os ocupantes (ainda mais combinado com o baixo nível de ruído), além de muita estabilidade.
No quesito segurança, as duas versões do Kona trazem recursos de assistência ao motorista, como frenagem autônoma, monitoramento de tráfego cruzado traseiro, assistentes de ponto cego, permanência e centralização em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sensor de estacionamento. A Signature acrescenta câmera 360º e câmera para monitoramento de ponto cego.
Destaque para a iluminação ambiente customizável e para as duas telas de alta resolução que compõem o painel
Divulgação
Alma sofisticada
Com 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,58 m de altura, o Kona tem dimensões generosas e seu design transmite ainda mais robustez. O maior destaque fica para a assinatura luminosa Seamless Lighting — estreia no Brasil —, com os faróis conectados por uma faixa contínua de LED na versão topo de linha.
As rodas de 18” tem acabamento diamantado e design exclusivo, adicionando sofisticação à visão lateral do SUV. Formam um belo conjunto com os vincos em “Z”, as molduras das caixas de roda e a linha de cintura ascendente. Já na tampa do porta-malas, o mesmo padrão da dianteira se repete, com as lanternas conectadas por uma faixa de LED.
O porta-malas transporta até 407 litros, chegando a 1.241 litros com o rebatimento do banco traseiro — bipartido na proporção 60:40, permite transportar objetos longos e ainda levar passageiros. A tampa tem abertura elétrica e acionamento automático, além de regulagem da altura — ideal para vagas com pé-direito reduzido ou para quem tem estatura mais baixa.
Espaço interno é amplo e tem acabamento elegante
Divulgação
Por dentro, o Kona é espaçoso. Quem viaja atrás tem um bom espaço para as pernas, graças ao reposicionamento do banco traseiro e o desenho mais fino dos bancos dianteiros, sem abrir mão do conforto e da segurança. O assento do motorista tem seis níveis de ajuste, mais a regulagem lombar. A ergonomia facilita encontrar a posição ideal ao volante.
O acabamento interno é elegante, com destaque para o material macio dos painéis de porta e console central. Um toque especial está na iluminação ambiente customizável, com opções de cores, e nas duas telas de 12,3″, compostas pelo painel de instrumentos TFT de alta resolução e a central multimídia, com conexão Apple Car Play e Android Auto sem fio.
O ar-condicionado digital dual zone conta com saída para os bancos traseiros e evita o resfriamento de áreas desocupadas, contribuindo para a eficiência energética. Entre outras conveniências, destaque ainda para o carregador de smartphone sem fio e para a função auto hold.
Dono de um estilo arrojado, com o pacote de conveniência e segurança mais completo da categoria, o Hyundai Kona é o SUV híbrido premium que abre novos horizontes.
* Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) Veículos leves 2025 – 17º Ciclo. Acesse aqui.
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