Hyundai HB20 usado: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes do hatch

Quando foi lançado no mercado brasileiro, há 12 anos, o Hyundai HB20 representava o novo. Alto nível de tecnologia e design diferenciado tornaram o hatch um dos mais desejados do País até os dias de hoje Em 2012 a Hyundai inaugurou sua primeira fábrica própria no Brasil, em Piracicaba (SP). A moderna unidade custou R$ 700 milhões e foi o local escolhido para produzir o Hyundai HB20, um hatch que abriu as portas de uma nova era da marca no país.
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O compacto tinha uma grande missão pela frente: encarar líderes já consagrados na indústria automotiva brasileira e que vendiam sem dificuldades, como Volkswagen Gol, Fiat Uno e Palio e Chevrolet Celta.
Porém, a missão foi cumprida logo no ano de lançamento, com mais de 22 mil unidades emplacadas, número considerável, já que o lançamento aconteceu no meio do ano.
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Ano após ano os números subiram, bem como sua posição no ranking dos mais vendidos. Como comparação, em 2019, quando a reestilização mais profunda foi apresentada, o compacto tornou-se o terceiro carro mais vendido do país, ultrapassando as 100 mil unidades emplacadas. Mas afinal, qual a fórmula para o sucesso?
Hyundai HB20 agradou desde o princípio
Diogo de Oliveira
Fórmula do sucesso
Trata-se de uma resposta um tanto quanto simples: a marca conseguiu dosar de tecnologia e itens de conectividades embarcados já requisitados na época, com o custo-benefício de um hatch.
O resultado não poderia ser outro: um modelo inovador, jovial, completo em seu segmento e claro, acessível na medida do possível.
Entre os bons atributos do 1º Hyundai HB20, estava seu visual disruptivo, baseado na filosofia “Escultura Fluída”, que de acordo com a própria marca pode ser definida como “desenho inspirado na natureza e com o propósito de transformar o carro em uma obra de arte”.
Parte de sua identidade era exatamente a grade hexagonal e a lateral fluida, devido à linha de cintura elevada.
Design diferenciado para a época era um dos bons atributos do Hyundai HB20
Divulgação
Chegou entregando o que o mercado precisava
Dependendo da versão, o carro continha detalhes como rodas em alumínio de 14 ou 15 polegadas e molduras negras ou prateadas nos faróis, que geravam um ar mais sofisticado ao modelo.
A primeira linha do veículo também contava com opcionais como retrovisores com repetidores laterais, spoilers com break light incorporados e bicos dos jatos de água ocultos para preservar o design do capô.
Já o interior do HB20 trazia com acabamento de plástico prateado nas saídas de ar centrais e laterais, assim como na moldura do câmbio. Além disso, também como opcional, as maçanetas podiam ser metálicas; o botão da alavanca de freio e os botões de comando do volante podiam receber detalhe cromado.
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No que diz respeito aos itens de série, o que chamava atenção no compacto era justamente o pacote completo desde a versão de entrada.
Pacote tecnológico sempre foi um dos pontos fortes do Hyundai HB20
Divulgação
Até mesmo a versão mais básica contava com direção hidráulica, airbag duplo, fixação Isofix, ar-condicionado, regulagem de altura para o banco do motorista, console central com porta-objetos e porta-garrafas e o Supervision Cluster, que acendia automaticamente sempre que o motor estivesse ligado.
Já as versões mais completas ainda tinham o acréscimo do sistema de som com leitor MP3, entradas auxiliar e USB, sistema ABS e EBD, sensor de estacionamento, refletores traseiros e nas portas dianteiras, faróis de neblina e alarme com sensor de presença.
Econômico e com boa performance para o segmento
Embaixo do capô ele também não fazia feio. As versões do HB20 eram equipadas com motores flex com bloco de alumínio.
O motor 1.0 Kappa de 80/75 cv e três cilindros era a opção para quem deseja melhor eficiência energética, gerando menos consumo, diminuição na emissão de poluentes e resultando em menor custo de manutenção. Nesse caso, o torque era de 10,2/9,4 kgf,m.
Hyundai HB20 sempre foi equipado com motores 1.0 e 1.6 (foto) de três e quatro cilindros
Divulgação
Já o motor 1.6 Gamma 16v de 128/122 cv chegava a ser 23% mais potente que a média do segmento. O torque variava entre 16,5 e 16 kgf,m, de acordo com o combustível.
O HB20 da época utilizava comando de válvulas variável (CVVT) em ambos os motores, o que otimiza a mistura de ar-combustível tanto em baixas quanto em altas rotações, promovendo melhora de performance e consumo.
Ambos os motores podiam ser acompanhados do câmbio manual de cinco marchas. As versões com motor 1.6 ofereciam, opcionalmente, o câmbio automático, inicialmente de quatro, e depois de seis marchas.
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Dando um salto para o ano seguinte, o carro ficou ainda mais completo, com a atualização de linha, o compacto da Hyundai passou a oferecer a central multimídia blueNav, um sistema de áudio, vídeo e navegação que integrava o pacote tecnológico do modelo.
Disponível exclusivamente para as versões Premium, a solução trazia tela colorida touch screen de 7 polegadas.
Primeira geração do HB20 foi um dos pioneiros a oferecer central multimídia entre modelos de entrada
Auto Esporte
Em 2014, o carro recebeu uma edição especial comemorativa de 2 anos de produção e lançamento, a For You.
Ela tinha como diferenciais banco de couro, rodas de liga-leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos com repetidor de seta, acabamento preto na moldura das portas, volante com regulagem de altura e profundidade e banco traseiro bipartido. Ao todo, foram 5 mil unidades produzidas.
Outra edição especial que marcou o ano foi a Edição Copa do Mundo FIFA. Como destaque ela contava com central de entretenimento blueMediaTV, novo estilo de grade frontal, retrovisores na cor preta brilhante, emblemas nos para-lamas e rodas diamantadas de 15 polegadas e cor azul Sky para a carroceria.
Edição Copa do Mundo FIFA do Hyundai HB20 tinha a cor da carroceria como destaque
Divulgação
Primeiro facelift
No mesmo ano o veículo também passou a ser comercializado em sua linha 2015, quando agregou o sistema blueAudio, banco de couro para as versões Premium, e nova cor para a carroceria.
No segundo semestre de 2015, a Hyundai lançou a nova linha do hatch no mercado brasileiro.
Primeira reestilização do Hyundai HB20 aconteceu em 2015 e incluiu dianteira com nova grade
Divulgação
Entre os atributos estava a nova filosofia de design, que incorporou grade hexagonal dianteira com detalhes cromados. Na versão Premium do HB20, foram introduzidos faróis com projetores e guia de LED.
Já no interior, o carro ficou mais tecnológico com a central de entretenimento blueMedia, compatível com aplicativos Car Link e Apple CarPlay, ar condicionado automático digital, retrovisores rebatíveis automaticamente, airbags laterais e bancos de couro marrom.
No quesito mecânico, as versões dotadas do motor 1.6 passavam a contar com câmbio de seis velocidades, manual ou automático.
HB20 Turbo chegou em 2016
Leo Sposito/Autoesporte
Porém, foi a partir da linha 2017 que o carro passou a oferecer uma versão com motor 1.0 turbo, que rendia 105 cv de potência e torque de 15,0 kgfm a 1.550 rpm. Porém, não fez o sucesso esperado, já que esse propulsor não tinha as mesmas tecnologias dos motores turbinados atuais.
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Para método de comparação, a versão Comfort 1.0 Turbo MT6, rendia 8,2 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina no ciclo urbano, e 10,1 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina no perímetro rodoviário.
Também houve leve alteração no visual a partir da linha 2019, onde o carro ganhou grade frontal Mesh Type com contorno cromado, à exceção do HB20 Turbo 1.0, que passou a ter grade frontal com aletas e contorno cromado. O acabamento das rodas também mudou nas versões mais completas.
Tabela Fipe de algumas versões
Linha 2013
Comfort Plus, Comfort Style 1.0 – R$ 37.842;
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.6 manual – R$ 40.019;
Comfort Plus e Comfort Style 1.6 automático – R$ 41.333;
Premium 1.6 manual – R$ 41.894;
Premium 1.6 automático – R$ 45.251
Linha 2014
Unique 1.0 – R$ 38.123;
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.0 – R$ 40.420;
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.6 manual – R$ 44.502;
Comfort Plus e Comfort Style 1.6 automático – R$ 46.309;
Copa do Mundo 1.0 – R$ 40.869;
Copa do Mundo 1.6 automático – R$ 43.777;
Premium 1.6 manual – R$ 46.377;
Premium 1.6 automático – R$ 49.710
Linha 2015
For You 1.0 – R$ 43.001;
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.0 – R$ 43.198;
Spicy 1.0 – R$ 43.318;
Copa do Mundo 1.0 – R$ 43.877;
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.6 manual – R$ 46.730;
Comfort Plus e Comfort Style 1.6 automático – R$ 49.292;
Copa do Mundo 1.6 automático – R$ 50.144;
Premium 1.6 automático – R$ 51.642;
Spicy 1.6 automático – R$ 52.103;
Premium 1.6 manual – R$ 53.303
Linha 2016
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.0 – R$ 45.966;
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.6 manual – R$ 51.313;
Comfort Plus e Comfort Style 1.6 automático – R$ 55.635;
Premium 1.6 automático – R$ 58.478;
R spec 1.6 automático – R$ 57.821
Linha 2017
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.0 – R$ 48.583;
Comfort Plus 1.0 turbo manual – R$ 48.745;
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.6 manual – R$ 52.596;
Comfort Plus e Comfort Style 1.6 automático – R$ 58.732;
Premium 1.6 automático – R$ 61.810;
R spec 1.6 automático – R$ 60.325;
Ocean 1.0 – R$ 48.980;
Ocean 1.6 automático – R$ 58.143
Linha 2018
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.0 – R$ 51.548;
Comfort Plus 1.0 turbo manual – R$ 51.933;
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.6 manual – R$ 57.173;
Comfort Plus e Comfort Style 1.6 automático – R$ 60.438;
5 Anos 1.0 – R$ 49.728;
5 Anos 1.6 automático – R$ 59.802;
Premium 1.6 automático – R$ 67.158;
R spec 1.6 automático – R$ 64.019.
Linha 2019
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.0 – R$ 55.038;
Comfort Plus 1.0 turbo manual – R$ 55.253;
Comfort, Comfort Plus e Comfort Style 1.6 manual – R$ 60.519;
Comfort Plus e Comfort Style 1.6 automático – R$ 64.535;
1 Million 1.6 automático – R$ 64.916;
Copa do Mundo 1.0 – R$ 55.133;
Copa do Mundo 1.6 automático – R$ 65.793;
Premium 1.6 automático – R$ 69.186;
R spec 1.6 automático – R$ 67.073;
Unique 1.0 – R$ 52.028.
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O que é preciso ficar de olho do Hyundai HB20
Alguns proprietários do Hyundai HB20 relatam questões relacionadas ao conjunto de suspensão do hatch, por ser dura demais.
Por outro lado, o carro também possui diversos fatores ao seu favor, como o bom consumo de combustível, bem como a dirigibilidade, sendo um veículo fácil de conduzir.
Outro fator que pesa a seu favor é o bom acabamento interno. A Hyundai, mesmo seguindo a tendência de integrar diversas partes de plástico rígido no interior do veículo, conseguiu fazer com que as peças fossem bem acabadas e não produzissem um ruído interno gerado por essa falta de cuidado.
Interior do Hyundai HB20 não desagrada no quesito acabamento
Divulgação
Autoesporte recomenda
Se você se interessou pelo hatch, saiba que fará uma boa compra. O carro desde as versões mais básicas e antigas consegue entregar um conjunto bem interessante.
Recomendamos que procure unidades posteriores ao facelift. Se o orçamento permitir investir cerca de R$ 60 mil, é possível levar para casa as versões Comfort Style ou Comfort Plus com motor 1.6 e câmbio automático.
Se a verba for mais restrita, não tenha medo de escolher o Hyundai HB20 Comfort Plus de 2016, que pode ser contrado na casa dos R$ 45 mil.
Teste: Hyundai HB20 Platinum Safety é para ter segurança sem gastar muito
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