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GWM Haval H6 nacional enfim terá produção iniciada e deve ser renovado

25/04/2025
GWM Haval H6 nacional enfim terá produção iniciada e deve ser renovado

Produção em série da marca chinesa em Iracemápolis começará em agosto, enquanto marca já testa SUV com novo visual Após muitas promessas e expectativa, a GWM enfim vai começar a produzir carros no Brasil. Proprietária de um complexo em Iracemápolis (SP), que antes pertencia à Mercedes-Benz, a fabricante chinesa iniciará a montagem dos primeiros protótipos no local no começo de junho de 2025, com direito até a uma visita do presidente Lula. A expectativa é que os primeiros veículos produzidos em série saiam dois meses depois, em agosto. E serão todas as versões da família Haval H6.
Em coletiva com jornalistas na China, durante o Salão de Xangai, executivos brasileiros da GWM confirmaram afirmaram que as quatro versões do Haval H6 – HEV2, um híbrido pleno, PHEV19, PHEV34 e GT, estes híbridos plug-in – terão a produção iniciada simultaneamente no interior paulista. Inicialmente, a linha de SUVs médios nacional vai ser comercializada com motorização apenas a gasolina. A variante híbrida flex chega só em 2026, conforme adiantamos há algumas semanas.
Fábrica da GWM em Iracemápolis (SP)
Divulgação
De acordo com a GWM, os primeiros H6 nacionais terão índice de nacionalização na casa de 35%, mas o objetivo é substituir os componentes importados por outros de fornecedores locais a partir de 2026, a fim de aumentar o percentual para pelo menos 60%. De acordo com a montadora, há pelo menos 100 potenciais fornecedores nacionais em negociação.
Novo GWM Haval H6 PHEV19 tem baterias de 19 kWh
Divulgação
Cerca de 400 funcionários estarão trabalhando em Iracemápolis no momento da inauguração da planta, mas a meta é subir o número de colaboradores no local para mais de 800 até o fim deste ano. A última etapa de adaptação do complexo é a preparação para a linha de alta tensão dos conjuntos híbridos, que demanda rigorosos padrões de segurança.
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GWM Haval H6 GT 2025 – frente diagonal
Leonardo Felix/Autoesporte
Questionados sobre se vão aproveitar o início da produção nacional para renovar o visual do Haval H6, seguindo o mesmo padrão lançado em 2024 na China e já registrado no Brasil, executivos da marca desconversam, mas afirmam que “em time que está ganhando não se mexe”. Vale lembrar que a família de SUVs médios foi lançada no Brasil em 2023 e a própria GWM prometeu não atualizar nenhum de seus produtos antes de um período de três anos.
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Entretanto, protótipos o H6 renovado já foram flagrados em testes de rodagem no Brasil. O mais provável é que a GMW lance o SUV médio híbrido nacionalizado com o visual atual e deixe a reestilização para 2026, no mesmo momento em que lançará a motorização híbrida flex do modelo.
Picape e SUV 4×4 nacionais na sequência
Além da família Haval H6, a GWM vai produzir outros dois produtos no Brasil: a picape média Poer, que deve ser lançada com versões híbridas plug-in flex, e um SUV 4×4 derivado da mesma plataforma. A fabricante já adianta que não será o Tank 300, considerado pequeno demais.
GWM Poer PHEV deve ser lançada no Brasil em versões híbridas flex e a diesel
Leonardo Felix/Autoesporte
O favorito é um produto conhecido como Haval H9, construído sobre essa mesma arquitetura de chassi sobre longarinas. É possível que a GWM opte por lançar esse modelo rebatizado como um produto da linha Tank, mais voltada ao off-road.
O lançamento desses novos modelos 4×4 nacionais da marca deve ficar para o ano que vem, visto que eles serão montados em uma segunda linha de armação, ainda em fase de construção. Os produtos serão juntados em uma linha só a partir da fase de pintura, seguindo assim durante a montagem final.
GWM Haval H9
Divulgação/GWM
A capacidade produtiva da fábrica da GWM no Brasil será de 50 mil veículos por ano. Dos R$ 10 bilhões em investimentos prometidos pela fabricante chinesa em nosso país dois anos atrás, R$ 4 bilhões já estão em execução e outros R$ 6 bilhões aguardam aval da matriz para serem desbloqueados.
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