Honda leva o troféu de Atendimento do Ano 2026


O Carro do Ano, a mais renomada premiação do setor automotivo brasileiro, estreou uma importante novidade na edição 2026: a categoria de Atendimento do Ano, em parceria com a consultoria Decoupling. A Honda sagrou-se vencedora pela alta aprovação de suas concessionárias de automóveis.
Essa é a categoria que contempla a marca que melhor atende seus clientes no processo de compra de um veículo, analisando cinco tópicos principais: experiência no site, visita à concessionária, test-drive, negociação e entrega do veículo. Os critérios foram avaliados pela Decoupling em um sistema com base tecnológica e acadêmica, usando métodos inovadores de pesquisa e inteligência artificial.
Confira a pontuação geral do Atendimento do Ano (de zero a 1.000)
Honda: 816
Toyota: 797
BYD: 796
Hyundai: 785
Jeep: 784
A Honda se mostrou a marca mais consistente em três dos cinco critérios avaliados e levou o troféu da categoria. Já as fabricantes com as melhores notas em outras dimensões — BYD e Toyota — receberam certificados na cerimônia. Veja abaixo:
Pesquisa no site da marca – BYD
Visita à concessionária – Toyota
Test-drive – Honda
Negociação – Honda
Entrega do veículo – Honda
VENCEDORA GERAL – Honda
Veja como cada montadora se posicionou nos critérios avaliados pelo prêmio Atendimento do Ano (de zero a 1.000):
Pesquisa no Site da Marca
BYD: 822
Toyota: 816
Honda: 798
Hyundai: 773
Chevrolet: 768
Visita à Concessionária
Toyota: 807
Honda: 791
BYD: 788
Hyundai: 774
Chevrolet: 772
Test-Drive
Honda: 868
Jeep: 861
Toyota: 838
Fiat: 828
Chevrolet: 821
Negociação
Honda: 786
Hyundai: 778
Nissan: 766
Volkswagen: 749
Jeep: 745
Entrega do Veículo
Honda: 835
BYD: 817
Volkswagen: 809
Hyundai: 795
Chevrolet: 789
Como funciona o Atendimento do Ano
Honda WR-V é o lançamento mais recente da marca japonesa no Brasil
Renato Durães/Autoesporte
Autoesporte e Decoupling consideraram as dez marcas de carros mais vendidas no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025, de acordo com dados oficiais de emplacamento de automóveis e comerciais leves da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). São elas: Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota, Hyundai, Renault, Jeep, Honda, BYD e Nissan.
Para avaliar os índices de satisfação em cada uma das categorias, a Decoupling coletou mais de 100 mil comentários feitos por proprietários de veículos dessas marcas em diferentes sites, fóruns, plataformas de avaliação e redes sociais no Brasil entre agosto de 2024 e agosto de 2025. Trata-se de um método espontâneo de pesquisa.
Com a ajuda de inteligência artificial e modelos de análise desenvolvidos pela Decoupling, as avaliações espontâneas dos consumidores foram processadas para identificar padrões de satisfação em cada dimensão da experiência.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Os comentários foram classificados por momento da cadeia de jornada do cliente, e cada trecho recebeu um score de satisfação conforme o teor da manifestação, permitindo calcular notas médias por marca e por etapa avaliada.
Para garantir uma pesquisa com alto índice de confiança, a Decoupling utiliza sua expertise científica para calibrar a análise mitigando vieses de comentários extremos – demasiadamente positivos ou negativos –, ou avaliações com textos pouco explicativos. Além disso, realiza pesquisas paralelas com humanos e compara os dados com os índices apontados pela IA, tanto para validar o trabalho de pesquisa como para aprimorar o aprendizado de máquina em seus modelos de análise.
O processo de pesquisa e resultados tem o sigilo assegurado por Decoupling e Autoesporte, a fim de resguardar credibilidade e transparência.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



