Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Honda e Nissan vão formar 3ª maior fabricante de carros do mundo

18/12/2024
Honda e Nissan vão formar 3ª maior fabricante de carros do mundo

Segundo imprensa internacional, montadoras japonesas discutem fusão; juntas, podem somar 7,9 milhões de unidades vendidas globalmente Uma nova gigante do setor automotivo está para nascer. Segundo a imprensa internacional, Honda e Nissan devem assinar um memorando de intenções nos próximos meses para a criação de uma holding. O acordo pode culminar na terceira maior fabricante de carros do mundo, atrás apenas de Toyota e Volkswagen, que ocupam as duas primeiras colocações.
Somadas, as montadoras japonesas teriam um volume global de emplacamentos na faixa de 7,9 milhões de unidades, considerando os resultados do ano passado e a inclusão da Mitsubishi no bolo. A união entre as companhias garantiria competitividade em um mercado global dominado por marcas chinesas, principalmente no segmento de carros elétricos. Veja o ranking:
Maiores grupos automotivos do mundo (resultados de 2023)
De acordo com a Reuters, a fusão entre Honda e Nissan será a segunda maior da história. Estima-se a movimentação de US$ 54 bilhões para o acordo sair do papel.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Atualmente, o maior conglomerado automotivo do mundo criado a partir da união de empresas é a Stellantis, que nasceu da fusão de Fiat Chrysler e PSA Peugeot Citroën. A negociação entre as partes envolveu montante de US$ 52 bilhões em 2021 (feita a correção, o valor supera o das marcas japonesas).
Initial plugin text
Veja abaixo outras fusões que balançaram a indústria ao longo da história, com os valores de época:
FCA e PSA (2021) – US$ 52 bilhões
Fiat e Chrysler (2009) – US$ 50 bilhões
Daimler-Benz e Chrysler (1998) – US$ 38 bilhões
Ford e Jaguar (1989) – US$ 2,5 bilhões
Nissan e Mitsubishi (2016) – US$ 2,3 bilhões
Volvo e Geely (2010) – US$ 1,8 bilhão
BMW e Rover (1994) – US$ 1,3 bilhão
Nem todas as negociações envolvem a incorporação total das empresas. Em certos casos, há uma acionista minoritária, como a Nissan, que detém 34% das ações da Mitsubishi. Já as fusões entre Daimler e Chrysler, Fiat e Chrysler e posteriormente FCA e PSA resultaram na criação de uma nova empresa. É o que o setor de finanças chama de “merger of equals” (fusão de iguais).
Grupo Stellantis é dono de 15 marcas de carros
Divulgação
Mesmo fusões que foram desfeitas há décadas deixaram legado. É o caso da BMW e do Grupo Rover em 1994. O antigo conglomerado britânico era dono das marcas MG, Land Rover e Mini. A fabricante alemã se desfez da maioria delas ao longo dos anos 2000, mas optou por manter o controle da Mini.
Alianças entre grupos automotivos acontecem desde os primórdios da indústria. A Audi, por exemplo, é resultado da fusão com outras três fabricantes alemãs: DKW, Horch e Wanderer. Elas não existem mais, mas estão eternizadas nas argolas que formam o logotipo da marca premium.
Autolatina: fusão ou joint venture?
Volkswagen Apollo foi produzido em parceria com a Ford
Divulgação
A Autolatina nasceu em 1987 como uma parceria entre Ford e Volkswagen. Mesmo sendo lembrada por muitos como fusão, era uma joint venture: 51% das ações eram da alemã e 49% da norte-americana.
Apesar de ter sido idealizada na década de 1980, os objetivos da Autolatina eram os mesmos das fusões de hoje: reduzir custos de produção, otimizar o desenvolvimento, compartilhar tecnologias e criar um cenário mais competitivo.
Em 1994, as empresas optaram por encerrar a joint venture, medida que foi executada dois anos depois, em 1996. Não houve conflito entre as partes. Inclusive, quando funcionários foram comunicados do fim da parceria, poderiam escolher para qual fabricante ir.
A Autolatina também deixou seus “frutos”. Podemos enumerar, por exemplo, as fábricas da Volkswagen e da Ford em General Pacheco (Argentina). Hoje os complexos industriais são vizinhos, mas já foram a mesma unidade nos anos 1990.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.