Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

GWM vai testar veículos movidos a hidrogênio extraído do etanol no Brasil

24/04/2024
GWM vai testar veículos movidos a hidrogênio extraído do etanol no Brasil

Fabricante pretende anunciar projeto voltado a caminhões ainda este ano e iniciar testes em 2025 A GWM vai fazer testes para tentar implantar a tecnologia de veículos elétricos movidos a célula de combustível com hidrogênio gerado a partir do etanol no Brasil. A informação foi confirmada à Autoesporte por executivos durante visita à sede da empresa em Baoding (China).
Saiba-mais taboola
Para isso, a companhia usará a FTXT, seu braço voltado ao desenvolvimento da tecnologia da célula de hidrogênio. O foco inicial será em caminhões leves urbanos ou pesados para uso rodoviário. Os estudos de viabilidade econômica já começaram e o objetivo é iniciar os testes com protótipos em 2025.
“Nos próximos meses levaremos alguns veículos para exibição Brasil. No último trimestre, deveremos fazer o anúncio oficial e, no ano que vem, começar a testar com protótipos”, declarou à reportagem Bea Xiao, gerente de Planejamento de Produto e Negócios Internacionais da FTXT.
Executivos brasileiros já discutem o desenvolvimento
Leonardo Felix/Autoesporte
Na visita à China para o Salão do Automóvel de Pequim 2024, executivos brasileiros da GWM se reuniram com membros da matriz da FTXT para discutir detalhes do processo de desenvolvimento.
Bea Xiao nos mostrou o protótipo de um caminhão de 49 toneladas (11 toneladas de peso e 38 de capacidade de reboque) equipado com a tecnologia. Ele possui oito tanques capazes de armazenar 40 kg de hidrogênio líquido no total (5 kg cada), gerando uma autonomia média de 500 km, ideal para transportes de longa distância. O motor elétrico gera 150 cv de potência e a velocidade máxima é de 89 km/h.
Empresa chinesa já testa caminhão movido a célula de combustível
Leonardo Felix/Autoesporte
Segundo a FTXT, há cerca de 400 caminhões movidos a célula de combustível com hidrogênio da companhia rodando na China em caráter experimental atualmente.
Como funciona uma célula de combustível
Célula de combustível
Leonardo Felix/Autoesporte
Como explicamos neste outro artigo, o veículo movido a célula de combustível, popular FCEV, é uma alternativa aos elétricos com bancos de bateria (BEV). O motor que propulsiona o veículo é elétrico da mesma forma, com a diferença de gerar eletricidade a partir de uma célula de combustível alimentada com hidrogênio líquido de alta pressão.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
A célula promove a catálise do hidrogênio com o oxigênio atmosférico, gerando eletricidade para o motor e água pura como elemento a ser expelido pelo escapamento. Em teoria, é uma arquitetura motriz mais limpa que a dos elétricos convencionais, pois dispensa o nocivo método de extração de matérias-primas e confecção das baterias, além de poupar o próprio automóvel de ter que carregar os muitos quilos de peso dessas baterias ao longo de toda sua vida útil.
Para se gerar hidrogênio, há várias formas. Uma delas é o etanol, por meio de um reformador que separa as moléculas de H2 da substância. Após essa extração, basta promover a catálise na célula de combustível e gerar a eletricidade que alimentará o motor elétrico do FCEV. É esse processo que a GWM tentará desenvolver no Brasil, trocando os enormes tanques de hidrogênio por outros menores, de etanol.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.