GWM Tank 300: combinação do luxo com o mundo off-road

Com visual tão raiz quanto sofisticado, SUV encara trilhas enlameadas com a mesma desenvoltura que vai ao restaurante estrelado Antes mesmo do seu lançamento, já havia uma grande expectativa em torno do GWM Tank 300. O primeiro SUV híbrido plug-in com proposta de luxo off-road da marca era uma das novidades mais aguardadas do mercado – tanto que 205 unidades foram comercializadas nos seis primeiros dias de venda antecipada, mais que o dobro das 100 previstas para duas semanas.
Após a apresentação oficial, em 4 de abril, o sucesso foi ratificado com feedbacks de clientes e de jornalistas especializados. O primeiro mês fechou com mais de mil unidades vendidas em apenas 25 dias. “Sabíamos que o Tank 300 era um produto forte, mas a velocidade e intensidade da resposta do público realmente nos surpreenderam”, destaca Diego Fernandes, Chief Operating Officer da GWM Brasil.
O bom desempenho comercial reforça a proposta luxury adventure do GWM Tank 300, que combina sofisticação, desempenho e capacidade off-road em um único veículo. E não é só isso: ele traz tecnologia de ponta, visual marcante e um alto nível de segurança para toda a família.
Visual robusto e refinado
No primeiro contato, é impossível não se impressionar com o visual do Tank 300, que une uma silhueta imponente e robusta típica de um utilitário-esportivo raiz com a elegância e sofisticação inerente a um modelo premium.
A presença marcante se destaca pelo capô horizontal, grade dianteira imponente e caixas de roda proeminentes – além dos estribos laterais, rack de teto e estepe traseiro fixado em na traseira. Para-choques, molduras dos paralamas e maçanetas externas são de cor preta.
O requinte fica por conta do conjunto óptico, que tem faróis inteligentes Full LED com ajuste de altura e comutação automática, além de luzes de neblina com a função cornering light – que iluminam o trajeto quando o veículo faz uma curva em baixa velocidade.
A cabine do Tank 300 traz um painel elevado e proeminente, tal como a dianteira do veículo, e faz uma bela combinação com o console central destacado e as saídas de ar redondas, inspiradas em aviões a jato. O toque tecnológico fica por conta das duas telas digitais integradas – painel de instrumentos e central multimídia – de 12,3 polegadas.
O refinamento fica evidenciado em detalhes como os bancos revestidos em couro Nappa (com funções de aquecimento, ventilação e massagem) e os painéis soft touch das portas, com costura em um sofisticado padrão diamante. O volante, também em couro, tem aquecimento e o sistema de som é de alta fidelidade, com 9 alto-falantes e 640 W de potência.
Híbrido plug-in 4×4
O GWM Tank 300 conta com um sistema híbrido de última geração formado por um motor a combustão 2.0 turbo com injeção direta de gasolina e uma unidade elétrica. Juntos, entregam 394 cavalos de potência e 750 Nm de torque – suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
São três modos de potência do sistema híbrido. O modo “EV” prioriza o motor elétrico e é indicado para uso urbano, em que a autonomia elétrica cobre todo o trajeto. Já o “HEV”, híbrido, otimiza o consumo de combustível, de energia e o desempenho – é o único modo em que é possível acionar a tração 4×4. Já o modo Inteligente prioriza o uso do motor a combustão para recarregar a bateria.
O motor elétrico é posicionado entre o motor a combustão e a entrada da transmissão automática de nove velocidades – a primeira no mundo desenvolvida para híbridos off-road. Essa configuração permite que o torque de ambos seja enviado diretamente para o câmbio para depois ser distribuído mecanicamente para os eixos dianteiro e traseiro.
O sistema de tração 4×4 tem opções de 2H, 4H e 4L (reduzida), além de modos especiais de condução: Neve, Montanha, Rocha, Lama e areia, Estrada acidentada e Expert (modo personalizável).
O Controle de Cruzeiro Inteligente Off-Road (CCO) auxilia o motorista a superar obstáculos e trechos complicados de forma constante e suave
Divulgação
O Tank 300 também conta com bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro, traseiro e central, com engates ativados em apenas 200 milissegundos, ao toque de um botão. Com isso, é possível desatolar um Tank 300 mesmo que três das quatro rodas percam completamente a aderência com o solo.
O recurso Tank Turn reduz o diâmetro de giro em 20% – ou seja, demanda menos espaço para um retorno de 180º, algo útil nas trilhas e na cidade. Já o Controle de Cruzeiro Inteligente Off-Road (CCO) controla automaticamente o torque do motor, acelerador e freio, auxiliando o motorista entre 4 e 12 km/h a superar obstáculos e trechos complicados de forma constante e suave.
Na central multimídia, o modo off-road exibe os parâmetros necessários para uso em fora de estrada, como bússola, inclinômetro, pressão atmosférica, altitude, ângulo de giro das rodas, inclinação longitudinal e lateral.
Com um vão livre do solo de 22,2 cm, o Tank 300 pode superar trechos alagados com até 70 cm de profundidade. Os bons ângulos de entrada (32º) e de saída (33º) permitem que ele supere rampas e diversos obstáculos com facilidade.
O uso diário
Uma passada no lava-rápido basta para que o GWM Tank 300 vá da trilha enlameada à vaga de destaque na porta de um restaurante estrelado. Se ele supera obstáculos e trilhas com facilidade, na cidade ele oferece – além do luxo e sofisticação – uma rodagem confortável e amplo campo de visão ao motorista.
O baixo nível de ruído é outro destaque. Além de um sistema eletrônico de cancelamento de ruído, o Tank 300 conta ainda com para-brisas e janelas dianteiras com uma dupla camada de vidro acústico recheada com material fonoabsorvente, borrachas de vedação com três camadas e, no corre do motor a combustão, revestimento com algodão acústico multicamadas.
A bateria de 37,1 kWh permite autonomia de 75 quilômetros no modo 100% elétrico, de acordo com os testes do Inmetro. Quando conectado a um carregador DC (corrente direta), o SUV aceita até 50 kW de potência – a carga vai de 30% a 80% em apenas 24 minutos. Já em um carregador AC (corrente alternada), a potência máxima de recarga é de 6,6 kW.
Segurança em primeiro lugar
Importante também dizer que a segurança foi uma das prioridades no desenvolvimento do projeto do Tank 300. Ele é construído com o uso extensivo de aços de alta e ultra resistência. A estrutura do teto e as colunas suportam o equivalente a 6 vezes o peso do veículo antes de colapsar, garantindo resultados expressivos nos testes de capotamento.
O Tank 300 obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos testes do Programa de Avaliação de Automóveis Novos da Australásia (Ancap), um instituto australiano que avalia a segurança dos veículos. O veículo conta com seis airbags, frenagem de emergência autônoma, alerta de emergência de tráfego cruzado e assistente de permanência em faixa e alerta de mudança involuntária de faixa.
O motorista conta ainda com assistente de estacionamento, auto reverse assistance adaptativo (que refaz os últimos 50 metros percorridos automaticamente, de ré, e é capaz de reconhecer novos obstáculos), reconhecimento de sinais de trânsito e controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go.
Por qualquer ângulo que se analise, o GWM Tank 300 não é, definitivamente, um SUV genérico. Cheio de personalidade e atitude, ele foi feito para quem quer se destacar no asfalto e não quer nem pensar em dar meia volta quando ele acaba.
Fonte: Read More



