GWM Haval H6 é SUV híbrido feito para a cidade, mas vai bem na estrada de terra?

Carro chinês custa R$ 269 mil e não nega suas origens urbanas; veja como ele se sai no off-road A sigla SUV quer dizer Veículo Utilitário Esportivo (“Sport Utility Vehicle”, em inglês). O nome sugere um carro robusto, capaz de encarar lama, terra, pedregulhos, cascalho e areia. Este não é o caso (e nem a proposta) do GWM Haval H6 PHEV — mas será que ele ainda é capaz de encarar algumas aventuras?
Partindo disso, reservei um tempo no fim de semana para levar o SUV híbrido plug-in a um lugar totalmente fora de seu ecossistema: a natureza. Mas se você é um motorista urbano e deseja saber como ele se comporta na cidade, clique aqui e confira outra avaliação especial da Autoesporte.
Garoto da cidade visita o interior
Essa não é a praia do Haval. Será que ele se saiu bem?
Cauê Lira/Autoesporte
Bem, como já mencionamos, a GWM nos emprestou o Haval H6 híbrido plug-in por alguns meses para um teste mais longo e aguçado. Toda a equipe de Autoesporte dirigiu o SUV, incluindo grandes percursos na estrada e no dia a dia na cidade. Até a publicação desta avaliação, colocamos exatos 4.394 km em seu odômetro.
VEJA TAMBÉM
Veja os 10 carros híbridos mais vendidos no primeiro semestre de 2023
GWM registra no Brasil SUV híbrido que roda 1.200 km sem precisar abastecer
GWM vai produzir 1ª caminhonete híbrida flex do Brasil e SUV rival do Toyota Corolla Cross
Uma avaliação longa escancara todas as qualidades e defeitos do SUV. Clique aqui para saber o que gostamos e o que não gostamos no GWM Haval H6 PHEV neste período.
Faltava, porém, um teste mais voltado ao off-road, algo que foge completamente da proposta do SUV chinês. Aliás, essa tarefa nem cabe ao Haval no Brasil.
Tank é uma das marcas da GWM que chegarão ao Brasil
Divulgação
A GWM é formada por quatro submarcas: Haval (SUVs), Poer (picapes), Ora (carros elétricos) e Tank (utilitários esportivos de luxo). Sendo assim, a Tank será a responsável pelos carros com proposta fora de estrada, enquanto a Haval ficará restrita aos SUVs urbanos. O primeiro modelo da nova submarca da GWM deve chegar ao Brasil em 2024.
Dirigibilidade
Conheça a mecânica do GWM Haval H6 PHEV
Cauê Lira/Autoesporte
O Haval H6 PHEV tem motor 1.5 turbo com injeção direta. Ele funciona em conjunto com dois motores elétricos (um dianteiro e o outro traseiro), e desenvolve a potência combinada de 393 cv e 76 kgfm de torque.
Para energizar o motor elétrico, o Haval tem um generoso conjunto de baterias de 34 kWh, que proporciona 170 km de autonomia em ciclo NBR.
Haval H6 encara trilhas no modo elétrico (e faz isso muito bem)
Cauê Lira/Autoesporte
O GWM está longe de ser um utilitário raiz, mas ainda precisa ter competência para encarar certos terrenos. Nos finais de semana, donos de SUVs gostam de ir ao interior ou à praia, locais em que as ruas são esburacadas ou nem recebem pavimentação.
Durante a trilha, o SUV rodou apenas no modo elétrico, o que significa que eu teria torque instantâneo com uma leve pincelada do pé no acelerador. E assim aconteceu… Bastou pisar um pouco mais para vencer qualquer obstáculo — mesmo as subidas mais íngremes e escorregadias.
Em estradas de terra batida, o SUV da GWM se sente em casa
Cauê Lira/Autoesporte
As rodas dianteiras do Haval são movidas pela combinação dos motores a combustão e elétrico. No eixo traseiro, o SUV é movido apenas por eletricidade.
O Haval pode encarar estradas de terra com os pés (ou as rodas) nas costas. A suspensão faz bom trabalho ao filtrar as trepidações e o balanço lateral da carroceria. A rigidez é adequada para não fazer a experiência a bordo do SUV parecer uma gangorra.
Painel do Haval H6 não nega suas origens para a cidade grande
Ulisses Cavalcante
O isolamento acústico poderia ser melhor. Em alguns momentos, as rodas levantam pedrinhas que alvejam a parte interna das caixas de roda, causando um barulho incômodo.
Por causa da forte chuva no interior de São Paulo, trechos da estrada de terra estavam enlameados — tanto que sujei bastante o meu tênis para tirar algumas das fotos que você viu nesta matéria.
Mas, para a minha surpresa, o Haval não derrapou uma só vez. Vale dar os méritos à programação do controle de estabilidade e tração, que não permitiu que as rodas patinassem, mesmo quando estavam totalmente tomadas pela lama.
GWM Haval H6 PHEV surpreendeu na estrada de terra, mesmo não sendo a sua “vibe”
Cauê Lira/Autoesporte
Para um carro urbano, pensado para rodar na cidade e na estrada, o Haval H6 PHEV é surpreendentemente confortável na estrada de terra. Se você tem um sítio ou uma casa na praia, o SUV vai proporcionar uma experiência bem convincente e econômica.
O que mais você quer saber sobre ele? Conte para a Autoesporte pelo Instagram ou pelo Facebook.
GWM Haval H6 PHEV 2024 – ficha técnica
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



